9 receitas caseiras para controlar a colite ulcerativa

4 de abril de 2019
Assim como devemos aumentar o consumo de alimentos que nos ajudam a aliviar os sintomas da colite ulcerativa, é essencial evitar aqueles que os acentuam, como o tabaco ou o álcool.

Os tratamentos naturais são sempre benéficos. Essas receitas caseiras para controlar a colite ulcerativa mostram isso. Embora seja uma doença relativamente complicada, a qualidade de vida do paciente não precisa se deteriorar.

O que é colite ulcerativa?

A colite ulcerativa é uma inflamação do cólon que leva ao desenvolvimento de úlceras. Por isso, é uma doença crônica que requer um tratamento para toda a vida.

Um dos seus riscos é que pode desencadear um câncer colorretal. Entretanto, o atendimento médico especializado pode ser somado a ervas e frutas medicinais que ajudam a prevenir complicações ou recaídas. Assim, o contato permanente com o especialista é fundamental.

Leia este artigo: Como cuidar da flora intestinal para proteger o cólon

9 receitas caseiras para controlar a colite ulcerativa

Babosa para tratar a colite ulcerativa

Existem diferentes opções para o controle dessa patologia. As plantas anti-inflamatórias, por exemplo, relaxam o intestino irritado; as cicatrizantes permitem a recuperação da mucosa intestinal e as adstringentes controlam o excesso de fezes moles. Assim, esses remédios naturais diminuem o risco de câncer e aliviam a dor.

1. Babosa ou aloe vera

A babosa ou aloe vera é um poderoso anti-inflamatório e digestivo. Assim, para tirar proveito de seus benefícios, será o suficiente tomar uma pequena quantia por dia.

Ingredientes

  • 1 talo de babosa (o gel interno)
  • Água

Preparo

  • Primeiramente, retire o gel da folha de uma babosa, em seguida bata-o com um pouco de água para obter um líquido espesso.
  • Tome meio copo (100 ml), duas vezes ao dia (de manhã e à noite), durante quatro semanas; isso melhorará a condição do paciente.

2. Cúrcuma protetora

Graças à curcumina, seu composto ativo, a cúrcuma (ou açafrão) também tem propriedades anti-inflamatórias: reduz a secreção de ácidos e protege o estômago. Podemos usar a cúrcuma para colorir nossos pratos, ensopados, arroz, etc.

Dissolva um grama de cúrcuma em um copo de água (200 ml) e tome-o após o café da manhã para prevenir a recaída. Este procedimento deve ser repetido à noite. Além disso, também se pode optar por adicionar esse grama de cúrcuma de manhã ou à noite.

3. Suco de abacaxi para aliviar a colite ulcerativa

Um dos principais protagonistas dessas receitas caseiras para controlar a colite ulcerativa é o suco de abacaxi. A bromelina da fruta é ideal para o tratamento de doenças digestivas pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Com dois copos de suco por dia (400 ml), os pacientes com colite encontrarão grande alívio.

4. Suco de couve

Se prepararmos suco de repolho e o bebermos, o alívio da dor abdominal será imediato. Para suavizar seu sabor, podemos adicionar mel ou adoçante natural.

5. Os benefícios do gengibre para tratar a colite ulcerativa

Uma boa opção é tomar uma receita de gengibre duas vezes por dia.

Primeiramente, rale-o e deixe ferver por dez minutos. Em seguida, coe e adicione mel e o suco de um limão.

6. Chá de camomila

Infusão de camomila para aliviar a colite ulcerativa

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da camomila protegem o cólon de lesões maiores.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 2 colheres de sopa de camomila (30 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • Primeiramente, aqueça a água e, quando começar a ferver, acrescente a camomila e deixe em infusão por alguns minutos.
  • Depois de retirar do fogo, cubra e deixe esfriar; quando estiver morna, coe e adicione mel para adoçar.
  • Por fim, tome três vezes ao dia, o primeiro em jejum.

7. Água de arroz

Uma xícara de água de arroz ao acordar e outra antes de dormir ajudarão a controlar a colite ulcerativa e seus sintomas.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz (200 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)

Preparo

  • Preparar esta bebida é simples. Primeiramente, esquente a água junto com o arroz durante 25 minutos.
  • Após o tempo indicado, deixe esfriar, coe e estará pronto para beber.

8. O ferro e o fósforo das maçãs

Ricas em ferro e fósforo, as maçãs são um excelente alívio para a colite ulcerativa.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • Água (a necessária)

Preparo

  • Primeiramente, corte a maçã em pedaços pequenos e cozinhe-a em banho-maria até que ela amoleça.
  • Por fim, coma duas vezes por dia.

Você sabia? Enrolados de repolho com cenoura para doenças inflamatórias

9. Água de repolho, antioxidante

As vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras da água de repolho fazem dela um analgésico natural eficaz. Além disso, é também depurativa e anti-inflamatória, ideal para tratar a colite ulcerativa.

  • Primeiramente, ferva 10 folhas de repolho em 2 xícaras de água (500 ml). Em seguida, diminua o fogo ao mínimo por cinco minutos e o deixe descansar.
  • Depois de coar, você pode consumir duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde, por 21 dias.

Recomendações adicionais

  • O consumo de três bananas por dia também ajuda a diminuir a inflamação do cólon. Além disso, uma colher de azeite, ingerida três vezes ao dia, proporciona alívio.
  • Ácidos graxos ômega 3 reduzem os sintomas da colite ulcerativa. Se incluirmos óleo de linhaça, nozes, salmão e óleo de peixe na dieta diária, os benefícios serão imediatos.
  • O alto teor de betacaroteno da cenoura repara a mucosa intestinal danificada.

Em suma, estas receitas caseiras para controlar a colite ulcerativa diminuirão os sintomas da doença. Além disso, eles também ajudarão a melhorar a qualidade de vida em pacientes com sintomas graves.