9 alimentos que eliminam a gordura abdominal

25 Agosto, 2020
Quando queremos perder peso, procuramos alimentos que podem nos ajudar a alcançar nosso objetivo. Aqui estão algumas opções.

Você está procurando alimentos que eliminem a gordura abdominal para perder os quilos extras que tanto te incomodam? Nesse caso, a primeira coisa que você deve saber é que, para atingir seu objetivo e obter ganhos em saúde, o mais importante é que você aprenda a escolher melhor o que consome diariamente.

Você não deve apenas observar a quantidade de comida em cada refeição e lanche, mas também a contribuição nutricional dos diferentes alimentos e como combiná-los para obter um benefício real. Dessa forma, você vai começar a tomar melhores decisões e, é claro, vai melhorar seus hábitos alimentares.

O que dizem os especialistas em nutrição?

Especialistas em dieta e nutrição esclarecem que não existem alimentos que queimam gordura. Mesmo que vários alimentos e suplementos comercializados indiquem o contrário, no final, não há nada tão benéfico quanto uma boa alimentação quando se trata de perder peso.

É importante manter a variedade na dieta para aproveitar os nutrientes e benefícios que os diferentes tipos de alimentos oferecem.

Se uma pessoa depende apenas do consumo de um suplemento ou comestível, ela pode perder peso, mas o custo para sua saúde será alto a longo prazo, porque ela não estará ciente do que é melhor para seu corpo nem de como fornecer isso.

Por outro lado, uma pessoa que decide adotar um estilo de vida totalmente saudável (não apenas em termos de dieta, mas também em relação a exercícios e hidratação) obterá múltiplos benefícios em seu dia a dia e terá mais facilidade para manter um peso saudável, de acordo com seu índice de massa corporal e necessidades particulares.

Muitos se perguntam: é possível recorrer a suplementos para a “queima de gordura”? Sim, mas isso não é algo essencial. Tudo vai depender do caso e das necessidades de cada organismo. O mais recomendável é seguir as instruções do médico ou nutricionista.

9 alimentos que eliminam a gordura abdominal

Mais do que alimentos que eliminam a gordura abdominal, vamos recomendar alimentos leves que você pode incluir em uma dieta equilibrada para, assim, favorecer a perda de peso de uma forma saudável.

Lembre-se de que você não precisa se privar de outros alimentos, nem basear sua dieta apenas nas recomendações a seguir. Inclua-os, mas sempre mantenha a variedade e a moderação.

1. Toranja

A toranja é um dos alimentos que elimina a gordura abdominal, desde que seja consumida dentro de uma dieta equilibrada.

Todas as frutas são recomendadas para manter uma dieta equilibrada. Agora, aquelas que são ricas em água, como a toranja, podem nos ajudar a ficar bem hidratados ao longo do dia, evitando, assim, o consumo de bebidas industriais que não apenas favorecem o ganho de peso, devido ao seu teor de açúcar, mas também a retenção de líquidos por seu teor de sódio.

Em um estudo publicado em 2006, os pesquisadores apontaram que a relação entre a toranja e a perda de peso ainda é incerta, mas acredita-se que essa fruta talvez possa trazer alguma contribuição no âmbito de uma dieta equilibrada.

2. Alface romana

Devido ao seu alto teor de água e fibras, a alface contém poucas calorias. Por isso, é um alimento que pode nos ajudar a saborear refeições leves, em uma dieta para eliminar a gordura abdominal.

3. Gengibre

Devido ao seu efeito anti-inflamatório, o gengibre é um alimento que pode nos ajudar a manter uma forma mais elegante. Atenção: o gengibre, por si só, não é capaz de nos fazer perder peso, mas pode nos ajudar a ter refeições saudáveis, saborosas e leves.

Descubra: Salada detox com espinafre, frutas e germinados

4. Feijão branco

O feijão branco contém fibras e proteínas, portanto você não precisará comer grandes quantidades para ficar satisfeito. Ao comê-los, você evitará repetições desnecessárias e o consumo de alimentos entre as refeições (o que pode contribuir para a perda de peso).

5. Pinhões

Os pinhões são sementes deliciosas que você pode começar a incluir em seus pratos e lanches (com moderação) para saciar o apetite e evitar comer fora de hora. São ricos em calorias e também muito nutritivos.

6. Peito de frango, o rei dos alimentos que eliminam a gordura abdominal

Existem muitas maneiras saudáveis ​​de saborear um peito de frango delicioso.

O peito de frango é um alimento que pode ajudar a eliminar a gordura abdominal e manter um peso saudável. Esse tipo de carne é rica em proteína e contém quase nenhuma gordura e carboidratos. Embora tudo dependa de como você o prepara e com quais ingredientes você o acompanha, é claro.

7. Clara de ovo

A clara de ovo é um dos ingredientes básicos de qualquer dieta equilibrada. É uma excelente fonte de proteína, tem poucas calorias e gorduras, e é rica em água.

Por sua vez, a gema de ovo é rica em calorias, gordura e colesterol. Apesar disso, você não deve se privar do ovo inteiro, já que a gema também é rica em ferro, zinco, vitamina A, D, E e B12.

Nossa recomendação é que você inclua em seu café da manhã uma omelete com um ovo inteiro, outra clara de ovo e vegetais.

Você pode estar interessado: Adicione estes ingredientes aos seus ovos mexidos e surpreenda a todos

8. Abacate

Como é uma fruta rica em ácidos oleicos, o abacate vai trazer saciedade mesmo consumido em menor quantidade. Por isso, pode ajudar a reduzir porções sem passar fome. Além do ácido oleico, o abacate é rico em vitamina C, vitamina E e vitamina B.

9. Aveia

A rainha dos cereais é uma excelente aliada da saúde, dada sua contribuição nutricional e seu alto teor de fibras. Nos ajuda a manter um bom trânsito intestinal e um peso saudável, entre muitos outros benefícios.

O ideal é sempre comer de forma saudável

Lembre-se de que uma dieta variada, baseada em alimentos nutritivos e saudáveis, vai te aproximar da forma desejada e de um estilo de vida que possa proporcionar maior bem-estar diariamente.

Por isso, procure saborear esses alimentos que eliminam a gordura abdominal sempre no contexto de uma dieta equilibrada, para aproveitar ao máximo seus benefícios e não negligenciar sua saúde em nenhum momento. Claro, lembre-se sempre de seguir as instruções do seu médico ou nutricionista.

  • Hita, M. G., Rodríguez, A. S. S., Maldonado, S. M. R., & Cerda, A. P. (2001). Obesidad y diabetes mellitus tipo 2. Investigación En Salud.
  • Fulgoni, V. L., Dreher, M., & Davenport, A. J. (2013). Avocado consumption is associated with better diet quality and nutrient intake, and lower metabolic syndrome risk in US adults: Results from the National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2008. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-12-1
  • Silver, H. J., Dietrich, M. S., & Niswender, K. D. (2011). Effects of grapefruit, grapefruit juice and water preloads on energy balance, weight loss, body composition, and cardiometabolic risk in free-living obese adults. Nutrition and Metabolism. https://doi.org/10.1186/1743-7075-8-8