8 benefícios da leitura para as crianças

· 13 de fevereiro de 2019
A leitura é um dos melhores recursos para melhorar a capacidade intelectual e linguística das crianças. Praticá-la regularmente estimula a imaginação e promove o desenvolvimento da personalidade.

Incentivar o bom hábito da leitura nas crianças traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento. Embora atualmente existam muitas outras ferramentas de “entretenimento”, ensinar as crianças a amar os livros faz parte de sua formação intelectual, social e emocional.

Quer conhecer outros motivos para estimular a leitura das crianças? Há muitos outros. Como muita gente ainda não conhece, queremos compartilhar aqui os oito mais importantes.

1. Aquisição de vocabulário

Graças aos benefícios da leitura, as crianças descobrem novas palavras e fortalecem sua capacidade linguística. Nos livros, elas encontram termos e formas de expressão que pouco a pouco vão absorvendo para implementar no seu próprio discurso.

Compartilhar é um dos benefícios da leitura

É muito importante apoiar a leitura, dado que há muitas palavras que elas ainda não compreendem bem. Assim, elas poderão entender seu significado e vão conseguir aplicá-las no vocabulário habitual.

2. Melhora da expressão

Seguindo com o benefício anterior, vale destacar que a leitura contribui significativamente para que as crianças melhorem sua capacidade de expressão. Quanto mais palavras aprendem, melhor conseguem se expressar no ambiente familiar, escolar e social.

3. Desenvolvimento da imaginação e criatividade

Os livros contêm “mundos” que permitem que as crianças explorem a sua imaginação e criatividade. Através desses recursos, as crianças podem “se transportar” para outros lugares, recriando os cenários e personagens em suas mentes.

O mais interessante é que, posteriormente, elas vão tentar trazer esses elementos para a realidade, seja através de desenhos ou da interpretação. Tudo isso, em conjunto, é essencial para a formação intelectual.

4. Melhor compreensão de leitura

Um dos grandes obstáculos no processo de formação acadêmica é a falta de interpretação de texto nas crianças. Como pai ou mãe, é primordial que você entenda como trabalhar essa habilidade em casa, usando leituras em voz alta ou propondo alguns livros.

Uma criança que lê regularmente tem a capacidade de entender sem dificuldades os textos passados na escola. Além disso, isso desperta a curiosidade, fazendo com que ela faça mais perguntas e desenvolva melhor a sua compreensão.

5. Menos problemas de concentração

As histórias que “envolvem” as crianças através dos benefícios da leitura servem como ferramenta para fortalecer sua concentração. Devido ao interesse em saber como acaba a história, elas aprendem a prestar atenção quando necessário.

Não deixe de ler: 4 benefícios da leitura para a saúde geral do corpo

Dormir é um dos benefícios da leitura

Sem sombra de dúvidas, isso é determinante para a sua etapa escolar e para o futuro. Embora seja normal que as crianças pequenas se distraiam com facilidade, dominar essa habilidade vai evitar diversas dificuldades quando o aprendizado começar a ficar mais complexo.

6. Desenvolvimento da personalidade

Outro aspecto relevante de fomentar a leitura nas crianças é o desenvolvimento da personalidade. Os livros são essenciais para que as crianças reconheçam as qualidades com as quais se identificam. O fato de conhecer diversos personagens e maneiras de pensar fazer com que elas formem uma identidade e facilita suas relações no entorno social.

7. Exercício para o cérebro

A ação de aprender a ler e a leitura em si representam um nível de complexidade para o cérebro. Por isso, quando a criança dedica um pouco do seu tempo a qualquer leitura, ela está “exercitando” o cérebro. Graças a isso, são criadas novas conexões no cérebro, melhorando a capacidade de memorização e compreensão.

8. Mais empatia

Algumas crianças desenvolvem a empatia sem a necessidade de haver recursos para isso. No entanto, as histórias contidas nos livros conseguem fortalecer esse tipo de emoção, que faz com que ela seja capaz de se colocar no lugar dos outros.

Recomendamos que leia também: 6 benefícios da leitura que você vai gostar de conhecer

O interesse é um dos benefícios da leitura

Sem dúvida, a empatia é uma virtude determinante no processo de adaptação do entorno social, já que ajuda a ser mais flexível ao encontrar pessoas e situações diferentes.

Como incentivar as crianças a lerem?

Certamente, a habilidade de leitura pode se desenvolver perfeitamente em idade escolar. No entanto, isso não quer dizer que os pais devam deixar a responsabilidade na mão dos professores, apenas. Para fomentar o amor pelos livros nas crianças, elas devem ser estimuladas desde pequenas.

  • Em primeiro lugar, conte histórias ao bebê durante seus primeiros meses de vida.
  • Além disso, adquira livros ilustrados e use-os para ler em voz alta com seus filhos pequenos.
  • Também, realize uma leitura diária, por exemplo, antes de ir dormir.
  • Assim que as crianças já forem um pouco maiores, compre livros que chamem a atenção delas.
  • Logo, leia com frequência seus próprios livros. Não se esqueça que as crianças aprendem com o exemplo.
  • Finalmente, preocupe-se em ensiná-la a ler e compreender as histórias.

Em resumo…

Em conclusão, a leitura é uma ferramenta importante para facilitar o processo de aprendizagem das crianças. Sua prática fortalece a imaginação e ajuda a ter um domínio melhor da linguagem. Como pai ou mãe, é essencial incentivar esse hábito desde cedo.