Alimentos que combatem a fadiga
A fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.
Causas da fadiga
Existem muitas causas possíveis para a fadiga, como:
- Anemia (incluindo anemia por carência de ferro)
- Depressão ou tristeza
- Medicamentos sedativos ou antidepressivos
- Dor persistente
- Distúrbios do sono, como insônia, apneia obstrutiva do sono ou narcolepsia
- Hipotireoidismo ou hipertireoidismo
- Uso de álcool ou drogas, como cocaína ou narcóticos, principalmente com o uso regular
Combata a fadiga come estes alimentos
1. Banana
Essa fruta é bem conhecida por ser fonte de potássio e proteínas e é normalmente consumida antes das atividades físicas.
Mas, além desses nutrientes, a banana contém o aminoácido triptofano que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
2. Chocolate
Além de gostoso, o chocolate possui quantidades apreciáveis de antioxidantes e estimulantes do sistema nervoso central, como cafeína, teobromina e feniletilamina.
Essas substâncias ajudam na concentração e no alerta, e dão energia e disposição. Mas atenção: consuma, de preferência, chocolate com grande quantidade de cacau (acima de 80%).
3. Gengibre
Essa raiz é usada há milênios por diversos povos devido às suas propriedades. Uma delas é de ser estimulante do sistema nervoso central.
Na forma de chás ou sucos, os gingeróis (princípios ativos do gengibre) dão disposição e ânimo, além de combater os radicais livres.
4. Maçã
Muitas pessoas não sabem disso, mas a maçã é uma poderosa aliada no combate à fadiga.
Além de possuir frutose (açúcar natural das frutas), a maçã tem ácido málico, um dos componentes energéticos do corpo humano.
5. Café
Esse grão é um velho conhecido como estimulante e energético. As consideráveis quantidades de cafeína (um estimulante do sistema nervoso central) ajudam a espantar o sono e o cansaço.
O café tomado pela manhã ou à tarde reduz o desgaste físico e mental e aumenta a capacidade do cérebro de agir rápido e se concentrar. Outro produto com propriedades semelhantes é o chá verde.
6. Carne vermelha
As carnes, sobretudo a vermelha (de boi, vaca, etc.), possuem grandes quantidades de vitaminas do complexo B, que regulam o bom funcionamento do cérebro e evitam doenças como a depressão.
Além disso, as carnes são ricas em minerais como zinco, ferro e cobre, que são antioxidantes e ajudam na manutenção do sistema imune.
7. Peixes e frutos do mar
Além de possuírem grandes quantidades de zinco e selênio (importante para diminuir o cansaço e a ansiedade), essas carnes brancas possuem ômega 3, um óleo essencial para o bom funcionamento do cérebro e coração.
Leia também: Ômega 3, por que é tão importante?
8. Grãos
Os grãos são excelentes fontes de proteínas e diversos minerais.
A aveia, por exemplo, estimula a liberação de serotonina. A linhaça é rica em ômega 3 e ajuda a oxigenar o cérebro e os músculos. Grãos integrais são ricos em magnésio, mineral importante para o cérebro.
Leia também: Macronutrientes: o que são? Saiba mais!
9. Laranja
A grande quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que desgastam as células musculares e cerebrais. O cálcio presente também combate o cansaço muscular.
10. Alface
Rica em lectucina, essa folha verde atua como calmante e combate o estresse e a irritação.
O fosfato presente na alface é excelente para as funções cerebrais, ajudando na memória, no raciocínio e na concentração.
11. Mel
Rico em glicose, o mel é fonte rápida de energia para as células, pois é rapidamente absorvido. Experimente adoçar sucos e chás com o mel.
12. Açaí
É um alimento rico em calorias e que fornece grande quantidade de energia. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e proteínas.
O açaí é normalmente combinado com mel e granola. Mas atenção: o açaí é extremamente calórico e pode engordar.
A lista de alimentos não para por aqui. Existem diversos grãos, frutas, legumes e sementes que auxiliam no combate à fadiga, ao cansaço, ao estresse e à ansiedade.
Tente diversificar sua dieta e consumir esses alimentos nos momentos em que sentir mais cansaço.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Bhaduri, A. (2018). Fatigue. In Springer Series in Materials Science. https://doi.org/10.1007/978-981-10-7209-3_8
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.