8 dicas para manter as panelas em perfeito estado

· 6 de setembro de 2016
Sempre que possível, tente não empilhar as panelas para evitar danificá-las. Isso impedirá que a camada protetora que ajuda a impedir que os alimentos grudem seja removida.

Quase todos concordam que arrumar a cozinha é uma das tarefas domésticas mais difíceis quando se trata de limpeza. Você tem que arrumar várias vezes por dia e isso exige muito tempo, especialmente na hora limpar as panelas e de guardar tudo.

Aqueles que gostam de cozinhar sabem dezenas de truques que facilitam a limpeza, mas outros podem se sentir sobrecarregados, sobretudo se surgem problemas ou se cometem algum erro.

Quem nunca queimou algo enquanto cozinhava e encontrou parte da comida grudada no fundo da frigideira ou da panela?

Para evitar que isso aconteça, damos 9 dicas curiosas que ajudarão você a manter suas panelas perfeitas.

Dicas para manter as panelas em perfeito estado

1. Use azeite de oliva

Azeite de oliva ajuda a limpar as panelas

Cobrir o fundo da panela com azeite de oliva é uma das maneiras mais eficazes de evitar que a comida grude. Você pode derramar um pouco no centro e espalhar com papel toalha, ou mover a panela para que o óleo deslize.

Espere até que o azeite esteja quente antes de começar a cozinhar, mas não deixe queimar!

Leia também: 10 usos alternativos para o azeite de oliva que você não conhecia

2. Coloque sal

É mais fácil que os alimentos grudem em panelas de alumínio, porque é um material mais poroso. Para evitar isso, depois de derramar o azeite, coloque um punhado de sal e espalhe por toda a superfície.

Se você perceber que jogou demais, remova o excesso com um pouco de papel ou um guardanapo antes que esquente, ou a comida ficará salgada!

3. Use vinagre de maçã

Vinagre de maçã ajuda a manter as panelas em perfeito estado

É recomendável selar as panelas e frigideiras de alumínio e outros materiais porosos antes de cozinhar, o mais fácil é cobrir o fundo com azeite e, depois de aquecê-lo, adicionar um pouco de vinagre. Deixe em fogo baixo até que evapore antes de cozinhar.

4. Use manteiga natural

manteiga natural contém nutrientes importantes para o organismo: ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, graças à sua textura oleosa, pode ser utilizada como substituto do óleo.

Unte a panela com uma colher de chá de manteiga antes de cozinhar e lembre-se de adicionar um pouco de sal. Dará o sabor ideal às suas receitas.

5. Evite utensílios de metal

Os utensílios de metal podem danificar as panelas

O metal pode arranhar a camada antiaderente das panelas, por isso é recomendável utilizar utensílios de madeira, nylon ou silicone que não arranhem a superfície e, portanto, evitem que os alimentos grudem.

6. Evite buchas e palhas de aço

As esponjas ajudam a manter as panelas em perfeito estado

Ambas podem aumentar os poros das panelas de alumínio e danificar a superfície antiaderente. Utilize esponjas macias ou panos para mantê-las em boas condições.

7. Evite armazenar uma panela sobre a outra

Evite empilhar as panelas

Se as panelas forem de teflon, não guarde-as umas em cima das outras por qualquer motivo. Este material é muito sensível a qualquer atrito e pode ser facilmente danificado.

Pode te interessar: 5 dicas para deixar suas panelas brilhando

8. Seque bem a panela antes de guardá-la

Depois de remover toda a sujeira e gordura, deixe-as secar bem ao ar livre antes de guardá-las. A umidade pode gerar mofo e, ao reutilizar as panelas, essa seria a primeira coisa a ficar presa.

Como você pode ver, o importante é garantir que a panela esteja bem limpa e seca antes de colocá-la no fogão, e manter o fundo um pouco oleoso. Com estas dicas simples, você manterá suas panelas perfeitas por muito mais tempo.