Alimentos para depois do exercício

8 de fevereiro de 2020
Se você não quer estragar os resultados da sua rotina de exercícios, é importante ter um cuidado especial ao escolher os alimentos que consome quando termina o treino. Veja os alimentos que nunca deveria comer depois do exercício e 3 que deveria ingerir.

Muitas vezes acabamos nos alimentando mal devido à falta de conhecimento. Se você vai se exercitar e pretende cuidar da sua saúde, preste atenção a esse artigo com as melhores dicas de alimentação para depois do exercício.

Quais alimentos que nunca deveria comer depois do exercício?

1. Carne Vermelha

Carne vermelha

O exercício melhora o desempenho intelectual, mas não nós comermos imediatamente carne vermelha.

  • De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Geórgia, é suficiente fazer cerca de 20 minutos de exercício para poder incorporar e reter informações.
  • No entanto, isso não é possível se ingerirmos imediatamente carne vermelha. Seu consumo teria efeitos não tão benéficos para o cérebro, já que, após ingeri-los, eles limitam a aprendizagem e a memória.

Também está relacionado à quantidade de gorduras saturadas presentes na carne vermelha e que tendem a desacelerar o metabolismo. Coisa que não desejamos se o que procuramos é preservar a saúde do sistema digestivo e perder peso.

Recomendamos que você leia também: 4 cafés da manhã com aveia para acelerar o metabolismo

2. Smoothies

Os smoothies foram vendidos sob uma aparente salubridade que não é tão verdadeira assim. E você deve ter em mente que, no final, são batidas cheias de açúcar, pelo menos aqueles que já vêm preparados.

Assim, embora os smoothies pareçam ser a bebida perfeita para tomar em uma tarde depois do exercício árduo, considere que nem todos são aconselháveis.

  • Sem nos alongarmos muito com explicações, basta dizer que aqueles com uma quantidade elevada de açúcar dobrarão a quantidade de calorias que você queimou durante a sua rotina de exercícios. Portanto, tenha muito cuidado com eles!
  • E, se você quiser tomá-los, opte por alternativas naturais feitas por você mesmo. Os melhores são os preparados à base de vegetais e fibras e que não têm adição de açúcares.

3. Os alimentos fritos 

Evite frituras

Os alimentos fritos e fast food têm inúmeras gorduras saturadas. Este tipo de comida não é recomendado em nenhum momento e também não é nada aconselhável quando você termina o seu plano de exercícios.

Pense que sua recompensa pelo esforço não deveria ser ingerir mais calorias do que aquelas que você gastou.

  • Tenha em mente que o corpo precisa de 9 gramas de energia para digerir um grama de gordura.
  • Além disso, esse tipo de alimento é responsável por retardar o metabolismo, o qual já foi acelerado graças à atividade física.

4. Frutos secos não são aconselháveis depois do exercício

Embora os frutos secos sejam saudáveis ​​quando consumidos em pequenas quantidades, é melhor não ingeri-lo depois de uma rotina de exercícios.

Se é verdade que tem de consumir alimentos ricos em proteínas, e os frutos secos são muito ricos nelas, você tem que ter em conta que eles também não tenham muita gordura.

Além disso, os frutos secos retardam o metabolismo e, portanto, não é recomendado ingeri-los neste exato momento.

5. Café

Evite beber café depois dos exercícios

O café é uma bebida desidratante, por isso não é recomendado depois de passar por uma rotina de exercícios.

Em vez disso, simplesmente escolha ter uma garrafa de água sempre à mão. Desta forma, você será capaz de saciar sua sede enquanto se hidrata.

Alimentos que devem ser ingeridos depois do exercício

Proteínas

Como observado acima, após um exercício de rotina é conveniente comer proteína.

  • As proteínas mais adequadas para esta hora do dia são aquelas que vêm da carne branca, como frango e peru, e também peixe.
  • Vegetais verdes também são recomendados, porque são uma excelente fonte de proteína.
  • Outra opção seria optar por leguminosas, soja e sementes.

Visite este artigo: Alternativas para substituir a proteína animal na sua dieta

Bananas

Propriedades da banana para depois do exercício

Embora não seja recomendada a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, como são as bananas, após o exercício, se você quiser comer algo doce então pode optar por uma banana.

Pelo menos, graças ao potássio e aos carboidratos presentes nesta fruta você encontrará um bom aliado para que possa se dar a um pequeno capricho sem que seja contraproducente.

Batatas e alimentos ricos em amido

O melhor acompanhamento para a sua refeição depois de uma sessão esportiva será baseado em alimentos ricos em amido. Tente, por exemplo, comer batatas cozidas ou assadas com um pouco de arroz.

Desta forma, você vai conseguir que o seu sistema digestivo absorva facilmente este tipo de carboidratos, o que contribui para uma melhor digestão das proteínas.

Agora que você sabe os alimentos que nunca deveria comer depois de fazer exercícios, e os que deve incluir em seu cardápio pós treino, tenha-os em mente depois da sua rotina de exercícios, sempre depois de consultar um nutricionista.

  • Van Itallie, T. B., Sinisterra, L., & Stare, F. J. (1956). Nutrition and athletic performance. Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.1956.02970290016006
  • Van Kleef, E., Shimizu, M., & Wansink, B. (2011). Food compensation: Do exercise ads change food intake? International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. https://doi.org/10.1186/1479-5868-8-6
  • Aragon, A. A., & Schoenfeld, B. J. (2013). Nutrient timing revisited: Is there a post-exercise anabolic window? In Functional Foods: The Connection Between Nutrition, Health, and Food Science. https://doi.org/10.1201/b16307