5 dicas para deixar suas panelas brilhando

· 30 de junho de 2018
Quando falamos de limpeza, muitas vezes temos as soluções em nossa própria casa sem perceber. Um exemplo claro é quando temos que limpar as panelas; você sabia que pode conseguir fazer isso com elementos do seu cotidiano?

Muitas vezes, as panelas que usamos para cozinhar ficam sujas com restos de comida que se tornam realmente difíceis de eliminar. Se você já sofreu com esse problema, certamente sabe como é frustrante. Para evitar essa dor de cabeça, compartilharemos algumas dicas para deixar as panelas brilhando.

Muitas pessoas tiveram o descuido de deixar a cozinha e se esquecer completamente das panelas no fogo. O resultado disso é geralmente uma comida queimada e uma panela desperdiçada. A partir de agora, além delas ficarem com uma aparência horrível, também será mais difícil de cozinhar nelas.

Remover essas sobras da comida – ou o que restar delas – nem sempre é uma tarefa fácil. Aqui estão algumas recomendações para facilitar esta missão.

Dicas para deixar as panelas brilhando

1. Limpar as panelas com bicarbonato de sódio

Este truque é muito eficaz para panelas de aço inoxidável que se mancharam com o tempo. Nestes casos, o que devemos fazer é colocar um pouco de água em uma esponja e adicionar um pouco de bicarbonato. Então, você precisa esfregar a panela com um pouco de força até que as manchas comecem a sair. Depois de um enxágue, ficará tão bonita que parecerá nova.

Você pode até mesmo remover as queimaduras na parte inferior com o mesmo procedimento. Para isso, no entanto, você precisará deixar a panela de molho antes de limpá-la. Em relação às muitas outras tarefas de limpeza, o bicarbonato de sódio é um elemento muito importante. Seus principais benefícios são que ele não é um agente tóxico, é econômico e biodegradável.

Panelas vermelhas

2. Remova as queimaduras da panela com bicarbonato de sódio e vinagre

É uma técnica muito semelhante à anterior. Para os benefícios listados do bicarbonato, também podemos adicionar os do vinagre. Você deve pegar um copo cheio de vinagre, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma esponja e água. Depois de ter tudo isso em mãos, siga estes passos simples:

  1. Adicione água na panela para cobrir o fundo.
  2. Adicione o vinagre e coloque-o no fogo até ferver.
  3. Quando ferver, é hora de adicionar o bicarbonato.
  4. Deixe que ele faça efeito por um minuto – não se preocupe com as bolhas – e, em seguida, despeje a água na pia.
  5. Passe a esponja na superfície a ser limpa.
  6. Para o exterior, encha o fundo de uma assadeira com vinagre e uma xícara de bicarbonato de sódio.
  7. Coloque a panela na assadeira e deixe por 24 horas.
  8. Esfregue usando a esponja com vinagre e bicarbonato.

Com este simples passo a passo, você deixará sua panela queimada linda novamente. O melhor de tudo: você irá recuperar toda a sua funcionalidade.

3. Como limpar as panelas esmaltadas

Ao contrário do aço inoxidável, essas panelas exigem alguns cuidados especiais. No entanto, remover os restos de comida delas é muito simples.

Para fazer isso, você só precisa deixar a panela por uma noite inteira com água e suco natural de limão dentro. No dia seguinte, lave-a como de costume e você verá como será fácil se livrar desses pedaços de comida presos em suas bordas e no fundo.

Leia também: Truques simples para deixar as frigideiras como novas

4. Use molho de tomate para deixar suas panelas brilhando

Você sabia que alimentos como tomates e maçãs ajudam a polir e limpar frigideiras e panelas? Isso mesmo. Um bom truque para deixar suas panelas brilhando com um pouco de ketchup ou suco de tomate consiste nas seguintes etapas:

  1. Cubra a parte queimada com ketchup ou molho de tomate.
  2. Deixe por meia hora.
  3. Lave e esfregue com uma esponja para remover qualquer resíduo restante.

A verdade é que muitos questionam o funcionamento desse método. Na verdade, dependerá da panela e do tempo de aderência da gordura. No entanto, é uma técnica que provou sua eficácia muitas vezes, então vale a pena experimentar.

Panelas brilhando

5. Limpar as panelas de porcelana

As panelas de porcelana são lindas, mas muitas vezes também são difíceis de limpar. Aqui nós daremos uma dica para limpá-las facilmente com um pouco de água e bórax, também chamado de borato de sódio.

Você só precisa limpar a panela com uma mistura de bórax (1 colher de sopa) e detergente comum (1/4 de xícara) usando uma esponja. Caso tenha deixado a panela de molho antes de limpar com água e bórax, os resultados serão ainda melhores.

Essas dicas para deixar suas panelas brilhando permitirão que você economize dinheiro em produtos caros e com efeitos prejudiciais à saúde. Experimente e aproveite os resultados!