4 exercícios que ajudam no funcionamento do coração

Atualmente, temos a possibilidade de realizar muitas modalidades esportivas. Aquelas classificadas como aeróbias são muito boas para prevenir doenças cardíacas. Quais são?
4 exercícios que ajudam no funcionamento do coração

Última atualização: 12 Maio, 2021

Há uma série de exercícios que ajudam diretamente o funcionamento do coração. São comumente chamados de “exercícios cardiovasculares” ou “aeróbicos” e oferecem enormes benefícios à saúde, entre os quais se destacam aqueles relacionados à saúde cardiovascular. 

Esses exercícios não se baseiam na força física, mas na capacidade de oxigenação do corpo. Portanto, são classificados como de baixa ou média intensidade. Uma das suas principais características é que ajudam a queimar calorias com facilidade.

Conforme detalhado em uma publicação no Manual do MSD, quando os exercícios aeróbicos são realizados de forma regular, o coração se fortalece e a probabilidade de sofrer doenças relacionadas a ele é reduzida. Portanto, se o seu objetivo for melhorar a saúde do coração ou do corpo em geral, não hesite em ler o que contaremos a seguir.

Exercícios que te ajudam no funcionamento do coração

Exercícios que te ajudam no funcionamento do coração

Alguns exercícios que ajudam no funcionamento do coração são muito simples e provavelmente você já os conhece. Para adultos, a Organização Mundial de Saúde recomenda dedicar 150 minutos por semana para exercícios moderados, ou 75 minutos por semana se o trabalho for intenso. Estas são algumas alternativas…

1. Caminhada

A caminhada é um dos principais exercícios que auxiliam o funcionamento do coração. Como explica um artigo da Harvard Health Publishing, é uma atividade de muito baixo impacto que também ajuda a liberar a tensão emocional, pois conecta você com a natureza.

É, sem dúvida, uma atividade altamente recomendada, pois reduz a pressão arterial, aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro e fortalece o coração, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Lifestyle MedicineAlém disso, permite descobrir novos percursos e até fazer amigos.

  • Para realizá-la, nenhum requisito é especificado em termos de condição física. No entanto, é altamente recomendável começar devagar e aumentar a demanda progressivamente.
  • Sua prática geralmente não acarreta nenhum risco. Pelo contrário, caminhar é uma atividade muito agradável e às vezes você pode até esquecer que está se exercitando.

2. Natação

A natação contribui para o funcionamento do coração

A natação é uma atividade muito completa. Segundo estudo publicado pela BioMedical Engineering OnLine, sua prática regular favorece grandes mudanças para a saúde dos indivíduos com sobrepeso.

Essas alterações incluem pressão arterial mais baixa e melhor oxigenação do cérebro. É por isso que é uma ótima alternativa se você quiser fortalecer o seu coração.

Além disso, nadando, você pode trabalhar quase todos os músculos do corpo, portanto, eles são tonificados. Claro, também representa uma forma de exercício cardiovascular. 

Este esporte, assim como a caminhada, tem um impacto muito baixo, por isso é recomendado para todas as pessoas, crianças e adultos. Da mesma forma, deve-se destacar que, se tivermos uma lesão e precisarmos fazer uma atividade que não seja muito prejudicial às articulações, é uma opção altamente recomendada.

3. Ciclismo

Andar de bicicleta é um tipo ideal de exercício para aumentar a resistência e fortalecer o coração, porque envolve esforço contínuo, em vez de uma grande demonstração de força. Isto é afirmado em um estudo publicado pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.

Existem algumas variantes, como fazer uma bicicleta ergométrica na academia ou ingressar nas aulas de spinning, que têm uma intensidade muito maior. Garantimos que nestas sessões você suará muito. Pode ser praticado sozinho ou em grupo, embora em grupo seja sempre mais divertido e te motive muito mais. 

Não obstante, a não ser que o spinning seja direcionado a idosos, não é recomendado para eles, justamente pela alta demanda que sua prática exige.

4. Ioga

Yoga

Outra alternativa para promover a saúde cardiovascular é incluir disciplinas como ioga na sua rotina. Por que isso ajuda a função cardíaca? Em primeiro lugar, a ioga implica a realização e manutenção de certas posturas em um determinado tempo, ou seja, é uma obra de resistência.

Além disso, essa atividade permite liberar a tensão emocional e o estresse, que é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Até mesmo estudos como o publicado pelo European Journal of Preventive Cardiology em 2004 destacam a importância da ioga para a saúde cardiovascular.

Outras atividades benéficas para o coração

Existem outros tipos de exercícios que ajudam no funcionamento do coração, pois ajudam a distribuir o sangue com mais facilidade por todo o corpo. Portanto, eles não envolvem um grande esforço.

Alguns desses exercícios são golfe, tênis, futebol e basquete. Em relação a estes últimos, deve-se destacar que podem ser prejudiciais às articulações, por isso não são recomendados para todas as pessoas.

Precisamente, um fator determinante para a escolha de uma disciplina serão as condições e os objetivos de cada um. Para fazer uma escolha adequada, é altamente recomendável consultar um profissional de saúde e atividade física.

O ideal é escolher uma atividade que te agrade e que te motive, para que você possa incluí-la na sua rotina sem muito esforço. Da mesma forma, é fundamental que se adapte ao seu estilo de vida e que possa ser praticado nos horários que você tiver disponível.

Sempre há opções e, como vimos, muitos exercícios que ajudam e fortalecem o funcionamento do coração. Mesmo caminhando 30 minutos por dia pode valer a pena. Simples demais para não tirar vantagem disso, certo?
Pode interessar a você...
Dicas para cuidar bem do coração
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dicas para cuidar bem do coração

Devemos cuidar da saúde integral de nosso corpo e especialmente cuidar do bom funcionamento de nosso coração. É por isso que devemos