Como preparar alcachofra recheada com arroz
Esta alcachofra recheada com arroz pode ser um jantar perfeito. Aproveite a temporada de alcachofra para agradar toda a sua família com o seu sabor requintado. A combinação de alcachofra e arroz é simplesmente deliciosa. O que você acha de experimentar?
Alcachofra recheada com arroz
A alcachofra é a cabeça da flor comestível da planta com o mesmo nome. Ela se desenvolve melhor em climas temperados e temos o prazer de degustá-la principalmente durante a primavera.
Como sempre, lembramos que você deve priorizar o consumo de frutas e vegetais da estação. Além de serem muito mais saborosos e nutritivos, eles são vendidos muito maduros, em vez de amadurecerem em caixas. Além disso, também são bem mais baratos!
Valor nutricional da alcachofra
Nutricionalmente, as alcachofras são compostas principalmente por água (o que as torna um alimento ideal para as estações quentes, pois hidrata o organismo naturalmente) e carboidratos, principalmente fibras e inulina.
Quanto aos minerais, predominam o fósforo e o potássio. Uma porção de alcachofra (300 gramas) fornece 20% da ingestão diária recomendada de fósforo, um mineral essencial para a manutenção dos dentes e dos ossos.
Este é um vegetal altamente recomendado nas dietas para perda de peso, pois sua ingestão calórica é muito baixa: cerca de 44 kcal por 100g.
Valor nutricional do arroz
O outro ingrediente principal desta receita é o arroz, um cereal rico em amido. Vale comentar que, dependendo da amilose e da amilopectina (os componentes do amido), estamos falando de um arroz mais ou menos viscoso. Se nos referirmos à sua contribuição nutricional, ele se destaca como fonte de vitamina B3 (niacina) e vitamina B6.
Recomendamos optar pelas versões integrais, pois elas mantêm as fibras, minerais e vitaminas que são perdidas durante o processo de refinamento e polimento do arroz. A seguir, conheça uma receita deliciosa de alcachofra recheada com arroz.
Alcachofra recheada com arroz: passo a passo
Com base na análise nutricional que apresentamos acima, você pode deduzir que este prato é nutricionalmente interessante. Além da alcachofra e do arroz, usaremos cebola, ervilha e uma série de temperos para dar um sabor único ao prato. É claro que você pode incorporar todos os vegetais e legumes que quiser.
Ingredientes
- 8 alcachofras de tamanho médio
- 150 g de arroz integral
- 1 cebola grande
- 100 g de ervilhas
- 5 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de pimenta da Jamaica
- Hortelã fresca (a gosto)
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 limões
- Água (quantidade necessária)
Talvez você possa se interessar: 3 deliciosas receitas com alcachofras para perder peso
Modo de preparar
- Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.
- Aqueça o azeite em uma frigideira e adicione a cebola picada. Refogue até começar a dourar.
- Adicione o arroz e o sal. Mexa para evitar que o arroz queime. Cozinhe assim por cerca de dois minutos.
- Pique a hortelã fresca e adicione todos os temperos à panela, bem como as ervilhas.
- Despeje um pouco de água (aproximadamente 400 ml) e mexa por cerca de 4 minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Corte as hastes das alcachofras e o topo delas. A ideia é preenchê-las, portanto, você deve calcular o espaço necessário para poder incorporar o arroz.
- Retire o centro das alcachofras, pique e adicione à mistura de arroz.
- Corte um limão e esfregue o centro e as bordas das folhas de cada alcachofra.
- Retire a água da mistura de arroz, mas não a jogue fora. Reserve.
- Encha cada alcachofra com o arroz e coloque-as em uma panela grande.
- Corte o último limão em fatias e coloque uma fatia em cada alcachofra.
- Regue com azeite de oliva extravirgem, um pouco de açúcar e uma pitada de sal.
- Despeje a água do arroz que você reservou até cobrir cerca de três ou quatro dedos das alcachofras e, então, cozinhe em fogo baixo por entre 40 e 50 minutos.
O que você você achou desta receita de alcachofra recheada com arroz? Prepará-la é muito fácil, embora você precise de um pouco de paciência, pois o tempo de cozimento é longo. No entanto, garantimos que o resultado vale a pena. Não deixe de experimentar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fundación Española de Nutrición. Alcachofas. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/alcachofa.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Arroz. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/arroz.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Guisantes. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/guisante.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.