Acorda com os olhos inchados? 5 remédios rápidos!

8 de setembro de 2019
Se seu olhos amanhecem inchados existem diferentes remédios caseiros que podem ajudar a aliviá-los. Além disso, é fundamental mudar certos hábitos para evitar avermelhamento e inflamações posteriores.

Quando a gente acorda com os olhos inchados e inflamados é um autêntico pesadelo, principalmente quando temos que sair para trabalhar. Além disso, por mais que tentemos, parece que não há maquiagem que resolva.

Por isso, aprenda como solucionar este problema comum utilizando ingredientes naturais.

Como evitar acordar com os olhos inchados?

Mulher que não consegue evitar bolsas e olheiras

Às vezes levantamos com as pálpebras inchadas por, por exemplo, passar a noite chorando, dormir tarde ou ter virado a noite estudando. No entanto, caso isso te ocorra habitualmente, talvez seja devido a hábitos pouco saudáveis.

Por isso, a seguir mostraremos alguns conselhos para evitar que seus olhos amanheçam inchados todas as manhãs.

1. Hidrate-se bem

Os famosos dois litros de água por dia não são um capricho que surgiu na mente de alguém. Trata-se da quantidade mínima que seu corpo precisa para hidratar os órgãos, as células e a pele. Além disso, recomendamos que reduza a quantidade de sal em suas refeições. Dessa forma, não terá retenção de líquidos, a qual provoca bolsas e olhos inchados.

Leia também este artigo: 7 conselhos para evitar a retenção de líquidos

2. Consuma mais frutas e verduras

O consumo de frutas e verduras é fundamental para que todo o corpo goze de uma boa saúde. Além disso, também se reflete na saúde da pele, assim como na possível inflamação.

  • Por isso, escolha alimentos com propriedades diuréticas, como a beterraba e o tomate.
  • Também existem bebidas que podem ajudar a eliminar toxinas, como por exemplo o chá verde.

3. Durma bem

Uma das principais causas de olhos inchados é a falta de sono. Portanto, aconselhamos dormir umas oito horas seguidas toda noite e que tire um pequeno cochilo de meia hora, se possível, após o almoço.

No entanto, caso te custe conciliar o sono durante a noite, pode praticar algumas técnicas de relaxamento ou até mesmo recorrer aos chás. A valeriana e a camomila têm efeitos sedativos. Além disso, é possível encontrar misturas em lojas de produtos naturais para conseguir dormir bem.

4. Não beba álcool nem fume

Fumar e beber, estes dois hábitos são prejudiciais para a saúde no geral e para a pele em particular. Por isso, é fundamental que evite seu consumo ou, pelo menos, reduza o máximo que puder.

Caso fume ou beba álcool várias vezes por semana é mais provável que amanheça com os olhos inchados.

5. Retire a maquiagem antes de dormir

Ainda que esteja muito cansada e não tenha vontade, este hábito te permitirá ter uma pele mais suave, jovem e brilhante. Além disso, ajudará a dizer adeus às bolsas nos olhos!

Caso sinta que já estão avermelhados ou sofre com alergias, não esfregue a área. A fricção pode aumentar as chances de inchaço.

Mulher tirando a maquiagem

Se você acorda com os olhos inchados, prove estes remédios

Além de ter hábitos saudáveis, às vezes existem coisas que escapam de nosso controle. Por isso, se você acordou com os olhos inchados, pode usar estes remédios caseiros com efeitos imediatos:

1. Cubos de gelo

Quando os olhos amanhecem inchados, colocar algo muito frio entre as pálpebras e a área dos olhos ajudará a reduzir a inflamaçãoAgora atenção: aplicar cubos de gelo diretamente sobre a pele pode ser perigoso e produzir queimaduras. Por isso, é melhor envolvê-los em um pano.

Também pode molhar um pedaço de tecido de algodão em um recipiente com água gelada e colocá-lo sobre os olhos durante 10 minutos.

2. Rodelas de pepino

Este vegetal é um dos principais aliados na beleza, por isso está presente em muitos cremes e tratamentos. O pepino tem uma boa quantidade de água, que hidrata a pele instantaneamente. Por outo lado, também fornece ácidos como o cafeico e o ascórbico, que evitam o acúmulo de líquidos na área.

Para utilizar este remédio com pepino:

  • Basta cortar algumas rodelas e colocá-las sobre os olhos até que alcancem a temperatura ambiente.
  • O efeito será ainda melhor se guardá-las na geladeira ou colocá-las alguns minutos no congelador antes de aplicá-las.

3. Bolsas de chá

O chá tem muitas propriedades quando o bebemos – por ser um bom diurético – mas também é possível usá-lo de forma externa para aproveitar seus benefícios. Além disso, contém cafeína e teína, por isso que contrai os vasos sanguíneos e reduz o inchaço. Ademais, também age prevenindo o avermelhamento.

  • Para aplicá-lo, prepare um chá como de costume, mas não jogue fora a bolsinha. Quando tiver esfriado ou esteja em temperatura ambiente, coloque-a sobre os olhos.
  • Ainda, pode colocá-la no congelador e tê-la pronta para quando precisar.
    Recomendamos usar chá negro, verde ou de camomila.

Descubra ademais: 8 máscaras esfoliantes com ingredientes caseiros

4. Experimente usar batatas se você acorda com os olhos inchados

Se você Acorda com os olhos inchados tente colocar batata

Com um poder similar ao dos pepinos, as batatas cruas têm uma boa quantidade de água e hidratam bastante. Por isso, se você acordou com os olhos inchados e não tem outra coisa em mãos, as batatas são uma boa escolha… Aproveite suas propriedades!

Para preparar este remédio deverá:

  • Corte a batata em rodelas finas e coloque-as sobre as pálpebras ou abaixo dos olhos.
  • Em seguida, deixe que atuem durante 10 minutos ou até que alcancem a temperatura ambiente.

5. Azeite de oliva

As muitas propriedades para a pele do azeite de oliva podem ajudar. Nesse caso, pode-se usá-lo como medida de prevenção, todas as noites antes de dormir.

Faça da seguinte maneira para aproveitar o remédio:

  • Coloque algumas gotas nos dedos e faça massagens circulares até que o óleo seja absorvido por completo.
  • Outras opções são os óleos de amêndoas ou de rícino, com grandes poderes hidratantes.

Se seus olhos amanheceram inchados, estes são os remédios caseiros mais efetivos que existem. Aproveite suas vantagens, sempre que tenha feito uma consulta médica primeiro.