9 fatos sobre os mosquitos que você deve saber

Os mosquitos têm preferência por pessoas do grupo sanguíneo O, assim como por quem bebe cerveja. Para combatê-los naturalmente, recomenda-se aplicar na pele algumas gotas de óleo essencial de eucalipto-cidró por exemplo.
9 fatos sobre os mosquitos que você deve saber

Última atualização: 24 Novembro, 2021

Os mosquitos estão onde menos esperamos. São muitas as pessoas que sofrem com as picadas que provocam na pele.

Hoje existem muitos produtos como loções, sprays, repelentes, pulseiras, entre outros, que prometem evitar que os mosquitos nos piquem e nos causem aquelas alergias irritantes.

No entanto, verificou-se que esses insetos desenvolvem cada vez mais resistência a muitos desses produtos. Isso nos faz pensar que alguns desses produtos já não são tão eficazes.

O mais preocupante das picadas de mosquito é que além de gerarem alergias cutâneas, também são portadoras de parasitas e doenças virais, como:

  • Dengue
  • Vírus Chikungunya
  • Vários tipos de encefalite

Lembrando que mais atenção deve ser dada a esses insetos que parecem tão insignificantes, vamos falar sobre 9 fatos sobre os mosquitos que você deve conhecer.

Verdades sobre mosquitos

Grupo sanguíneo

Quando os mosquitos nos picam, o que eles querem é absorver as proteínas que estão em nosso sangue. Nesse sentido, acredita-se que pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo O têm maior probabilidade de serem picadas por esses insetos. No entanto, não há evidências científicas a esse respeito.

Dióxido de carbono

Os mosquitos têm a capacidade de localizar suas presas graças ao seu poder de detectar o dióxido de carbono que emana da respiração. Graças a um órgão chamado palpo maxilar, localizado na mandíbula, eles podem localizar um grande mamífero que esteja a até 50 metros de distância.

Quem tem um corpo forte ou faz esforço físico deve tentar se proteger mais. Isso ocorre porque, ao exalar mais dióxido de carbono, você atrairá mais mosquitos.

Odor corporal

Cheiro corporal

Além do dióxido de carbono , os mosquitos também podem localizar mais facilmente suas vítimas, graças ao odor corporal que é exalado pelo suor. Esses odores podem ser ácido láctico, ureia e amônia.

As pessoas mais suscetíveis neste caso são aquelas que:

  1. Têm uma temperatura corporal elevada.
  2. Sofrem de febre.
  3. Praticaram esportes.

Diversas pesquisas também afirmam que certas espécies têm predileção por diferentes tipos de pH (alcalino ou ácido).

Consumo de cerveja

Uma pessoa que bebe uma única lata de cerveja pode aumentar a atração de insetos. Acredita-se que esse atrativo seja devido à presença de etanol (álcool) na cerveja, mas isso não foi comprovado.

A cor das roupas

confecções

Embora para muitos isso pareça absurdo, os mosquitos não só têm a capacidade de encontrar suas presas pelo cheiro, mas também pela cor.

Por esse motivo, sugere-se que quando uma pessoa usa roupas fora de sintonia com o ambiente, como preto, azul marinho ou vermelho, os mosquitos podem ser mais facilmente atraídos.

Gravidez

Estudos descobriram que uma mulher grávida atrai o dobro de mosquitos. Isto é porque:

  • Produz 21% mais dióxido de carbono.
  • E, além disso, sua temperatura também sobe mais do que o normal.

As bactérias

Bactérias

Os mosquitos são atraídos para as áreas do corpo onde há mais bactérias. Por esse motivo, não é de se estranhar que tendam a preferir morder os pés e os tornozelos.

Reação do sistema imunológico

Muitas pessoas acreditam que o tamanho de uma picada depende de quanto tempo o mosquito passou sugando o sangue.

No entanto, a verdade é que isso depende da reação do sistema imunológico ao veneno que se introduz na pele após a picada.

Medicina natural

Embora as empresas ainda estejam tentando desenvolver um produto que seja totalmente eficaz para repelir mosquitos, tudo ainda está sob investigação por enquanto.

  • No entanto, a American Mosquito Control Association , sugere combatê- los naturalmente na pele aplicando gotas de óleo essencial de eucalipto-cidró.
  • A outra alternativa natural é aplicar a essência de alho na pele. Porém, devido ao seu cheiro desagradável, é uma alternativa pouco utilizada.
Pode interessar a você...
Manjericão como remédio natural contra os mosquitos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Manjericão como remédio natural contra os mosquitos

Você sabia que o manjericão é muito eficaz como remédio natural contra os mosquitos? A função de repelente natural é um de seus atributos.