Erros ao se barbear e cuidados que merecem atenção

Para que o barbear não acabe agredindo a pele, é importante evitar certos erros e aplicar alguns cuidados antes e depois de fazer a barba. Saiba mais detalhes a seguir.
Erros ao se barbear e cuidados que merecem atenção

Última atualização: 25 Março, 2021

Fazer a barba regularmente é uma prática comum entre os homens. No entanto, há aqueles que ainda cometem certos erros ao se barbear que acabam agredindo a pele. Embora pareça uma rotina simples, com a qual muitos já estão familiarizados, sempre há riscos quando o processo não é feito corretamente.

De acordo com informações da Associação Americana de Dermatologia, além das máquinas e lâminas de barbear, o que pode causar desconforto é o uso de uma técnica errada e a falta de preparação para o procedimento. Portanto, é aconselhável corrigir os erros e aplicar alguns cuidados.

Erros mais comuns ao se barbear

Um dos erros mais comuns ao se barbear é passar a lâmina em qualquer direção. Ao fazê-lo, é necessário passar mais vezes pela mesma área para remover todos os pelos. Consequentemente, isso aumenta a irritação da pele.

É aconselhável ter em mente que o barbear causa agressão porque remove as células mais superficiais da pele antes de elas serem removidas espontaneamente e fisiologicamente. Portanto, é conveniente raspar na direção em que os pelos crescem.

Outro erro é não ter tempo para preparar a pele antes de começar a se barbear. Antes de começar, é essencial limpar a pele para minimizar o risco de agressão. Além disso, uma vez concluído o processo, a pele deve ser umedecida para preservar a função da barreira cutânea.

Por fim, encontramos aqueles que usam lâminas em mau estado ou gastas. É errado usá-las, pois elas podem causar cortes, irritação e um aumento do risco de infecção. Além disso, será preciso aplicar mais força para cortar os pelos.

Homem fazendo a barba
O uso de lâminas gastas, a falta de preparo da pele e o uso de técnicas equivocadas são erros comuns ao se barbear.

Como preparar a pele antes de se barbear para evitar erros?

Em primeiro lugar, deve-se considerar que não é conveniente se barbear logo depois de se levantar da cama. Após o sono, a pele do rosto está mais sensível aos efeitos das lâminas, o que pode aumentar o risco de cortes e reações indesejadas. Além disso, o rosto fica um pouco inchado.

É necessário umedecer e suavizar os pelos para que eles não tenham tanta resistência à lâmina. Isso diminui as chances de trauma na pele. Portanto, primeiro limpe a pele com um produto adequado e água fria ou morna.

Quanto mais preparada estiver a área que você quiser raspar, mais facilmente a lâmina deslizará para fazer o corte. Se houver menos passadas, as irritações também diminuirão.

Tipos de pele

Cada pele é diferente; portanto, os produtos ou cuidados aplicados a elas também variam.

  • Pele sensível ou seca: deve ser tratada antes de se barbear para evitar maiores irritações. O uso de espumas de barbear é recomendado. Depois, é bom usar produtos pós-barba.
  • Pele oleosa ou com acne: se possível, é melhor usar géis e cremes específicos para este tipo de pele. Além disso, produtos livres de óleo ou oil free são escolhas interessantes.

O processo de se barbear

A espuma ou creme de barbear usado no processo é muito importante. Hoje, ambos são os mais usados para promover segurança e conforto. Eles fornecem a lubrificação necessária para reduzir o atrito entre a lâmina e a pele.

Uma vez iniciado o processo de se barbear, proceda com calma e dedicando o tempo necessário, pois este é um processo delicado que deve ser realizado com tranquilidade e gentileza.

Deve-se notar também que aplicar mais pressão com a lâmina não significa ter melhores resultados; pelo contrário, a pele sofrerá mais.

Fazer a barba
Ao se barbear, é aconselhável usar cremes específicos para cada tipo de pele.

Cuidados depois de se barbear

Neste ponto, a umidificação também é importante. Recomenda-se o uso de um pós-barba, já que seus compostos emolientes atuam na pele para promover a restauração da barreira cutânea.

Com esses produtos, o que se busca é neutralizar o efeito agressivo que a lâmina causa na pele e, por sua vez, gerar uma sensação agradável, seja pela ação hidratante ou pela fragrância.

Por fim, é melhor evitar se barbear diariamente. Fazê-lo todos os dias impede que a pele tenha tempo suficiente para se recuperar das agressões externas. Portanto, é conveniente esperar pelo menos dois dias para repetir o processo.

Pode interessar a você...
8 métodos de depilação que não machucam a pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 métodos de depilação que não machucam a pele

O objetivo da depilação é que seja o mais duradoura possível, mas também que sua agressividade seja mínima. Escolha os métodos de depilação mais adequados.



  • American Academy of Dermatology Association. (Feb. 13, 2018).  Tips for men: how to shave.
    Retrieved on June 4, 2020 from https://www.aad.org/news/tips-for-men-how-to-shave
  • van Ketel WG. Dermatitis from an aftershave. Contact Dermatitis. 1978;4(2):117. doi:10.1111/j.1600-0536.1978.tb03751.x
  • Cowley K, Vanoosthuyze K. Insights into shaving and its impact on skin. Br J Dermatol. 2012;166 Suppl 1:6‐12. doi:10.1111/j.1365-2133.2011.10783.x
  • Cowley K, Vanoosthuyze K. The biomechanics of blade shaving. Int J Cosmet Sci. 2016;38 Suppl 1:17‐23. doi:10.1111/ics.12330