Açafrão com mel de abelhas: um remédio que não tem preço
O açafrão é uma especiaria muito popular em todo o mundo, cuja cor amarela não passa despercebida, além disso, proporciona um sabor muito especial aos pratos. Ao misturar o açafrão com mel, você terá um remédio sem igual.
Originário da Ásia, o açafrão ganhou um lugar especial entre os alimentos mais benéficos para a saúde. Além de possuir uma poderosa ação anti-inflamatória, também é rico em antioxidantes e outros nutrientes importantes que ajudam a prevenir e combater diversas doenças.
Por tradição, este tempero é usado na gastronomia para dar cor e sabor aos pratos. No entanto, desde a antiguidade, muitas culturas têm lhe dado diferentes usos medicinais com o objetivo de tratar e curar doenças e problemas de saúde.
Um desses remédios que tem transcendido ao longo dos anos e agora está se tornando popular é o açafrão com mel de abelhas. Trata-se de uma poderosa combinação que, devido à sua concentração de nutrientes, pode fortalecer o corpo para manter a boa saúde.
Em que consiste este remédio de açafrão com mel?
O açafrão e o mel de abelhas são dois ingredientes naturais que sempre foram utilizados graças à sua ação antioxidante, anti-inflamatório e analgésica, que pode ajudar a controlar diferentes tipos de doenças e afecções que afetam os órgãos do corpo.
Para entender melhor o quão benéfico é este remédio natural, vale a pena destacar os benefícios destes dois ingredientes.
Benefícios proporcionados pelo açafrão
O ingrediente ativo do açafrão, a curcumina, é responsável por dar a esta espécie sua cor característica e suas incríveis propriedades que beneficiam a nossa saúde.
A curcumina tem ação anti-inflamatória e analgésica que pode ajudar a reduzir diferentes tipos de dor, além de suprimir a liberação de mediadores inflamatórios.
Seus compostos antioxidantes são comparados com as vitaminas C e E, que inibem a ação dos radicais livres, que podem causar doenças crônicas, como o câncer e o envelhecimento precoce.
De um modo geral, o açafrão é usado para:
- Melhorar os sintomas da artrite e das dores musculares.
- Combate diferentes patógenos como o Sarcina, Gaffkya, Corynebacterium e Clostridium, além de alguns tipos de fungos.
- Protege o cérebro.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Tonifica e protege o fígado.
- Previne e reduz o impacto de diferentes tipos de câncer.
Benefícios proporcionados pelo mel
O complemento deste tratamento natural é o mel, ingrediente muito popular em todo o mundo devido ao seu sabor doce e suas múltiplas propriedades para a saúde.
O mel tem propriedades antissépticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e antibacterianas que têm sido investigadas durante anos para descobrir o quão benéficas podem ser para o corpo humano.
Este ingrediente é conhecido como o melhor antibiótico natural, já que está comprovado que pode destruir vários tipos de micro-organismos. Mas, além disso, o mel também pode ser usado para:
- Aliviar os sintomas da gripe e resfriados, como congestão nasal e irritação na garganta.
- Reforçar a resposta imunológica do organismo para destruir vírus e bactérias malignas.
- Tratar e prevenir infecções.
- Acelerar a cicatrização da pele.
- Regular a flora intestinal.
- Melhorar a saúde digestiva e acalmar úlceras.
Recomendamos a leitura de: Estudo científico descobre por que o mel é o melhor antibiótico natural
Como preparar o açafrão com mel de abelhas?
A combinação de açafrão com mel também é conhecida na medicina natural como “mel de ouro”.
É um remédio natural com alto poder anti-inflamatório que melhora as defesas e ajuda no tratamento de diferentes doenças.
É ideal para reduzir os sintomas da gripe, resfriado e dor nas articulações.
Ingredientes
- 100 g de mel de abelhas
- 1 colher de açafrão (15 g)
Instruções
Adicione uma colher de açafrão em pó para cada 100 g de mel de abelhas 100% orgânico.
Misture os dois ingredientes até obter uma mistura homogênea e, em seguida, despeje o remédio em um frasco de vidro com tampa.
Dose recomendada
Para tratar os sintomas da gripe e do resfriado, é recomendável tomar meia colher de chá da mistura a cada hora durante o primeiro dia e depois reduzir a dose para meia colher para cada duas horas.
Você também pode diluir em um copo de água, caso não te agrade um sabor tão doce.
Recomendações
- Este remédio deve ser evitado por quem sofre de alguma doença biliar, pois o açafrão causa a contração da vesícula biliar.
- Para tratar doenças respiratórias, recomenda-se tomar 3 colheres de sopa por dia durante uma semana inteira.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.