Saiba a alimentação ideal para você de acordo com o formato de corpo
Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira
O formato de corpo pode dizer muito sobre nós, muito mais do que pensamos.
Também pode falar de nossos costumes ou, ao menos, sobre o tipo de dieta que seria mais adequada para o nosso organismo.
Um estudo do Dr. David Ludwing, diretor do Programa de Obesidade do Hospital Infantil de Boston, mostrou que certas dietas funcionam melhor em um determinado tipo de corpo do que outras.
Descubra qual é a alimentação ideal para você de acordo com a forma do seu corpo.
Corpo com formato de maçã
Esse formato é caracterizado por ter mais barriga do que peito, assemelhando-se ao formato de uma maçã. Apresenta a tendência de acumular gordura na região da cintura.
Assim, o melhor que podemos fazer se temos essa forma é ingerir porções pequenas, mas frequentes. É melhor comer seis vezes após pequenos intervalos de tempo do que três vezes ao dia.
Alimentos mais indicados
Procure aumentar a ingestão de:
- Produtos ricos em fibras
- Frutas
- Verduras
- Vitamina C
- Laticínios desnatados
No caso de consumir iogurte, o melhor será optar por aqueles que te ajudem a regular a digestão.
Alimentos a serem evitados
Evite todos os alimentos que possam acabar gerando inchaço e gases, como é o caso de:
- Fast food
- Pão
- Legumes
Corpo com formato retangular
Se o seu corpo tem o formato retangular, ou seja, tem quadril estreito e uma cintura pouco definida, você já sabe que tem menos tendência de ganhar peso que outras pessoas.
Ainda assim, existe uma série de recomendações que você deve seguir quanto a sua alimentação.
Alimentos mais indicados
Aumente o consumo daqueles ingredientes ricos em proteínas de origem vegetal. Além disso, você deve incluir em sua dieta alimentos que forneçam gorduras saudáveis. Por exemplo:
- Abacate
- Amêndoas
- Salmão
Alimentos a serem evitados
Embora você não tenha problemas de excesso de peso, em qualquer caso, você não deve abusar dos doces ou das gorduras saturadas.
Corpo com formato de pera
Você tem um corpo com formato de pera se tem quadris e coxas largos.
Nesse caso, você é uma pessoa com tendência a acumular a gordura nessa região, e é provável que apresente problemas de retenção de líquidos.
Os alimentos mais indicados
Se você tem um corpo com formato de pera, na sua alimentação não pode faltar:
- Carne
- Peixes
- Ovos
- Laticínios
- Alimentos ricos em proteínas
Além disso, lembre-se de que existe uma série de frutas, como a melancia ou o abacaxi, que são ideais para desintoxicar o corpo. Aumente também o consumo de chá verde.
Leia também: 7 alimentos para aumentar a ingestão de proteínas
Corpo com formato de ampulheta
Se você tem um volume proporcional entre os quadris e o peito, sua silhueta corresponde ao formato de uma ampulheta.
Embora se trate de um dos formatos de corpo mais desejados, quando se ganha peso é preciso ter cuidado, porque se aumenta tanto a parte superior como a inferior, e o resultado é um corpo muito volumoso.
Essas pessoas geralmente apresentam tendência de níveis de glicemia altos. Para evitar que isso ocorra e conseguir controlá-los sempre, o melhor será fazer cinco refeições ao dia.
Alimentos mais indicados
Aposte na versão integral dos alimentos sempre que possível: arroz, massas, pão, biscoitos etc.
Alimentos a serem evitados
Procure evitar aqueles alimentos produzidos com farinhas refinadas, já que são os mais difíceis de digerir.
Além disso, lembre-se de eliminar os que tenham um alto teor de sódio e de sal, já que este último é a principal causa da retenção de líquidos.
Pode te interessar: 5 benefícios para a saúde de usar pouco sal em sua comida
Corpo do tipo triângulo invertido
O corpo do tipo triângulo invertido é caracterizado por ter os ombros mais largos que os quadris, uma cintura não muito fina e os braços finos.
Alimentos mais indicados
Procure aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras. Às vezes, este tipo de corpo é comum em pessoas com problemas de trânsito intestinal.
Alimentos a serem evitados
Cuidado com as proteínas de origem animal. É melhor substituí-las pelas de origem vegetal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- A New Diet Equation. By Carolyn SayreThursday (2007). https://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1626795_1627112_1626457,00.html
- The Sneaky Way Your Body Shape Could Be Sabotaging Your Health. Meaghan Cameron. https://www.rd.com/health/diet-weight-loss/could-body-shape-be-the-key-to-weight-loss/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.