Alimentos que causam inflamação abdominal

4 de janeiro de 2019
Ao substituir as bebidas com gás por sucos ou água evitamos o acúmulo de gases e as calorias vazias.

Nesse artigo falaremos sobre os alimentos que são os principais responsáveis por causar inflamação abdominal, para que sejam evitados ou consumidos com maior precaução.

Muitos dos leitores já passaram por essa situação: logo após desfrutar de uma ótima refeição, sentiram-se inchadas.

Mesmo que esse não seja um problema grave, é muito incômodo e em várias ocasiões dificulta o uso de roupas. Afinal, o abdômen inchado costuma esticar as roupas que usamos, uma situação que pode gerar mau humor e irritabilidade, visto que nos tira a comodidade.

Apresentar o abdômen inchado é reflexo de gases e causa dor. Por isso, dê uma olhada na lista que apresentaremos em seguida.

Principais responsáveis pelo inchaço abdominal

Verduras

Por exemplo, brócolis, couve-flor, repolho e afins. São muito famosas por causar os sintomas aos quais nos referimos anteriormente. Por isso, se essas verduras surtem esse efeito em você o melhor é diminuir seu consumo.

Leia também: 3 receitas que farão o seu filho amar verduras

O excesso de sal

Muito sal nas refeições também aumenta o risco de apresentarmos distensão abdominal, pois geralmente o sal retém líquidos e isso contribui para inchaços nessa região. Assim, o ideal é reduzir o consumo excessivo de sal a fim de evitar um mal-estar. Aliás, pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiarão muito dessa dica.

O feijão

É famoso por causar desconfortos abdominais instantâneos, mesmo que para algumas pessoas os efeitos negativos do alimento não sejam sentidos e elas consigam desfrutá-lo sem maiores inconvenientes.

Os produtos lácteos

Estes também contribuem para o inchaço abdominal. Pessoas que passam muito tempo sem consumir esse tipo de produto, ou intolerantes à lactose, costumam sofrer incômodos abdominais, cólicas e até diarreias quando o consomem.

É muito importante que, frente a uma suspeita de intolerância a esse tipo de produto, um médico seja consultado para fazer um diagnóstico preciso e receitar um tratamento correto, pois os incômodos podem ser cada vez piores sem esse tratamento.

Bebidas gasosas

Além de não serem saudáveis por seu alto teor de calorias e açúcares, podem gerar gases incômodos e inchaço no abdômen. É preferível substituí-las por sucos ou bebidas mais saudáveis, como é o caso da água.

Alimentos fritos

Estes também estão na lista dos causares de incômodos abdominais. São difíceis de digerir, permanecendo por mais tempo no sistema digestivo e nos enchendo de gases.

O chiclete

Por incrível que pareça, o chiclete também pode gerar esses incômodos. A razão está no fato de que ao mastigá-lo uma grande quantidade de ar preenche nosso estômago e se acumula na região.

Refrigerantes podem causar inchaço abdominal
Evite tomar bebidas gasosas, pois elas contêm um alto teor de açúcar.

Sempre no momento em que for comer, a melhor opção é deixar de lado as preocupações, chamadas telefônicas, discussões etc.

Essas situações fazem com que comamos de maneira mais rápida, sem mastigar corretamente os alimentos. Isso também causa mal-estar e dificulta a digestão.

Digestões lentas permitem que os alimentos fermentem em nosso organismo, gerando gases e prisão de ventre.

Assim, em situações de nervoso ou estresse não se sente para comer. Primeiro se acalme e quando estiver mais estável coma.

São muito comuns situações onde comemos nervosos ou inquietos. Depois nos damos conta de que o organismo está lento e o estômago pesado.

Caso os sintomas de inflamação abdominal se apresentem em casos pontuais como, por exemplo, logo depois de consumir certos tipos de alimentos, a probabilidade é de que isso não seja um problema grave.

Mas, se além dos sintomas principais, que são gases e inchaços, surjam também diarreia, vômitos ou outros sintomas, é preciso consultar um médico.

Remédios naturais para tratar a inflamação abdominal

Gengibre

Gengibre para tratar inchaço abdominal

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Por isso, seu consumo é recomendável em casos de inflamação ou distensão abdominal causada por digestões difíceis, ajudando a diminuir gases incômodos.

Infusões

Por fim, infusões de camomila, hortelã e sálvia são muito benéficas para tratar inflamações abdominais. E, ainda, a infusão de uma colher de chá de canela em pó para uma xícara de água quente é muito efetiva. Basta deixá-la repousar por 15 minutos, adoçá-la com um pouco de mel e aproveitar!

  • Damião, A. O. M. C., & Sipahi, A. M. (2004). Doença inflamatória intestinal. Gastroenterologia. Rio de Janeiro: MEDSI Editora Médica e Científica Ltda, 1105-1149.