9 alimentos que ajudam a queimar gordura

4 de julho de 2017
Existem alimentos que ajudam a queimar gordura que, como o aipo, requerem mais energia para processá-los, em comparação com as calorias que fornecem, por isso nos ajudam a perder peso.

Quer perder peso aproveitando os benefícios dos alimentos? Está cansada de fazer dietas super restritivas que te deixam com fome? Para isso, o melhor é escolher um cardápio variado e rico em alimentos que ajudem a queimar gordura.

Você precisa saber que a natureza nos oferece uma grande variedade de alimentos que ajudam a queimar gordura e que facilitam o processo de perda de peso.

Lembre-se de que você não deve abusar em nenhum momento e sempre é bom contar com a assessoria de um médico ou de um nutricionista. Caso tenha alguma doença, procure consultar sempre os dois profissionais.

Além disso, em qualquer caso, lembre-se de que não existem remédios milagrosos. Portanto, você deve sempre combinar o consumo desses alimentos à uma dieta equilibrada e uma vida saudável em que você pratica exercícios físicos de forma regular.

Alimentos que ajudam a queimar gordura

1. Ovos

Incluir ovos na alimentação diária pode ajudar a queimar gordura

O primeiro dos alimentos que ajudam a queimar gordura é o ovo. Talvez você pense que por causa da gema é uma má opção. No entanto, além de proporcionar muitos benefícios e ter um baixo custo, é uma das fontes de proteína mais importantes.

É uma boa ideia substituir os cafés da manhã muito calóricos por ovos servidos de diferentes formas. Lembre-se de não consumir mais do que dois ovos por dia.

As melhores receitas incluem vegetais e uma mínima porção de gorduras. Você pode consumir só as claras se preferir se manter longe de qualquer gordura, embora não seja necessário.

Pode te interessar: Benefícios de comer ovo regularmente e como prepará-lo

2. Aipo

O aipo reduz a gordura no organismo e nos fornece um alto teor de água e fibras que permitem uma rápida digestão dos alimentos.

Ao consumi-lo em bebidas com frutas ricas em vitamina C, sopas e saladas, você pode aproveitar melhor suas características depurativas e laxativas.

Este é um dos melhores alimentos para favorecer a queima de gordura porque o corpo queima mais calorias do que as obtidas para processá-lo.

Por seus benefícios, recomendamos que você sempre tenha alguns ramos de aipo em casa. Por ser um dos vegetais mais fáceis de cultivar, você pode economizar bastante se decidir ter uma pequena horta em casa.

3. Alimentos picantes

Talvez você não tenha ouvido falar da grande vantagem dos alimentos picantes de queimar gordura.

Você precisa saber que esses alimentos são ricos em antioxidantes e vitamina C. A capsaicina que eles contêm ajuda a diluir a gordura que se acumula no corpo.

Não é necessário consumir alimentos muito picantes. Você pode adicionar uma pimenta em suas receitas pra aproveitar os benefícios sem que o sabor fique muito forte.

4. Chá verde

O chá verde pode ajudar a queimar gordura

O chá verde é o mais recomendado da lista de alimentos que ajudam a queimar gordura. O ideal é consumir de 3 a 4 xícaras diárias.

Suas características como antioxidante ajudam a depurar o organismo e a acelerar o metabolismo.

Caso o sabor da bebida seja muito amargo ou você não goste, use-a como base de suas bebidas.

5. Iogurte

Conhecido há séculos, diz-se que os gregos mantinham seus corpos magros consumindo este alimento.

Mas claro, não vale qualquer iogurte. Para realmente perder peso e queimar gordura é preciso escolher um iogurte natural pobre em gorduras e livre de açúcares e conservantes.

Infelizmente, isso não é tão simples, pois muitas marcas comerciais incluem estes dois elementos, por isso, você deve sempre analisar os rótulos com as informações nutricionais.

Se você não gosta do sabor do iogurte natural, você pode adicionar um pedaço de fruta fresca ou uma colher de chá de mel.

Leia também: Como preparar iogurte caseiro?

