8 usos cosméticos do sal que você desconhece

· 3 de outubro de 2015
Você sabia que o sal pode ajudar você a se desfazer da celulite? Mesmo que seu consumo favoreça sua aparição, se for utilizado de forma tópica pode ajudar a eliminar a celulite.

O sal é um condimento cujas propriedades, além de serem muito conhecidas no mundo gastronômico, podem ser aproveitadas no campo estético.

O consumo excessivo destes ingredientes está associado com diferentes problemas de saúde. Por isso, hoje em dia recomenda-se seu uso limitado em tudo o que está relacionado à dieta.

A boa notícia é que seus usos cosméticos são muito variados e representam uma grande alternativa para poder usá-lo sem causar danos ao organismo. Hoje iremos compartilhar 8 deles para que você possa usá-lo de outro jeito.

1. Esfoliante corporal

Esfoliantes para a pele com sal

A esfoliação é um tratamento muito especial para a pele, já que através deste procedimento podemos eliminar as células mortas e outras impurezas que vão se acumulando como resultado da exposição ao sol e da poluição ambiental.

Assim, o sal é um ingrediente 100% natural que substitui os esfoliantes comerciais carregados de químicos agressivos.

Leia também: Como preparar um esfoliante com aspirina e mel

Como fazer?

  • Primeiramente, prepare uma mistura de uma colher de sal com uma colher de azeite de oliva e, em seguida, aplique enquanto toma banho, massageando todas as partes do corpo que deseja esfoliar.

2. Cachos no cabelo

Alguns cachos naturais no cabelo mudam um pouco seu look e nos faz parecer mais relaxados. Consegui-los nem sempre é simples e quase sempre requer um produto complementário para dar forma ao cabelo.

Uma solução de água com sal cria um spray natural para conseguir um cabelo ondulado e fresco.

Como fazer?

  • Primeiramente, dissolva uma colher de sal (10 g) em meio copo de água (100 ml) e, em seguida, borrife por todo o cabelo, franzindo o cabelo para cima para que forme as ondas.

3. Eliminar a caspa

A caspa é o problema capilar mais comum que qualquer pessoa pode sofrer e, além de ser muito incômodo, também é muito antiestético.

O tipo grosso favorece a renovação celular do couro cabeludo e também facilita a eliminação de pele morta.

Como fazer?

  • Primeiramente, pegue uma boa quantidade sal grosso e aplique por todo o cabelo com suaves massagens circulares para esfoliar.
  • Em seguida, deixe atuar por 5 minutos e enxágue com água morna abundante.

Recomendamos ler também: Conselhos efetivos e fáceis para combater a caspa

4. Clareamento dental

Clarear os dentes com sal

Eliminar as manchas amareladas dos dentes é possível com um pouco de sal. Seus componentes limpam profundamente e facilitam a eliminação de impurezas que provocam este tom antiestético.

Como fazer?

  • Primeiramente, prepare uma pasta com duas partes de sal e bicarbonato de sódio e, em seguida, use-a para escovar os dentes durante 3 minutos.

Confira também: Produtos naturais que ajudarão a clarear os dentes

5. Combater a acne

A acne é um transtorno cutâneo que afeta a saúde da pele e a autoestima de quem tem que lidar com o problema.

Este ingrediente tem a capacidade de manter limpos os poros da pele e de limitar a produção de gordura.

Como fazer?

  • Primeiramente, umedeça um pouco de sal com água ou azeite e, em seguida, aplique-o de forma de direta nas partes afetadas, sobre as espinhas e cravos.

6. Unhas perfeitas

Suas propriedades adstringentes também são uma boa solução para eliminar o tom amarelado ou opaco que afeta a aparência das unhas, assim como sua beleza.

Como fazer?

  • Primeiramente, misture uma colher de sal com uma de bicarbonato de sódio e o suco de um limão. Em seguida, submerja sua unhas de imediato durante alguns minutos e repita o tratamento regularmente.

7. Banho de sal

Banho de sal

O uso deste ingrediente durante o banho é ideal para desinflamar e relaxar todo o corpo. Utilizando, especialmente o sal marinho, podemos fazer do banho uma terapia alternativa para aliviar os músculos cansados.

Por seu alto conteúdo de sulfato de magnésio, o sal marinho tem uma ação anti-inflamatória e facilita a eliminação de calos nos pés e nas mãos.

Como fazer?

  • Primeiramente, adicione uma xícara de sal marinho (240 g) na água de uma bacia e, em seguida, submerja pés e mãos durante 20 minutos. Não passe deste tempo, pois pode apresentar efeito contrário.

8. Reduzir a celulite

Eliminar a “pele de laranja” não é simples, mas um ingrediente tão econômico e fácil de ser utilizado como o sal pode ajudar.

Como fazer?

  • Primeiramente, prepare uma mistura de sal com um pouco de óleo de coco e, em seguia, utilize para realizar massagens nas áreas afetadas pela celulite. Deixe atuar por minutos e lave com água fria.