Exercícios para as varizes

13 Setembro, 2020
Embora o exercício não possa "curar" magicamente as varizes, sua prática é benéfica e contribui para o tratamento e o alívio. Hoje, vamos compartilhar algumas opções fáceis e interessantes.
 

Os exercícios para as varizes são um complemento recomendado ao tratamento prescrito pelo médico. Embora nem toda técnica e intensidade seja adequada para quem tem esse problema, em geral, o exercício é uma prática recomendada para os pacientes.

Quando praticado com regularidade, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aliviando a sensação de peso e inchaço, três sintomas que costumam causar mal-estar e desconforto.

Embora os exercícios diários não façam com que as varizes desapareçam completamente, eles podem ajudar muito no alívio dos sintomas e na prevenção de outras formas de desconforto, algo que um estilo de vida sedentário nunca conseguiria.

O que são as varizes?

As varizes são uma das doenças circulatórias mais comuns, principalmente entre as mulheres. No entanto, os homens também podem ter esse problema. Na verdade, como comenta Paul V Tisi, um profissional do Hospital de Bedford, no Reino Unido, em uma publicação do BMJ Clinical Evidence, as varizes afetam 40% dos adultos. 

Elas ocorrem quando as válvulas unidirecionais param de funcionar bem e as paredes das veias perdem a elasticidade. Como resultado, o sangue se acumula nas veias e ocorre o seu aumento característico.

Fatores como ficar na mesma posição por muito tempo, manter um estilo de vida sedentário, estar com sobrepeso ou estar grávida estão associados a esse problema.

No entanto, várias opções de tratamento estão disponíveis atualmente, incluindo mudanças no estilo de vida, uso de meias de compressão, laser endovenoso, escleroterapia por injeção, ablação por radiofrequência, entre outros.

 
Pessoa com varizes nas pernas
A escolha entre um tratamento ou outro contra as varizes vai depender de cada paciente. Portanto, é importante ter a opinião de um profissional.

Leia também: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

Exercícios para as varizes

Os exercícios para as varizes são benéficos quando feitos com cautela. A atividade física moderada regular pode ajudar a combater a inflamação e as dificuldades circulatórias. No entanto, o superaquecimento ou o esforço excessivo podem, pelo contrário, ser prejudiciais.

Portanto, o Centro para a Restauração das Veias (CVR, da sua sigla em inglês) recomenda a escolha de atividades com baixo impacto físico, como as discutidas a seguir.

Caminhar, um dos melhores exercícios para as varizes

Um dos fatores que influenciam o aparecimento das varizes é o sedentarismo. Ficar muito tempo sentado ou sem mover as pernas pode causar problemas circulatórios e, com o tempo, influenciar o surgimento das varizes.

Em resposta a isso, caminhar se torna uma das melhores maneiras de se exercitar. Primeiro, porque ajuda a alongar e fortalecer os músculos da panturrilha, o que estimula o fluxo sanguíneo. Por outro lado, porque contribui para manter um peso saudável e não causa um forte impacto nas articulações.

 

Basta caminhar durante 30 minutos por dia, cinco dias por semana, para obter seus benefícios. Você pode dar um passeio no parque, ir fazer compras ou a qualquer outro lugar caminhando.

Sair para caminhar
Uma caminhada diária de 30 minutos pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e o peso. Portanto, é uma atividade saudável contra as varizes.

Afundo

Os especialistas em varizes da Clínica de Tratamento de Veias (Vein Treatment Clinic) aconselham a realização de exercícios de afundo como parte de suas rotinas de exercícios para as veias. Este exercício ajuda a trabalhar os músculos da parte inferior do corpo, especificamente os pés e panturrilhas, o que promove a circulação.

Para realizá-lo, fique de pé com as pernas abertas. Dê um passo à frente e dobre o joelho. O joelho deve estar alinhado com o tornozelo. Estique a perna, volte à posição inicial e repita o exercício com a perna oposta. Faça cerca de 10 a 12 repetições com cada perna.

Girar

Um dos últimos exercícios recomendados para as varizes é fazer movimentos circulares com as pernas levantadas. Deite-se de costas no chão e levante uma das pernas em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Nessa posição, comece a girar a perna fazendo movimentos circulares no sentido horário. Após cerca de 20 ou 25 repetições, faça o mesmo com a outra perna.

 

Pedalar

Pedalar ou imitar esse movimento também é uma opção interessante. Obviamente, este exercício pode ser feito em uma bicicleta, ergométrica ou normal, ou com as costas no chão e as pernas levantadas.

No primeiro caso, temos a possibilidade de dar um passeio ou fazer aulas muito mais completas, como o spinningPor outro lado, se você optar pela segunda opção, deite-se com as costas retas no chão e levante as pernas cerca de 45 graus. Em seguida, simule o movimento feito ao pedalar.

Você pode gostar de ler: 4 benefícios de andar de bicicleta

Passeio de bicicleta
Andar de bicicleta ou fingir que está pedalando pode ajudar a fortalecer os músculos da panturrilha. Portanto, também são exercícios sugeridos no caso das varizes.

Os exercícios para as varizes contribuem para o alívio e o bem-estar

Os exercícios para as varizes podem contribuir tanto para a prevenção quanto para o tratamento desse problema. No entanto, por si só, eles não são suficientes. É importante melhorar os hábitos de vida e consultar um médico para saber mais sobre outras opções de tratamento. Além disso, a atividade física deve ser constante para que seu efeito seja significativo.