Descubra a alimentação para você segundo a forma do seu corpo

Seja qual for a forma de nosso corpo, tenhamos ou não tendência de engordar, sempre devemos seguir uma dieta equilibrada e evitar alimentos ricos em gorduras saturadas.

A forma do seu corpo pode dizer muito sobre você, muito mais do que imagina.

Também pode falar de nossos costumes ou, pelo menos, sobre o tipo de dieta que seria mais adequada para nosso organismo.

Descubra qual é a alimentação ideal para você de acordo com a forma do seu corpo.

Forma de maçã

Descubra a alimentação para você segundo a forma do seu corpo

Essa forma se caracteriza por ter mais barriga do que busto, e o corpo tem um formato similar ao de uma maçã. Tem a tendência de acumular gordura na região da cintura.

Assim, o melhor que podemos fazer se temos essa forma é ingerir porções pequenas, mas frequentes. É melhor comer seis vezes após pequenos intervalos de tempo do que três vezes ao dia.

Quer saber mais? Leia: 9 benefícios que você obtém ao comer maçã

Os alimentos que mais lhe convêm

Procure aumentar o consumo de:

  • Produtos ricos em fibras
  • Frutas
  • Verduras
  • Vitamina C
  • Laticínios desnatados

No caso de consumir iogurte, o melhor será optar por aqueles que ajudem a regular a digestão.

Os alimentos que você deve evitar

Evite todos os alimentos que possam acabar gerando inchaço e gases, como é o caso de:

  • Fast food
  • Pão
  • Leguminosas

Corpo com formato retangular

Se seu corpo tem a forma retangular, ou seja, tem quadril estreito e uma cintura pouco marcada, você já sabe que tem menos tendência de ganhar peso que outras pessoas.

Ainda assim, existe uma série de recomendações que você deve seguir quanto a sua alimentação.

Os alimentos que vão lhe fazer bem

Aumente o consumo daqueles ingredientes ricos em proteínas de origem vegetal. Além disso você deve incluir em sua dieta gorduras saudáveis, como as que existem em:

  • Abacate
  • Amêndoas
  • Salmão

Alimentos que você deve evitar

Ainda que você não tenha problemas de excesso de peso, em qualquer caso, não deve abusar dos doces, nem das gorduras saturadas.

Corpo em formato de pera

Você tem um corpo em forma de pera se tem quadris e coxas largos.

Nesse caso, você é uma pessoa com tendência a acumular a gordura nessa região, e é provável que apresente retenção de líquidos.

Os alimentos mais indicados para você

Alimentos fonte de proteína animal

Quem tem um corpo em formato de pera deve ter uma alimentação rica em:

  • Carne
  • Peixes
  • Ovos
  • Laticínios
  • Alimentos ricos em proteínas

Além disso, lembre-se de que existe uma série de frutas, como a melancia ou o abacaxi, que são ideais para desintoxicar o corpo. Aumente também o consumo de chá verde.

Corpo em forma de ampulheta

Cereais integrais

Se você tem um volume proporcional entre o quadril e o peito, sua silhueta se parece à de uma ampulheta.

Ainda que se trate de uma das formas de corpo mais desejadas, quando se ganha peso é preciso ter cuidado, porque aumenta-se tanto a parte superior quanto a inferior, e o resultado é muito volumoso.

Essas pessoas podem ter a tendência de apresentar altos níveis de glicemia. Para evitar que isso ocorra e conseguir controlá-los sempre, o melhor será fazer cinco refeições ao dia.

Os alimentos mais indicados

  • Aposte na versão integral dos alimentos, sempre que possível: arroz, massas, pão, biscoitos etc.

Alimentos que você deve evitar

Procure evitar aqueles alimentos produzidos com farinhas refinadas, já que são os mais difíceis de digerir.

Além disso, lembre-se de eliminar os que tenham um alto teor de sódio e de sal, já que esse último é a principal causa da retenção de líquidos.

Visite este artigo: 5 alimentos ricos em proteínas que você deve incluir em sua dieta

Corpo tipo triângulo invertido

Arroz

O corpo do tipo triângulo invertido se caracteriza por ter os ombros mais largos que o quadril, uma cintura não muito fina e os braços finos.

Alimentos mais indicados

Se esta é a forma do seu corpo, procure aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras. Às vezes esse tipo de corpo é comum em pessoas com problemas com o trânsito intestinal.

Alimentos a serem evitados

Cuidado com as proteínas de origem animal. É melhor substituí-las pelas de origem vegetal.

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