Acrogym: modalidades, benefícios e dicas para praticar

Se você acha que a palavra "acrogym" se refere a acrobacias de ginástica, você está certo. Continue lendo e descubra como praticá-lo e quais benefícios esse esporte oferece.
Acrogym: modalidades, benefícios e dicas para praticar

Última atualização: 24 Julho, 2021

Você já deve ter visto, no meio de uma partida de basquete, um grupo de meninos e meninas dando saltos, cambalhotas, fazendo pirâmides e fantásticas piruetas. Trata-se do acrogym, uma prática ou esporte com um pouco de música e muito de circo.

Também é conhecido como acrosport, acroginástica ou ginástica acrobática. Na verdade, o nome combina um pouco das duas atividades: acrobacia e ginástica, principalmente rítmica.

Neste artigo saberemos em que consiste o acrogym, como são os seus treinos e quais benefícios a sua prática proporciona. Embora seus movimentos possam parecer complicados, vamos esclarecer que você não precisa ser um ginasta olímpico para desfrutar dessa experiência.

O que é o acrogym?

O acrogym é um esporte de espectador baseado em movimentos próprios da ginástica, como saltos mortais e acrobacias ou flic-flacks, com alguns passos de coreografia e até um pouco de balé, incluindo piruetas e tours.

A prática da ginástica acrobática nasceu na ex-União Soviética. Em 1974 foi realizado o primeiro campeonato da modalidade, que faz parte da Federação Internacional de Esportes Acrobáticos, além da Federação Internacional de Ginástica.

Atualmente existem clubes de acrogym para crianças e jovens. Além disso, muitas academias incluem aulas dessa modalidade ou elas são oferecidas dentro do programa para todas as idades.

Quais são os benefícios do acrogym?

Alguns movimentos do acrosport podem ser realizados como exercícios solo, embora os espetáculos sejam em pares ou em pequenos grupos. Independentemente da forma como é praticado, proporciona vários benefícios. Vamos ver mais sobre isso.

Aspecto físico

Do ponto de vista físico, a prática do acrogym aumenta a força e o controle, bem como a flexibilidade e a coordenação. Tudo isso se traduz em um melhor tônus ​​muscular e uma resposta mais eficiente do corpo.

Da mesma forma, é uma atividade física intensa e exigente que ajuda a queimar gorduras e calorias. Isso o torna ideal para quem busca um plano para emagrecer mantendo a firmeza da pele.

Os músculos da região lombar e das costas são exercitados. Graças a isso, nas pessoas que praticam acrogym a manutenção de uma postura correta é reforçada.

Sendo uma atividade aeróbica, na qual a velocidade da respiração e os batimentos cardíacos aumentam, os treinos de acrogym contribuem para a saúde cardiovascular.

Ginástica rítmica
Alguns elementos da ginástica rítmica fazem parte do acrogym.

Aspecto emocional

À medida que está intimamente relacionada a ela, a ginástica acrobática oferece os mesmos benefícios que a dança. Nesse sentido, ajuda a lidar com o estresse e o desânimo, fazendo com que você relaxe e se divirta um pouco.

Por outro lado, foram realizadas pesquisas que concluíram que a acroginástica melhora o autoconceito das pessoas com problemas físicos ou emocionais, uma vez que o participante se sente parte do grupo, aceito e compreendido.

Os movimentos realizados no acrogym são exigentes e podem causar medo ou insegurança. Porém, quando a pessoa enfrenta esses tipos de desafios e consegue superá-los, ela se livra dos medos.

A acroginástica é, portanto, ideal para ajudar a fortalecer a autoestima e aumentar a sensação de autoaperfeiçoamento. Nessa ordem de ideias, de acordo com os estudos realizados sobre cooperação na atividade física, quando um integrante atinge uma meta, o restante da equipe sente que também a alcançou.

Aspecto social

Realizar movimentos em grupo dentro da ginástica acrobática obriga você a ter que se organizar bem e cooperar com seus parceiros. Desta forma, melhora-se uma habilidade fundamental muito valorizada atualmente: a capacidade de trabalhar em equipe.

Nesse sentido, pesquisas indicam que a colaboração e a sociabilidade são habilidades que também aumentam com a prática do acrogym, uma vez que muitos dos exercícios exigem a presença de outras pessoas.

Outros benefícios

Com a ginástica acrobática, melhora-se o sentido do ritmo e a coordenação entre o que se ouve e o que se faz com o corpo. Por isso, é ideal para trabalhar a propriocepção e desenvolver habilidades motoras.

Da mesma forma, o acrosport estimula a criatividade dos participantes, que devem inventar novas figuras para variar suas apresentações.

Por fim, fortalece o senso de responsabilidade e as competências associadas à liderança, uma vez que todos devem assumir uma tarefa e cumpri-la. Eventualmente, você também terá que assumir as funções de capitão ou líder de grupo.

