Tipos sanguíneos

O grupo O- é o famoso doador universal. Ele recebe esse nome porque é compatível com todos os tipos sanguíneos. Portanto, é o sangue mais requisitado pelos hospitais.
Tipos sanguíneos

Última atualização: 25 Dezembro, 2020

É essencial saber qual é o nosso tipo de sangue, também chamado de grupo sanguíneo. Existem 4 tipos sanguíneos principais: A, B, O e AB, que são determinados pela presença ou ausência de certas proteínas na superfície dos glóbulos vermelhos, algumas células do sangue.

Além disso, cada pessoa também possui um tipo sanguíneo baseado em Rh positivo ou Rh negativo, dependendo da presença ou ausência de outro antígeno ou proteína nas células vermelhas do sangue.

Como já dissemos, é muito importante que você saiba qual é o seu tipo de sangue, se quiser doar, por exemplo. Além disso, se você estiver em uma situação de emergência e precisar de uma transfusão, precisará conhecer seu grupo sanguíneo para que os profissionais de saúde possam oferecer o sangue correto.

A seguir, examinaremos mais de perto as características dos diferentes tipos de sangue.

Tipos sanguíneos: A positivo (A+)

Mulher doando sangue

O grupo A positivo é um dos tipos sanguíneos mais comuns. 1 em cada 3 pessoas é A+,  ou, o que é a mesma coisa, 35,7% da população.

As pessoas que têm o tipo de sangue A positivo podem doar sangue a outras pessoas do seu mesmo grupo e a pessoas pertencentes ao grupo AB positivo. Isso acontece porque elas compartilham o mesmo tipo de proteínas. Assim, o corpo não ataca as novas células, uma vez que as reconhece como próprias.

No caso de receber uma transfusão, as pessoas A+ podem receber sangue dos grupos A e O. Recomenda-se aos doadores deste tipo sanguíneo que doem sangue total e plaquetas.

A negativo (A-)

Nesse caso, a porcentagem de pessoas com o sangue A negativo é reduzida para 6,3%, ou seja, 1 em cada 16 pessoas na população compartilha esse grupo sanguíneo.

Para doar, elas podem fazê-lo para pessoas que possuem os seguintes tipos sanguíneos:

  • A-
  • A+
  • AB+
  • AB-

No entanto, elas só podem receber sangue de pessoas A- ou O-. Os doadores deste grupo são incentivados a doar sangue total e hemácias duplas.

Tipos sanguíneos: B positivo (B+)

Como doar sangue

8,5% da população, ou 1 em cada 12 pessoas, tem o tipo de sangue B+. Os doadores do tipo B+ podem doar para pessoas do tipo B+ e AB+. Esse grupo populacional pode receber sangue do tipo sanguíneo B ou O.

Os doadores de sangue tipo B+ podem alcançar um maior impacto com doações de sangue total e hemácias duplas.

B negativo (B-)

Continuamos reduzindo o número de pessoas, com 1 em cada 67 possuindo esse tipo de sangue, ou seja, 1,5% da população geral.

Pessoas B negativas podem ser doadoras de sangue para sangue tipo B positivo, B negativo, AB positivo e AB negativo. Como no grupo anterior, elas só podem receber sangue de pessoas com o seu mesmo tipo de sangue ou O-.

Quanto às dicas para doar, recomenda-se que pessoas B- doem sangue total ou plaquetas.

Tipos sanguíneos: O positivo (O+)

Acima do A positivo, encontramos o O positivo. É o tipo sanguíneo mais comum e representa 37,4% da população.

Pessoas O+ podem doar sangue para todos os tipos positivos de sangue. No entanto, elas só podem receber sangue de O+ ou O- . Recomenda-se aos doadores deste tipo sanguíneo que doem hemácias duplas e sangue total.

O negativo (O-)

Tipos sanguíneos

É o famoso doador universal. Ele recebe esse nome porque as pessoas com esse grupo sanguíneo são compatíveis com todos os tipos sanguíneos. Portanto, é o tipo de sangue mais demandado pelos hospitais.

A porcentagem de pessoas com o tipo sanguíneo O- representa 6,6% da população, o mesmo que dizer que 1 em cada 15 pessoas é O-.

Embora eles possam doar para qualquer um, eles só podem receber sangue de pessoas do mesmo grupo sanguíneo, O-.  Recomenda-se que eles doem hemácias duplas e sangue total.

Tipos sanguíneos: AB positivo (AB+)

AB+ é o tipo sanguíneo mais raro, com apenas 1 em cada 29 pessoas, o que significa 3,4% da população global.

Ao contrário do O-, as pessoas AB+ só podem doar para outras pessoas com o mesmo sangue AB+, mas podem receber qualquer tipo de sangue, o que as leva a serem classificadas como receptoras universais.

AB negativo (AB-)

Este grupo constitui o mais raro de todos os tipos sanguíneosApenas 0,6% da população o possui. O tipo de sangue AB- pode doar para AB- e AB+, e pode receber de todos os tipos sanguíneos negativos.

Doadores de sangue tipo AB- têm a recomendação de doar plaquetas e plasma.

Pode interessar a você...
Mitos e verdades sobre doar sangue
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mitos e verdades sobre doar sangue

Neste artigo, compartilharemos os mitos e verdades mais desconhecidos sobre doar sangue. Desta forma, cada pessoa pode tomar uma decisão consciente.



  • Crf-am, R. T. S., Itannan, R., & Negro, A. R. (2010). Hemograma completo. Nursing.
  • Suarez, A. (2017). Grupos Sanguíneos. Catedra de Fisiologia I.
  • Montalvo Arenas, C. E. (2010). Tejido Sanguineo. Universidad Nacional Autonoma de México.