Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo
O chocolate amargo é um os alimentos mais consumidos em todo o mundo, não só por ter um aroma agradável e um sabor delicioso, mas também porque foi comprovado que ele é muito benéfico tanto para a saúde emocional quanto para a física.
Comer chocolate pode gerar sensações de culpa em muitas pessoas que desconhecem por completo todas os seus aspectos positivos e que acreditam na falsa lenda que diz que ele “engorda”.
No entanto, todos deveriam se livrar da culpa e comer pequenas porções de chocolate amargo diariamente.
Você sabe o que acontece em seu corpo quando você come chocolate amargo?
Por ser rico em antioxidantes, o chocolate é um dos melhores alimentos para prevenir o acúmulo de radicais livres e o envelhecimento precoce das células.
Esse benefício é realmente importante, já que evita que as substâncias tóxicas se acumulem no corpo e afetem a saúde de diversas formas. Além disso, favorece a juventude das células, sendo também é recomendado para o cuidado da pele.
Imediatamente depois de consumir chocolate, os níveis de energia aumentam e isso melhora a sua capacidade de concentração nas diferentes atividades que devem ser realizadas diariamente.
Ao consumir uma porção moderada de chocolate amargo por dia, se reduzem os riscos de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares, graças ao seu alto teor de antioxidantes.
Depois de comer chocolate amargo, seu humor também irá melhorar e a depressão poderá diminuir, já que esse alimento contém um composto químico chamado anandamida, responsável por nos proporcionar uma sensação de bem-estar e melhorar o estado de ânimo.
Nesses momentos de estresse, ansiedade, angústia ou mau humor, o consumo de uma porção de chocolate amargo pode funcionar como um calmante natural para nos relaxar, já que é capaz de estimular a produção de serotonina.
O chocolate possui uma importante quantidade de flavonoides, antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta. Obviamente, não substitui a camada de proteção de um protetor solar convencional, mas ajuda a diminuir os impactos.
Outros vantagens importantes de comer chocolate amargo
Além dos principais benefícios já mencionados, o consumo de chocolate amargo em porções moderadas também tem outras vantagens que vale a pena mencionar.
- É ideal para combater e eliminar a fadiga
- Oferece uma sensação de saciedade ao corpo e evita que comamos mais calorias petiscando o tempo todo
- Por suas quantidades significativas de magnésio, ajuda a formar novas células, reparar o DNA e relaxar os músculos
- Estimula a circulação do sangue e, assim, previne problemas no coração e formação de varizes
Leia mais: 8 regras a seguir se você quiser curar as varizes
- Contém cálcio que, além de ser bom para as unhas e os dentes, também pode ajudar a prevenir problemas de osteoporose.
- Pode prevenir e combater a anemia graças a seu conteúdo de zinco.
- Mantém as articulações e tendões saudáveis, graças ao seu teor de fósforo, cálcio e agentes antibacterianos.
- O chocolate amargo é rico em flavonoides
- Pode ajudar a prevenir o câncer de cólon, problemas de colesterol e outras doenças crônicas
- Oferece gorduras saudáveis que melhoram a saúde do sistema nervoso e evitam problemas de triglicérides
- A teobromina, um componente do chocolate, pode ajudar a reduzir a atividade do nervo vago, que é o que causa os ataques de tosse
Como comer o chocolate amargo de forma saudável?
Para aproveitar 100% dos benefícios do chocolate amargo, é muito importante escolher bem e sempre consumir a versão com maior percentual de cacau possível.
Ainda que o sabor amargo não seja tão delicioso quanto o sabor doce do chocolate convencional, é nessa forma que ele concentra todos os seus benefícios.
Entretanto, você também pode optar por chocolates meio-amargos, que contêm menos benefícios, mas também têm menos açúcares refinados em comparação com as marcas mais tradicionais, às quais estamos acostumados.
Leia também: Benefícios de reduzir o consumo de açúcar para a saúde
O consumo de chocolate deve ser moderado e sempre deve-se dar preferência à sua variedade amarga para aproveitar seus benefícios.
Hoje em dia, podemos encontrar nos mercados diferentes variedades de chocolates, mas, embora sejam deliciosos, não oferecem esses benefícios e costumam estar cheios de outras substâncias que podem inclusive causar o efeito contrário no organismo.
As pessoas com um estado de saúde bom podem comer até duas porções de chocolate amargo, dependendo do tipo de dieta e do nível de atividade física que praticar.
Em casos especiais como diabetes, sobrepeso e obesidade, é importante consultar um médico antes de consumir porções diárias de chocolate.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
McShea, A., Ramiro-Puig, E., Munro, S. B., Casadesus, G., Castell, M., & Smith, M. A. (2008). Clinical benefit and preservation of flavonols in dark chocolate manufacturing. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2008.00114.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.