5 alimentos que você pensou que eram ruins, mas os nutricionistas recomendam

A manteiga, os ovos, a gordura bovina e os produtos lácteos são alimentos que quando consumidos com moderação trazem múltiplos benefícios para o nosso organismo.

Todos os dias cometemos erros em nossa alimentação e nem sabemos direito o que comemos. Tome nota desses alimentos, pois provavelmente você pensou que eles eram ruins, mas a verdade é que até os próprios nutricionistas os recomendam.

Em qualquer caso, há uma recomendação para todos esses produtos: se você optar por incorporar qualquer um desses alimentos em sua dieta, certifique-se de que eles sejam de alta qualidade.

Também é essencial levar em consideração a quantidade do alimento em cada refeição; todo alimento pode ser recomendado se você não o consumir em excesso.

Manteiga clarificada

A manteiga é um alimento bom consumido moderadamente

A manteiga clarificada, também conhecida como manteiga Ghee, não é ruim. É um tipo de manteiga obtida através da fervura, até que a proteína se solidifique no fundo e os açúcares subam para a superfície.

Bem, ao contrário do que você pensa, esse alimento é recomendado porque é rico em ácidos graxos, fácil de digerir e é uma fonte direta de energia.

Além disso, é um alimento com um alto teor de ácido butílico, que serve para nutrir as células do intestino e é rico em vitamina K, o que é essencial para preservar a saúde bucal.

É um alimento rico em ácido linoleico, de modo que irá ajudá-lo a queimar a gordura do seu corpo e proteger as artérias.

Os ovos

Há muitas pessoas que acham que é ruim abusar dos ovos, mas a verdade é que este é um alimento saudável e que pode ser comido livremente. Na verdade, vários estudos demonstraram que o consumo de ovos não significa necessariamente aumentar os níveis de colesterol.

Além disso, a ingestão desse alimento não tem relação direta com o aumento do risco de sofrer de uma doença cardiovascular.

Tenha em mente que os ovos são uma ótima fonte de ácidos graxos ômega 3, com propriedades anti-inflamatórias, vitamina B12, proteínas e carotenoides, uma substância essencial para a visão. Além disso, é um produto que possui colina, uma substância essencial para a saúde cerebral e metabolismo.

Como uma recomendação, é melhor comprar ovos de galinha caipira, que são criadas na natureza, porque eles têm mais propriedades nutricionais do que os que normalmente encontramos no supermercado devido à alimentação que as galinhas recebem.

Produtos lácteos

Os lacticínios são alimentos bons consumidos moderadamente

Os produtos lácteos têm um alto teor de proteínas e cálcio, e apesar de serem itens básicos na alimentação, a verdade é que os hábitos estão mudando.

O consumo regular de produtos lácteos não contribui para um maior consumo de gordura; então não há motivo de preocupação se a ingestão geral de gorduras e calorias for saudável e feita nas porções recomendadas.

Tenha em mente que os produtos lácteos ainda fazem parte de uma dieta adequada, desde que opte por produtos com baixo teor de gordura, de modo que as opções desnatadas serão as mais recomendadas. O ideal é consumir três produtos lácteos por dia e não escolher opções sem lactose, a menos que você tenha intolerância.

Gordura de origem bovina

A gordura bovina é um tipo de gordura rica em vitamina E, colina e ácido linoleico, de modo que irá ajudá-lo a reduzir a gordura corporal graças ao ácido linoleico.

Esse tipo de ácido protege o corpo contra o aparecimento de tumores, além de também ser uma gordura saturada mais segura para cozinhar a altas temperaturas do que alguns óleos.

No entanto, deve-se ter em mente que nem todos os tipos de gordura bovina são benéficas para o nosso organismo.

É importante saber que a qualidade da gordura é o que faz a diferença nesses casos, e o mesmo acontece com os ovos.

As batatas

As batatas são alimentos bons consumidos moderadamente

As batatas têm a reputação de serem um alimento que engorda, mas a verdade é que esses tubérculos são saudáveis, e quando ingeridos na quantidade adequada, são saudáveis ​​e não devem ser substituídos.

Elas geralmente são incluídas em produtos com alto teor de carboidratos refinados e que devem ser evitados, no entanto, são ricas em carboidratos, vitamina C, algumas vitaminas B e oligoelementos.

Uma boa opção na hora de comer batatas é fugir do que for frito e optar por versões desse tubérculo cozido ou assado.

Recomendados para você