8 benefícios da leitura para as crianças
Incentivar o bom hábito da leitura para as crianças proporciona muitos benefícios para o seu desenvolvimento. Embora hoje existam muitas outras ferramentas que permitem “entretê-los”, ensiná-los a amar os livros ajuda na sua formação intelectual, social e emocional.
Sem dúvida, através da leitura, a criatividade aumenta e abre as portas para novos mundos e coisas a serem descobertas. Portanto, é um recurso essencial para despertar a curiosidade das crianças e facilitar seu processo de aprendizagem.
Você quer saber outras razões para incutir a leitura nas crianças? Na verdade, existem muitas outras virtudes. Visto que muitos ainda não as conhecem, a seguir queremos compartilhar em detalhes 8 dos mais importantes.
1. Benefícios da leitura para crianças: aquisição de vocabulário
Aos poucos, à medida que envelhecem, as crianças começam a explorar a linguagem. Num primeiro momento imitando os pais e depois, no início da fase escolar, através de várias atividades, como a leitura. Esta atividade as ajuda a estabelecer associações e compreender os rudimentos da linguagem.
À medida que aprendem a ler, as crianças não apenas descobrem novas palavras e enriquecem seu vocabulário, mas também começam a compreender melhor a fala. Isso é confirmado por profissionais como Mª Carmen Morón Macías, membro da Federação de Ensino CC.OO. da Andaluzia.
Portanto, é de extrema importância apoiar o processo de leitura e orientá-lo de forma adequada, tanto em sala de aula quanto em casa. A fim de desenvolver várias habilidades linguísticas, as crianças devem aprender a dominar o hábito da leitura.
2. Melhora da expressão
Seguindo com o benefício anterior, vale destacar que a leitura contribui significativamente para que as crianças melhorem sua capacidade de expressão. Quanto mais palavras aprendem, melhor conseguem se expressar no ambiente familiar, escolar e social.
3. Desenvolvimento da imaginação e criatividade
Os livros contêm “mundos” que permitem que as crianças explorem a sua imaginação e criatividade. Através desses recursos, as crianças podem “se transportar” para outros lugares, recriando os cenários e personagens em suas mentes.
O mais interessante é que, posteriormente, elas vão tentar trazer esses elementos para a realidade, seja através de desenhos ou da interpretação. Tudo isso, em conjunto, é essencial para a formação intelectual.
4. Melhor compreensão de leitura
A compreensão de leitura é uma ferramenta poderosa e indispensável para todo ser humano. Sem ela, o processo de formação acadêmica se torna difícil e lento.
Portanto, é imprescindível trabalhá-la em casa, com leituras complementares e atividades relacionadas. Ajuda a despertar a curiosidade sobre diferentes temas, questionar-se, tentar respondê-las, processar informações e compreender melhor as coisas.
Uma criança que está acostumada a ler regularmente, tanto o que é enviado para ler na escola quanto os textos recreativos, não terá muitas dificuldades no aprendizado.
5. Menos problemas de concentração graças à leitura para as crianças
Um bom hábito de leitura ajuda as crianças a desenvolverem a concentração. Por exemplo, em uma história, por meio dos personagens e da ação, seu interesse é capturado e, consequentemente, as crianças são motivadas a focar sua atenção para saber como tudo termina.
Embora seja normal que no início, quando ainda são muito jovens, se distraiam facilmente. Mas o fato de que aos poucos consigam focar a atenção em um texto vai lhes poupar, a curto e longo prazo, muitas dificuldades em termos de aprendizagem.
Não deixe de ler: 4 benefícios da leitura para a saúde geral do corpo
6. Desenvolvimento da personalidade
Ler também ajuda a formar a personalidade das crianças, pois, por meio dela, elas descobrem parte do que gostam e do que não gostam, com o que se sentem mais identificadas, o que chama sua atenção e muitos outros aspectos.
7. Exercício para o cérebro
Ler é, em si, um exercício para o cérebro. Consequentemente, as conexões são estabelecidas e a memória e a compreensão são aprimoradas. E mesmo que o texto não tenha grande complexidade, o cérebro funciona.
8. Mais empatia
Crianças que leem desde cedo tendem a ser mais empática , em geral. Isso não ocorre apenas porque as histórias os ajudam a compreender melhor as emoções, mas também a aprender a se colocar no lugar dos outros e a tentar saber o que está acontecendo com eles e por quê.
A empatia pode contribuir positivamente para sua adaptação ao meio social e ser mais tolerante a diferentes situações e pessoas.
Recomendamos que leia também: 6 benefícios da leitura que você vai gostar de conhecer
Como incentivar a leitura para as crianças?
Ao contrário do que fala a crença popular, os pais não devem deixar o trabalho para os professores. Muito pelo contrário, o interesse pela leitura deve ser despertado, desde muito cedo, em casa.
- Pratique a leitura com seus filhos em casa por pelo menos meia hora.
- Reserve um tempo para ler uma história para eles. Por exemplo, antes de dormir.
- Dê um bom exemplo para que a criança, ao imitá-lo, desenvolva seu próprio hábito de leitura.
- Depois de uma leitura recreativa, faça uma breve sessão de perguntas. O que os personagens fizeram? Como eles fizeram? O que foi preciso para chegar ao fim?
- Converse com seus filhos sobre o que eles aprenderam com a leitura do dia. E se eles tiverem dúvidas sobre um termo, incentive-os a satisfazerem sua curiosidade com o dicionário e contrastar as informações com você.
- Procure oferecer várias leituras, de acordo com a idade, mas sem limitá-lo. Oferecer a uma criança apenas leituras infantis pode interferir em sua evolução como leitor.
A leitura como uma ferramenta de poder
A leitura se torna uma ferramenta de poder não só porque exercita a imaginação e ajuda a ter um melhor domínio da linguagem, mas porque facilita o aprendizado de outras questões, como matemática, por exemplo. Portanto, não a subestime e a cultive!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Iraola, E. G., & Pereña, N. M. (2015). Los beneficios de la lectura compartida de libros: breve revisión. Educación XX1, 18(1), 303-324.
-
Macías, M. C. M. (2010). Los beneficios de la literatura infantil. Revista digital para profesionales de la enseñanza, 1-6.
-
de Cárdenas Cristiá, A., & Cabrera, L. R. (2008). Aspectos teóricos conceptuales dirigidos a la promoción de la lectura en niños y jóvenes. Ciencias de la Información, 39(2), 3-14.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.