8 simples dicas para cuidar da saúde

· 19 de janeiro de 2019
Muitas pessoas ignoram os avisos que o corpo envia na hora de descansar, contudo, dormir também é fundamental para cuidar da saúde.

O corpo sempre fala, basta saber interpretá-lo. Estas dicas para cuidar da saúde farão com que se sinta melhor a cada dia.

Sem importar o quão ocupado esteja, é importante dedicar ao corpo e a mente um tempo.

O trabalho, as responsabilidades diárias e o estresse estão presentes no dia a dia, mas é possível lidar com eles.

A saúde é como um tesouro que deve ser apreciado e mantido a salvo do estresse e doenças. Aprenda a cuidar da saúde com estas 8 dicas!

8 dicas para cuidar da saúde

1. Faça 45 minutos de cardio por dia

Seu corpo é seu templo e por isso deve cuidá-lo sempre. Exercitar-se 45 minutos por dia será suficiente para notar mudanças no rendimento físico.

O cardio é o melhor exercício para manter o coração saudável, assim como para oxigenar o cérebro.

  • A falta de exercício produz doenças que afetam o sistema cardiovascular, o metabolismo e sistema nervoso central; assim que coloque-se em movimento!

Leia também: Opções de cafés da manhã saudáveis

2. Coma mais frutas e verduras

As frutas, verduras e vegetais são ricas em nutrientes e vitaminas necessárias para o corpo. Caso queira uma alimentação balanceada, poderá encontrar quase todos os requerimentos nutricionais nestes alimentos.

  • Os vegetais verdes têm alto teor de fibras e vitamina A.
  • As frutas cítricas são ricas em vitamina C e algumas verduras contêm ácido fólico e vitaminas A, C e K.

O melhor será consumir frutas e vegetais frescos em boas quantidades. Tente fazer com que a porção de vegetais seja a maior em sua refeição.

Consuma as frutas inteiras ao invés de ingerir os sucos: assim manterá uma maior quantidade de propriedades benéficas.

Frutas e verduras para cuidar da saúde

3. Reduza o consumo de açúcar

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes no mundo aumentou de 108 milhões em 1980 a 422 milhões em 2014. Uma cifra bastante alarmante.

O consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas de obesidade e diabetes a nível mundial. Não recomendamos retirá-la completamente da dieta, mas sim reduzir as quantidades.

4. Reduza o consumo de gorduras ruins

Consumir gorduras saturadas e trans em excesso é prejudicial para a saúde. Tente regular o consumo de carnes vermelhas, manteiga, manteiga vegetal e frituras.

Isso manterá os níveis de colesterol e triglicerídeos controlados.

Lembre-se que ter esses níveis elevados aumenta o risco de sofrer doenças cardiovasculares e coronárias. Cuide de seu coração!

5. Tome 2 litros de água diários

Manter-se hidratado todo o dia ajudará o corpo absorver os nutrientes de maneira eficiente. Além disso, contribuirá com a oxigenação dos músculos e cérebro, assim como manterá ativo o sistema digestivo.

Ademais, a hidratação permite a pele permanecer mais saudável e bonita.

Tome água para cuidar da saúde

6. Descanse

Dormir entre 7-8 horas por dia e tirar descansos curtos durante a rotina diária, encherá o corpo de energia, bem como permitirá seu correto funcionamento.

Nosso corpo precisa repor-se da atividade diária e a melhor maneira de fazê-lo é por meio do descanso.

Definitivamente esta é uma das dicas para cuidar da saúde mais importante: tire um cochilo quando seu corpo pedir. 

Veja também: 6 rotinas para descansar melhor 

7. Afaste-se do estresse

O estresse é um dos principais detonantes de doenças como a hipertensão, problemas digestivos, dores musculares, bem como afeta o sistema imune.

Por isso, tente evitar pensamentos estressantes e tome um descanso mental da rotina diária; não deixe que te consuma.

8. Exercite a mente

Assim como o corpo, a mente também precisa estar em forma. Para seu bem-estar realize exercícios de meditação e respiração. Inclusive é possível ativar os neurônios com jogos de lógica.

Ler, fazer palavras cruzadas e brincar com jogos de tabuleiro, ajudarão a manter o cérebro ativo e trabalhando eficientemente.

A saber, o corpo e a mente devem estar em harmonia, por isso, exercite ambos.

Em conclusão, caso tenha sentido mal-estares ultimamente ou acredita que suas condições físicas e mentais possam estar ao máximo; não se esqueça destas dicas para cuidar da saúde.

Portanto, basta alguns poucos minutos por dia para trabalhar o bem-estar. Acompanhar a rotina diária com bons hábitos te encherá de energia e vitalidade.

E você? O que tem feito para cuidar da saúde?

  • American Diabetes Association. (2014). Diagnosis and classification of diabetes mellitus. Diabetes care37(Supplement 1), S81-S90.
  • Booth, F. W., Roberts, C. K., & Laye, M. J. (2012). Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Comprehensive Physiology2(2), 1143.
  • Fonseca Villamarin, M. E., Maldonado Hernández, A., Pardo Holguín, L., & Soto Ospina, M. F. (2007). Adolescencia, estilos de vida y promoción de hábitos saludables en el ámbito escolar. Umbral científico, (11).
  • Jiménez-Torres, M. G., Martínez Narváez, P., Miró Morales, E., & Sánchez Gómez, A. I. (2008). Bienestar psicológico y hábitos saludables:¿ Están asociados a la práctica de ejercicio físico?