Como usar o alho e outros remédios naturais para a pressão alta

Para controlar a pressão alta, podemos incluir em nossa alimentação diária determinados produtos naturais que, além de serem benéficos, evitam a automedicação com remédios industrializados.

Muitos de nós têm interesse em conhecer remédios naturais para a pressão alta, mas sabemos em que ela realmente consiste? Com esta expressão nos referimos à pressão com a qual o coração bombeia o sangue.

Isso repercute na saúde das artérias porque elas se endurecem ou perdem flexibilidade, por isso o sangue não chega aos órgãos com a facilidade que deveria.

A origem é muito variada, mas a mais comum tem a ver com o colesterol alto e o acúmulo de gorduras. Esta circunstância deixa o sangue mais denso, por isso o coração precisa trabalhar com mais intensidade.

Além disso, o estresse e a ansiedade aumentam a frequência cardíaca, por isso o sangue dispara com mais energia do que o aconselhável.

Levando tudo isso em conta, não é de estranhar que a pressão alta aumente o risco de doenças como infarto do miocárdio e cerebral.

No entanto, também temos uma maior probabilidade de claudicação intermitente e outras condições derivadas dos problemas circulatórios.

Por que usar o alho e outros remédios naturais para a pressão alta?

Pressão arterial

O alho contém alicina. Seu valor hipotensor é espetacular, embora só funcione se o comermos cru. Como já falamos em outras ocasiões, com o calor as propriedades de muitos alimentos se perdem.

Isso acontece porque, ao mudar de temperatura, sua estrutura molecular se altera. Portanto, ainda que aparentemente vejamos um alho, muitas de suas qualidades se desvanecem.

No entanto, o mais adequado é misturá-lo com outros alimentos que sejam diuréticos e ricos em antioxidantes. Assim, conseguiremos eliminar aquilo que espessa o sangue, ao mesmo tempo em que fortalecemos a saúde das artérias.

Alho em pó

Nas lojas de produtos naturais podemos encontrar alho em pó ou em forma de cápsulas. Esta última tem a vantagem de podermos consumi-lo sem o incômodo de seu aroma. Na verdade, muitas pessoas que trabalham atendendo o público não comem este incrível alimento por esta razão.

No caso do alho em pó, é bom usá-lo como o sal. Serve para temperar os pratos com um potente sabor. Experimente em suas saladas, peixes grelhados ou carnes. Mas lembre-se de adicioná-lo sempre no final da preparação.

Tenha em conta que o sal eleva a pressão arterial. Além disso, favorece a liberação de um hormônio antidiurético.

Alho com azeite de oliva

Alho com azeite de oliva

Entre os remédios naturais para a pressão alta, esta é a mistura perfeita. Os ácidos graxos ômega 3 do azeite de oliva flexibilizam as artérias e ajudam a reduzir a pressão.

  • Uma solução muito prática é mergulhar dois dentes de alho no azeite para que macerem. Depois, sirva-os em pães e torradas. Se, além disso, você acrescentar tomate, terá um café da manhã ou lanche delicioso com propriedades incríveis.
  • Outra opção é fazer uma mistura de alho bem picadinho com azeite para criar um molho ideal para carnes e peixes.
  • Você pode acrescentar salsinha picada, pois ela ajudará a eliminar toxinas e gorduras.

Sopas frias e maioneses

O gazpacho é perfeito. Uma das sopas frias que incluem mais remédios naturais para a pressão alta.

Além do alho, temos ingredientes diuréticos como a cebola e o pepino. Eles também nutrem as paredes das artérias e revigoram o coração.

Por outro lado, o alho está muito presente em maioneses, como o alioli. De novo, aqui temos a mistura de azeite de oliva e alho, mas com outro elemento que brilha por seus nutrientes: os ovos.

Alhos inteiros

Comer alho inteiro

Há pessoas que toleram muito bem esta opção, e outras não. Se este é o seu caso, experimente comer um dente de alho inteiro cru pela manhã, como se fosse uma pastilha.

Se você tem o problema do hálito que mencionamos antes, pode postergar este método para os finais de semana e usar outros remédios naturais no restante do tempo.

Quem não gostar desta opção não precisa se preocupar, pois há pessoas que toleram melhor alguns remédios do que outros, e não há problema nisso.

Além de usar estes remédios naturais para a pressão alta, também é importante fazer exercício cardiovascular, como caminhadas.

Eles beneficiam a circulação do sangue, bem como a queima de gordura que dificulta que o coração bombeie o sangue com a tranquilidade desejada.

Recomendados para você