Alimentos que obstruem as artérias

27 Outubro, 2020
Na medida do possível, devemos evitar a ingestão de gorduras prejudiciais que podem obstruir nossas artérias e optar por uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras.

Existem alguns alimentos que obstruem as artérias quando consumidos de forma excessiva e consistente. Embora o bloqueio arterial possa ocorrer devido à soma de vários fatores, a dieta parece ter um papel importante. Você quer saber mais sobre esse assunto? A seguir, contamos um pouco mais.

Por que as artérias ficam obstruídas?

Quando as artérias ficam obstruídas, nos deparamos com uma condição conhecida como aterosclerose. De acordo com uma publicação do National Heart Lung and Blood Institute, é um problema de saúde que se desenvolve especificamente nos vasos sanguíneos.

Existem diferentes fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver problemas cardíacos produto da obstrução das artérias. Por exemplo, a hipertensão, o colesterol alto e a obesidade.

Contudo, também há outros desencadeantes relacionados aos nossos hábitos:

  • Fumar.
  • Beber álcool.
  • Não praticar exercício.
  • Comer alimentos ricos em gorduras.

As gorduras (ou a placa) vão se acumulando nas paredes arteriais, estreitando-as e tornando-as mais rígidas. Quando isso acontece, o fluxo de sangue não consegue transitar normalmente.

Em muitos casos as artérias obstruídas não apresentam sintomas (assim como acontece com o colesterol). Por isso, infelizmente, nos damos conta do problema quando acontece um ataque cardiovascular.

Por esse motivo, é muito importante seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras cruas, evitando alimentos processados. Além disso, é recomendável realizar atividade física.

Quais são os alimentos que obstruem as artérias?

A dieta é um pilar fundamental do bem-estar. Por isso, muitas vezes nos recomendam manter uma alimentação saudável, de acordo com nossas necessidades.

De acordo com pesquisas publicadas no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, existem certos alimentos, como alguns de origem animal, que podem causar obstrução arterial. Pelo contrário, alimentos como vegetais seriam benéficos.

Então, quais alimentos obstruem as artérias? Para cuidar da sua saúde, mesmo sem ter nenhuma doença, é importante saber quais são os alimentos que podem ser prejudiciais. No espaço a seguir, vamos nos aprofundar nesse assunto.

Confira este artigo: Quais são as frutas com um efeito queima-gordura?

Carnes

Carne vermelha

As carnes são um alimento básico que fornece quantidades significativas de proteínas, ferro, zinco e outros nutrientes. No entanto, em excesso, principalmente as carnes vermelhas, podem levar a níveis mais elevados de colesterol ruim.

Por outro lado, como mostram as pesquisas, produtos processados de carne, como salsichas ou embutidos, bacon ou mortadela, não só têm uma alta dose de gordura saturada, como também têm adição sal.

  • Consumir esses produtos mais de 2 vezes por semana contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Peles de aves

Frango com batata frita

Uma pesquisa publicada na Food and Nutrition Research respalda o consumo de aves como forma de melhorar a qualidade da dieta alimentar. No entanto, devem ser consumidas as partes magras, como o peito.

Quem está acostumado a consumir pele de frango ou peru, principalmente frita, está exposto a um risco maior de aterosclerose. Embora não haja evidências que comprovem esse fato como tal, há estudos que relacionam alimentos fritos e alimentos ricos em gordura com dificuldades cardiovasculares.

  • Apenas uma asinha frita tem 10 gramas e 160 caloriasAntes de cozinhar as aves recomenda-se retirar toda a pele.

Gorduras trans

Gorduras trans

Muitos dos alimentos que consumimos diariamente contêm gorduras trans ou ácidos graxos parcialmente hidrogenados. São um dos principais responsáveis pelas artérias obstruídas, como mostra um estudo publicado em Pakistan Journal of Medical Sciences.

  • Podem ser encontradas principalmente em alimentos processados, na margarina e em produtos assados e com glacê.

Quando comprar, recomendamos sempre conferir os rótulos dos produtos para se informar sobre os óleos hidrogenados que foram usados para sua frabricação.

Quer saber mais? Leia: Arteriosclerose: sintomas e tratamento

Óleos e snacks salgados

Sanduíche

A maioria dos óleos usados na cozinha (milho, girassol, etc.) são ricos em gorduras saturadas. Por isso, não são benéficos para nossa saúde cardiovascular.

Por outro lado, os típicos snacks que comemos como tira-gosto (batatas fritas, amendoins, etc.) são preparados com óleos desse tipo. Para cozinhar, recomendamos usar óleos que contenham gorduras insaturadas como, por exemplo, o azeite de oliva ou o de canola.

Junk food

Nessa parte, podemos citar a pizza e os hambúrgueres, mas há muitos outros exemplos. Uma pesquisa publicada na Health Promotion Perspectives destaca que, além de aumentar os riscos cardiovasculares, também causam obesidade.

Esses alimentos têm muita gordura e colesterol. Além disso, em muitos casos contêm ingredientes químicos e artificiais para fazer com que pareçam mais apetitosos e aumentem seu rendimento comercial.

Os alimentos que obstruem as artérias também prejudicam o resto do corpo

Os alimentos que obstruem as artérias são os mesmos que estão associados a outros problemas metabólicos, como obesidade e diabetes. É importante moderar seu consumo sempre e optar por comer alimentos frescos e saudáveis no dia a dia.

Se você tiver alguma dúvida, consulte seu nutricionista. O profissional poderá lhe mostar como elaborar um bom plano alimentar para você, de acordo com suas necessidades e objetivos.

  • Cynthia A Daley et al. “A review of fatty acid profiles and antioxidant content in grass-fed and grain-fed beef”, Nutr J. 2010; 9: 10.
  • Ronan Lordan et al., “Dairy Fats and Cardiovascular Disease: Do We Really Need to Be Concerned?”, Foods. 2018 Mar; 7(3): 29.
  • Taraka V. Gadiraju et al. “Fried Food Consumption and Cardiovascular Health: A Review of Current Evidence”, Nutrients. 2015 Oct; 7(10): 8424–8430.
  • Leah E Cahill et al. “Fried-food consumption and risk of type 2 diabetes and coronary artery disease: a prospective study in 2 cohorts of US women and men“, Am J Clin Nutr. 2014 Aug; 100(2): 667–675.
  • Gebauer SK et al. “Vaccenic acid and trans fatty acid isomers from partially hydrogenated oil both adversely affect LDL cholesterol: a double-blind, randomized controlled trial”, Am J Clin Nutr. 2015 Dec;102(6):1339-46.