7 alimentos que melhoram seu humor

· 27 de abril de 2018
Você sabia que o déficit de ácidos graxos ômega 3 pode ser o culpado pelo seu mau humor? Nosso corpo não os produz por si mesmo e sua falta pode levar a estados depressivos. 

Quer saber quais são os alimentos que melhoram o humor? A alimentação não apenas determina a sua aparência, mas também influencia seus pensamentos, emoções e ações.

Muitos dos alimentos que você consome podem prejudicar o sistema nervoso, resultando em mau humor, fadiga, ansiedade e depressão.

Portanto, se você percebeu que está sempre de mau humor ou se sente aborrecido, experimente os seguintes alimentos que melhoram o humor. Esta é uma opção mais saudável, mais barata e mais fácil do que usar medicamentos.

Basta ter em conta que, se as suas emoções não se estabilizarem, é uma boa ideia visitar um psicólogo. Às vezes os problemas não têm nada a ver com o que comemos, mas com as pessoas ao nosso redor e as situações em que vivemos.

Alimentos que melhoram o humor

1. Cacau ou chocolate amargo

Comer chocolate amargo

O primeiro dos alimentos que melhoram o humor é o cacau. Ele tem um efeito estimulante da felicidade devido à teobromina. Esta substância química ajuda a:

  • Aumentar os níveis de serotonina e dopamina no corpo.
  • Relaxar o sistema nervoso.
  • Diminuir os estados de ansiedade e depressão.

O cacau também contém triptofano, uma substância química que promove a liberação de serotonina. Por todos os seus benefícios, recomendamos comer um pouco de chocolate amargo ou cacau por dia para melhorar os estados de depressão e ansiedade.

A única coisa que você deve ter em conta é que deve escolher um chocolate que seja rico em cacau. Idealmente, deveria estar acima de 65% de concentração de cacau.

2. Nozes

O segundo dos alimentos que melhoram seu humor são as nozes. Elas fornecem ao corpo ácidos graxos ômega 3, os quais não são produzidos naturalmente pelo corpo, e por isso devemos adquiri-lo pela alimentação.

Quando seu corpo não recebe a dose suficiente de ômega 3, geralmente você entra em estados depressivos.

As nozes também contêm triptofano, do qual falamos anteriormente.

  • Recomendamos consumir 5 nozes por dia para manter um humor mais estável.
  • Lembre-se de que você pode adicioná-las aos seus sucos e vitaminas, às suas sobremesas ou simplesmente comê-las como um lanche.

3. Bananas

Propriedades da banana para a saúde

A banana é outro alimento que melhora o seu humor e que você deve incluir em sua dieta diária ou, pelo menos, duas vezes por semana.

Seus benefícios para suas emoções são decorrentes do seu alto teor de vitamina B6. Ela interfere no processo de transformação dos compostos proteicos da serotonina.

Além disso, ao conter ácido fólico, vitamina C e fibra vegetal, melhora suas defesas.

4. Sementes de gergelim

Estas sementes são um dos alimentos que melhoram o humor porque fornecem treonina. Este é um aminoácido essencial que o organismo não pode produzir e sintetizar naturalmente.

Quando há níveis baixos de treonina, você pode sentir tristeza crônica.

  • Para obter este nutriente, recomendamos que você inclua uma colher de chá de sementes de gergelim em suas saladas ou use seu óleo como parte de seus pratos.

5. Salmão e outros peixes

Postas de salmão

Outro dos alimentos que melhoram o humor são os peixes, em especial o salmão, o atum e a sardinha, pois são ricos em ácidos graxos ômega 3.

Estes afetam diretamente a eficiência do movimento de alguns neurotransmissores cuja deficiência pode causar estados depressivos.

  • É aconselhável incluir pelo menos uma porção desses peixes em sua dieta semanal.
  • Se você puder, inclua-os três vezes por semana acompanhados de legumes.

Certifique-se de que o peixe que você compra é de boa qualidade e livre de contaminantes.

Isso é especialmente importante no caso do salmão, já que alguns espécimes obtidos de criações em viveiro são alimentados com substâncias químicas que podem afetar seu humor.

Se você optar por consumir atum, tente escolher as opções em posta natural. Embora seja muito econômico consumir atum em lata, ele contém altos níveis de sal e produtos químicos.

6. Alimentos ricos em fibras

Os alimentos ricos em fibras solúveis ajudam a combater o mau humor quando o mesmo é decorrente de alterações nos níveis de açúcar no sangue. Se você é diabético, controle seus níveis correspondentes.

Lembre-se de que a glicose alta não afeta apenas o funcionamento de seus órgãos internos: ela também faz com que você experimente várias emoções negativas em questão de minutos.

Quando você sentir que isso está acontecendo, verifique os seus níveis de glicose para determinar se esse é o problema.

7. Carnes vermelhas magras

Carnes vermelhas magras

Os últimos alimentos que melhoram o humor são as carnes magras. Estas são ricas em ácido linoleico, uma gordura natural que ajuda a combater o estresse e o acúmulo de gordura no corpo.

Essas carnes também fornecem ferro e ômega 3, que ajudam a melhorar a saúde do cérebro.

  • Para obter esses benefícios, é importante que, ao cozinhar a carne, você o faça com o mínimo possível de sal e gordura.

Uma vitamina especial para melhorar o seu humor

Uma opção simples para incluir alimentos que melhoram seu humor na dieta é através de sucos e vitaminas. Você deve tomar cuidado para não exceder as porções, pois é muito fácil causar picos de glicose.

Experimente esta opção; você vai descobrir que é deliciosa e muito fácil de preparar.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite desnatado (250 ml)
  • ½ banana
  • 5 nozes
  • 1 colher de chá de cacau ou um pedaço de chocolate amargo (5 g)

Preparação

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e beba de imediato para não perder suas propriedades nutritivas.