Em que consistem os treinos de acrogym?

Nas competições, as equipes de acrogym são classificadas em cinco grupos ou categorias, de acordo com o número e sexo dos participantes:

  • Duplas: femininos, masculinos e mistos.
  • Grupos: de três mulheres ou de quatro homens.

Nas apresentações, como as que acontecem para a animação dentro de um espetáculo esportivo ou outro tipo de evento, não é surpreendente que haja um número variável dentro do grupo, desde trios com dois homens e uma mulher até quintetos, sextetos e mais.

Por outro lado, os participantes devem completar sua sequência de exercícios no tempo estipulado, de dois e meio a três minutos, mesmo que isso possa variar de acordo com a competição.

Os acroginastas devem realizar vários tipos de exercícios:

  • Exercícios de força, flexibilidade e equilíbrio, mantendo cada posição por um tempo mínimo.
  • Exercícios dinâmicos de piruetas, saltos, giros, arremessos e aterrissagens.

Em termos gerais, os movimentos devem ter elementos acrobáticos e ginásticos, além de outros que envolvem a cooperação entre os membros do grupo. Nas competições, os júris avaliam a execução de acordo com o grau de dificuldade das posições.

Acrobacias em casal
Uma das modalidades é em duplas mistas, com a participação de um homem e uma mulher no acroduo.

Dicas para praticar o acrogym

Se este esporte é do seu interesse, você deve levar em consideração algumas recomendações. Para começar, se você não estiver em boa forma, deve adaptá-lo à sua condição física, pois ele é bastante exigente.

O ideal é ingressar em um grupo que tenha um nível semelhante ao seu, pois a coordenação da equipe é fundamental. Para tanto, existem aulas para iniciantes em academias.

Como em todos os esportes, roupas e calçados apropriados devem ser usados. É necessário ter um espaço amplo e ventilado, com algum amortecimento no chão para reduzir os impactos no pouso ou em caso de quedas.

Você está interessado no acrogym?

Visto à distância, como espectadores, o acrogym pode ser uma atividade envolvente e deslumbrante. Porém, é importante lembrar que qualquer iniciação na prática esportiva envolve um processo gradativo e de adaptação.

Temos que ter paciência e ir passo a passo, um dia de cada vez. Da mesma forma, você deve saber como lidar com a frustração quando as coisas não forem bem, além de ter respeito e tolerância se um dos colegas falhar.

Finalmente, devemos nos lembrar de que o importante em relação a esta e qualquer outra prática é relaxar e se divertir. Não devemos começar a nos estressar por esse motivo.

Pode interessar a você...
Os 7 exercícios que mais emagrecem
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os 7 exercícios que mais emagrecem

Além de escolher um exercício ou outro, o importante na hora de perder de peso é ser consistente. Veja os 7 exercícios que mais emagrecem



  • Abós A,  Sevil J,  et al. Improving students’ predisposition towards physical education by optimizing their motivational processes in an acrosport unit. European Physical Education Review. 2016: https://doi.org/10.1177/1356336X16654390
  • Barba J. Diferencias entre el aprendizaje cooperativo y la asignación de tareas en la Escuela Rural. Comparación de dos estudios de caso en una unidad didáctica de acrosport en segundo ciclo de primaria RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación. 2010; 18: 14-18.
  • Escartí A, Gutiérrez M, Pascual C, Llopis R. Implementation of the Personal and Social Responsibility Model to Improve Self-Efficacy during Physical Education Classes for Primary School Children. International Journal of Psychology and Psychological Therapy. 2010; 10(3): 387-402.
  • Guihal B. Reperes techniques et pedagogiques: aborder l’acrogym. EPS Education Physique et Sport. 1996; 46(260): 48-49.
  • Girard S, Blais D. The Impact of a Physical Education Teacher’s Initiative on Grade 4 Students’ Motivation. Physical & Health Education Journal. 2019; 85(1): 1-7.
  • Musard M, Robin J, Nachon M, Gréhaigne J. La « composition sous influences » des curricula : un exemple en acrosport. Movement & Sport Sciences. 2008; 2(2): 61-67. https://doi.org/10.3917/sm.064.0061
  • Roure, C. (2019). Impact of digital technologies on students’ motivation in physical education within the guided discovery teaching style. Paper presented at the AIESEP International Conference, New York, NY. Retrieved from http://hdl.handle.net/20.500.12162/3317
  • Tarín S,  Marín D. La vivencia de igualdad desde el respeto por lo diferente. La acrogimnasia como excusa. Quaderns digitals: Revista de Nuevas Tecnologías y Sociedad. 2014; 79. http://www.quadernsdigitals.net/index.php?accionMenu=hemeroteca.DescargaArticuloIU.descarga&tipo=PDF&articulo_id=11389
  • Venetta M, López J, Panadero F. El acrosport en la escuela. Zaragoza: Inde, 2007.