Qual o tipo de arroz que menos engorda?

Quando queremos cuidar de nosso corpo, muitas vezes nos preocupamos com o consumo de certos alimentos, como o arroz, o macarrão, o pão... mas há algumtipodearroz que não engorde?

É necessário conhecer qual é o melhor tipo de arroz. O arroz é um bom acompanhante para diversos pratos, já que é muito versátil e tem um sabor agradável.

Quem nunca acompanhou seus pratos com arroz em várias ocasiões?

Mas, a tendência cada vez maior para uma alimentação saudável e a necessidade de controlar o peso, faz com que nos perguntemos qual o tipo de arroz que engorda menos.

O branco ou o integral? A seguir, quebramos alguns mitos e revelamos a incógnita.

Com qual arroz ficamos?

Na hora de falar de arroz, escutamos muitas coisas. Dizem que é um alimento que engorda e não está apto para dietas, que o tipo integral tem mais propriedades ou que o branco não traz grandes benefícios. Até que ponto tudo isso é real?

O arroz é um cereal muito utilizado na gastronomia, e em ambas versões, mesmo que pareçam similares em seu aspecto, tem diferenças nutricionais que são interessantes de serem conhecidas.

Principalmente se precisamos controlar ou perder peso. Qual tipo de arroz é o que menos engorda? A diferença entre um e outro se produz no momento de serem processados; ou seja, depois da colheita. Vejamos as características de cada um.

Arroz integral

Arroz que menos engorda

Esta variedade é formada por grãos integrais. Ou seja, não passa por nenhum processo de refinamento e se conserva em seu estado natural.

No momento da moagem, a camada que recobre o grão não é extraída e isso traz uma maior concentração de nutrientes. Mantém-se o gérmen e o farelo, por isso que tem uma maior quantidade de fibra do que a variedade branca.

Alguns nutrientes que conserva são: 

  • Magnésio. Que é um mineral importante para nossa qualidade óssea.
  • Selênio. Fonte de vitaminas essenciais para nosso DNA e para regular a glândula tireoide.
  • Manganês. Que é um mineral com capacidade altamente antioxidante. Uma xícara de arroz integral traz 88% do que nosso corpo precisa diariamente.

Arroz branco

Este tipo de grão tem uma textura mais fina e suave. Durante a moagem é extraído o farelo e o gérmen. Isso faz com que este tipo de arroz perca uma grande porcentagem de nutrientes naturais, entre os quais destacamos o zinco, o magnésio e o selênio.

Deste último conserva uma parte, mesmo que seja muito menor do que a variedade integral. Ao retirar estes componentes, muitas vezes se enriquece o grão ao incorporar vitaminas do grupo B e ferro.

Calorias e nutrientes nos tipos de arroz

Mulher escolhendo alimentos

Se observarmos a tabela nutricional comparada, já que se trata de perder peso, podemos observar que não existe grandes diferenças entre ambos.

Por exemplo, em 100 gramas de produto, as calorias são similares, 361 do branco e 345 do integral. Os níveis de gordura não variam muito um do outro, e inclusive o branco tem uma porcentagem menor.

Por outro lado, os carboidratos tampouco mostram diferenças significativas, tendo um pouco menos o integral.

Onde sim vemos diferença, está nos teores de fibras. Já que o arroz integral tem muito mais. Uma xícara deste produto cobre quase 15% da fibra recomendada do dia.

Visite este artigo: 5 alimentos que pensava que eram ruins, mas os nutricionistas recomendam

Importância das fibras

Na hora de controlar ou perder peso, os alimentos que contêm fibras são grandes aliados. Por quê?

Primeiro porque estes alimentos providenciam um volume extra no estômago e ajudam a sentir uma maior saciedade. Esta sensação evitar cair nas beliscadas, já que nos mantém sem fome por mais tempo e controla a ansiedade.

Estas são opções altamente recomendáveis quando se quer perder alguns quilos. Por outro lado, a fibra regula o funcionamento intestinal, o que ajuda a limpar o organismo e normalizar as funções naturais do corpo. 

O melhor tipo de arroz

Pessoa cozinhando arroz que menos engorda

Ambas variedades de arroz são similares com relação aos seus valores calóricos, carboidratos e gorduras. Mas, qual é o melhor tipo de arroz?

O arroz integral, ao conservar o grão inteiro, com o gérmen e o farelo, tem uma maior quantidade de nutrientes. Entre eles se encontram as fibras, essenciais na hora de nos sentir saciados por mais tempo e controlar a ansiedade e as beliscadas entre as refeições.

Além disso, a variante integral tem selênio, manganês, magnésio e um cúmulo de antioxidantes benéficos para a saúde.

Pode-se afirmar que ambos tipos de arroz são similares. Mas, o que inclina a balança pela variante integral na hora de perder peso é o componente fibra. A fibra ajuda a evitar as beliscas indesejáveis entre as refeições.

Recomendados para você