6. Peixe

Comer peixes pode ajudar a queimar gordura corporal

Este é outro dos alimentos que ajudam a queimar gordura corporal. As melhores opções são:

  • Atum
  • Salmão
  • Truta
  • Anchova
  • Sardinha

Essas espécies de peixe aceleram o metabolismo e são ricas em ácidos graxos ômega 3, por isso combatem o acúmulo de gordura nas veias e artérias.

7. Leite de soja

As proteínas do leite de soja o tornam um dos alimentos ideais para queimar gordura, pois fazem com que nos sintamos saciados, ao mesmo tempo em que fornecem cálcio e vitaminas.

O leite de soja tem a vantagem de ser fácil de combinar, por isso você pode:

  • Batê-lo com uma fruta para dar sabor.
  • Usá-lo como base para suas bebidas.
  • Acompanhá-lo com cereais integrais como a aveia.

8. Cereais integrais

Que tipo de cereais você incorpora à sua alimentação diária? A maioria costuma optar pelos cereais refinados como o arroz branco ou o macarrão comum.

Sempre é mais recomendável usar opções mais saudáveis, tais como:

  • Arroz selvagem ou integral
  • Milho
  • Trigo integral
  • Aveia

Além disso, priorizar as versões integrais é melhor pelo fato do organismo usar o dobro de energia para digeri-las. Isso faz com que a queima de gorduras corporal continue.

Não é recomendável a opção refinada, e menos ainda os que contenham algum tipo de adoçante, já que não são eficazes como alimentos que ajudam a queimar gordura.

9. Frutas

Comer frutas regularmente pode ajudar a queimar gordura

As frutas são alimentos ricos em antioxidantes e vitamina C. São imprescindíveis em qualquer dieta, já que a maioria contêm grandes quantidades de água.

Apesar de muitas conseguirem nos ajudar a diminuir os níveis de gordura corporal, as melhores são:

  • Melão
  • Melancia
  • Cítricos (toranja, laranja, limão)
  • Mamão
  • Maçã
  • Uva

No entanto, algo com o qual você precisa ter cuidado é a quantidade. Você não ganhará peso por comer muita fruta, mas pode comprometer seus níveis de açúcar no sangue ao cair nos excessos.

Considerações

Não há ingredientes milagrosos. Nenhum alimento fará você perder peso pelo simples fato de consumi-lo. Nesse sentido, você deve levar em conta que somente uma dieta balanceada, boa hidratação e exercícios físicos regulares poderão te ajudar a perder peso de forma eficaz.

Esses alimentos, ricos em fibras ou proteínas, te ajudarão a ativar seu metabolismo e a te saciar.

No entanto, perder peso é um esforço integral que você deve fazer para alcançar seu objetivo.

  • Wal, J. S. V., Gupta, A., Khosla, P., & Dhurandhar, N. V. (2008). Egg breakfast enhances weight loss. International Journal of Obesity. https://doi.org/10.1038/ijo.2008.130
  • Wall, R., Ross, R. P., Fitzgerald, G. F., & Stanton, C. (2010). Fatty acids from fish: The anti-inflammatory potential of long-chain omega-3 fatty acids. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2010.00287.x
  • Beck, E. J., Tosh, S. M., Batterham, M. J., Tapsell, L. C., & Huang, X. F. (2009). Oat β-glucan increases postprandial cholecystokinin levels, decreases insulin response and extends subjective satiety in overweight subjects. Molecular Nutrition and Food Research. https://doi.org/10.1002/mnfr.200800343
  • Lejeune, M. P. G. M., Kovacs, E. M. R., & Westerterp-Plantenga, M. S. (2003). Effect of capsaicin on substrate oxidation and weight maintenance after modest body-weight loss in human subjects. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1079/BJN2003938
  • Westerterp-Plantenga, M. S., Lejeune, M. P. G. M., & Kovacs, E. M. R. (2005). Body weight loss and weight maintenance in relation to habitual caffeine intake and green tea supplementation. Obesity Research. https://doi.org/10.1038/oby.2005.142
  • Han, S. F., Jiao, J., Zhang, W., Xu, J. Y., Zhang, W., Fu, C. L., & Qin, L. Q. (2017). Lipolysis and thermogenesis in adipose tissues as new potential mechanisms for metabolic benefits of dietary fiber. Nutrition. https://doi.org/10.1016/j.nut.2016.05.006