Saiba a alimentação ideal para você de acordo com o formato de corpo

· 6 de setembro de 2017
Seja qual for o nosso formato de corpo, se tivermos tendência para ganhar peso ou não, devemos sempre seguir uma dieta equilibrada e evitar os alimentos ricos em gorduras saturadas.

O formato de corpo pode dizer muito sobre nós, muito mais do que pensamos.

Também pode falar de nossos costumes ou, ao menos, sobre o tipo de dieta que seria mais adequada para o nosso organismo.

Um estudo do Dr. David Ludwing, diretor do Programa de Obesidade do Hospital Infantil de Boston, mostrou que certas dietas funcionam melhor em um determinado tipo de corpo do que outras.

Descubra qual é a alimentação ideal para você de acordo com a forma do seu corpo.

Corpo com formato de maçã

Esse formato é caracterizado por ter mais barriga do que peito, assemelhando-se ao formato de uma maçã. Apresenta a tendência de acumular gordura na região da cintura.

Assim, o melhor que podemos fazer se temos essa forma é ingerir porções pequenas, mas frequentes. É melhor comer seis vezes após pequenos intervalos de tempo do que três vezes ao dia.

Alimentos mais indicados

Procure aumentar a ingestão de:

  • Produtos ricos em fibras
  • Frutas
  • Verduras
  • Vitamina C
  • Laticínios desnatados

No caso de consumir iogurte, o melhor será optar por aqueles que te ajudem a regular a digestão.

Alimentos a serem evitados

Evite todos os alimentos que possam acabar gerando inchaço e gases, como é o caso de:

  • Fast food
  • Pão
  • Legumes

Corpo com formato retangular

Se o seu corpo tem o formato retangular, ou seja, tem quadril estreito e uma cintura pouco definida, você já sabe que tem menos tendência de ganhar peso que outras pessoas.

Ainda assim, existe uma série de recomendações que você deve seguir quanto a sua alimentação.

Alimentos mais indicados

Aumente o consumo daqueles ingredientes ricos em proteínas de origem vegetal. Além disso, você deve incluir em sua dieta alimentos que forneçam gorduras saudáveis. Por exemplo:

  • Abacate
  • Amêndoas
  • Salmão

Alimentos a serem evitados

Embora você não tenha problemas de excesso de peso, em qualquer caso, você não deve abusar dos doces ou das gorduras saturadas.

Corpo com formato de pera

Você tem um corpo com formato de pera se tem quadris e coxas largos.

Nesse caso, você é uma pessoa com tendência a acumular a gordura nessa região, e é provável que apresente problemas de retenção de líquidos.

Os alimentos mais indicados

Os alimentos mais indicados para cada formato de corpo

Se você tem um corpo com formato de pera, na sua alimentação não pode faltar:

  • Carne
  • Peixes
  • Ovos
  • Laticínios
  • Alimentos ricos em proteínas

Além disso, lembre-se de que existe uma série de frutas, como a melancia ou o abacaxi, que são ideais para desintoxicar o corpo. Aumente também o consumo de chá verde.

Leia também: 7 alimentos para aumentar a ingestão de proteínas

Corpo com formato de ampulheta

Quais são os alimentos mais indicados para cada formato de corpo?

Se você tem um volume proporcional entre os quadris e o peito, sua silhueta corresponde ao formato de uma ampulheta.

Embora se trate de um dos formatos de corpo mais desejados, quando se ganha peso é preciso ter cuidado, porque se aumenta tanto a parte superior como a inferior, e o resultado é um corpo muito volumoso.

Essas pessoas geralmente apresentam tendência de níveis de glicemia altos. Para evitar que isso ocorra e conseguir controlá-los sempre, o melhor será fazer cinco refeições ao dia.

Alimentos mais indicados

Aposte na versão integral dos alimentos sempre que possível: arroz, massas, pão, biscoitos etc.

Alimentos a serem evitados

Procure evitar aqueles alimentos produzidos com farinhas refinadas, já que são os mais difíceis de digerir.

Além disso, lembre-se de eliminar os que tenham um alto teor de sódio e de sal, já que este último é a principal causa da retenção de líquidos.

Pode te interessar: 5 benefícios para a saúde de usar pouco sal em sua comida

Corpo do tipo triângulo invertido

Alimentos recomendados para cada formato de corpo

O corpo do tipo triângulo invertido é caracterizado por ter os ombros mais largos que os quadris, uma cintura não muito fina e os braços finos.

Alimentos mais indicados

Procure aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras. Às vezes, este tipo de corpo é comum em pessoas com problemas de trânsito intestinal.

Alimentos a serem evitados

Cuidado com as proteínas de origem animal. É melhor substituí-las pelas de origem vegetal.

  • A New Diet Equation. By Carolyn SayreThursday (2007). https://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1626795_1627112_1626457,00.html
  • The Sneaky Way Your Body Shape Could Be Sabotaging Your Health. Meaghan Cameron. https://www.rd.com/health/diet-weight-loss/could-body-shape-be-the-key-to-weight-loss/