8 grandes benefícios da água de coco
Você sabe quais são os benefícios da água de coco? Antes de mais nada, saiba que é conhecida como a bebida de excelência para atletas de alto rendimento. Isso se deve justamente a todos as propriedades benéficas que comentaremos a seguir.
A água de coco é um líquido claro produzido dentro dos cocos verdes de forma natural. É formada por 94% de água, mais uma alta quantidade de minerais, vitaminas e elementos nutritivos.
Quais são os benefícios da água de coco?
1. Excelente fonte de nutrientes
O primeiro dos benefícios da água de coco é que uma opção boa, simples e eficaz para obter minerais e vitaminas. Uma xícara de água de coco contém cerca de:
- 9 gramas de carboidratos
- 3 gramas de fibras.
- 2 gramas de proteínas.
- 46 calorias.
- Vitamina C.
- Magnésio.
- Potássio.
- Sódio.
- Cálcio.
2. Ajuda a controlar o peso
Outros dos benefícios da água de coco é que é pobre em calorias, embora seja doce. Por este motivo, é perfeita para substituir refrigerantes, sucos comerciais e outras bebidas industrializadas.
Além disso, seu alto teor de antioxidantes favorece a manutenção de uma aparência jovem. No entanto, como a água de coco contém altos níveis de açúcar e sódio, recomendamos não tomá-la em excesso.
O ideal é beber uma xícara (250 mL) por dia. Se você quer aproveitar seu sabor doce, misture essa xícara de água de coco com um litro de água.
3. Tem propriedades antioxidantes
Os radicais livres são moléculas instáveis que se produzem nas células durante o metabolismo. Quando existem muitos radicais livres, diz-se que o corpo está em um estado de estresse oxidativo.
Este estado pode danificar as células e aumentar o risco de sofrer alguma doença. Felizmente, outro dos benefícios da água de coco é que ela contém antioxidantes que combatem os radicais livres.
4. A água de coco hidrata o corpo
Entre os benefícios da água de coco está seu alto teor de eletrólitos. Estes são minerais que o corpo requer para manter um equilíbrio de líquidos. Estes são perfeitos para se hidratar logo depois de rotinas esportivas extenuantes. Os eletrólitos que a água de coco trazem são:
- Magnésio
- Sódio
- Cálcio
- Potássio
5. Ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial
O alto teor de potássio na água de coco favorece o cuidado da pressão arterial. Somente uma xícara deste líquido traz 600 mg deste mineral. Lembre-se de que, além de consumir água de coco, é importante se exercitar e cuidar da alimentação.
6. Controla os níveis de glicose
Você é diabético? Nesse caso, vai gostar de saber que outro dos benefícios da água de coco é sua capacidade para controlar os níveis de açúcar no sangue. Por ser uma boa fonte de magnésio, melhora a sensibilidade do corpo à insulina.
Uma boa ideia para evitar os picos de glicose é usar a água de coco como base de seus sucos verdes. Neste caso, inclua duas porções de vegetais e não se esqueça das frutas.
7. Evita as dores de cabeça e a ressaca
Quando ingerimos álcool, o corpo perde água e eletrólitos. Isso faz com que no dia seguinte nos sintamos com sede, cansados, com dor de cabeça e náuseas. Um copo de água de coco pode nos fazer sentir melhor rapidamente.
Caso tenhamos dor de cabeça que não foi causada pelo álcool, a água de coco segue sendo de grande ajuda. Seus eletrólitos são os que reduzirão os incômodos.
8. Previne os cálculos renais
Tomar líquido de forma suficiente é importante para a prevenção de cálculos renais. Mesmo que a água pura seja uma grande opção, nem todos gostam dela. Neste caso, você está com sorte.
Os cálculos renais se formam quando o cálcio, o oxalato e outros compostos se acumulam em excesso. A água de coco evita que os cristais formados por estes resíduos fiquem aderidos nos rins. Também reduz a quantidade de cristais ou pedras que são eliminados na urina.
Obtemos os mesmos benefícios consumindo a água de coco comercial?
Existem várias marcas comerciais que oferecem opções muito saudáveis. Recomendamos revisar os rótulos das embalagens antes de comprar. Os ingredientes devem conter apenas água de coco, e talvez água mineral. Se você encontrar outros elementos como conservantes ou açúcares, evite esta marca e busque outras alternativas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yong, J. W. H., Ge, L., Ng, Y. F., & Tan, S. N. (2009). The chemical composition and biological properties of coconut (Cocos Nucifera L.) water. Molecules. https://doi.org/10.3390/molecules14125144
- Prades, A., Dornier, M., Diop, N., & Pain, J.-P. (2012). Coconut water preservation and processing: a review. Fruits. https://doi.org/10.1051/fruits/2012009
- Gomes, F. P., & Prado, C. H. B. A. (2007). Ecophysiology of coconut palm under water stress. Brazilian Journal of Plant Physiology. https://doi.org/10.1590/S1677-04202007000400008
- Prades, A., Dornier, M., Diop, N., & Pain, J.-P. (2012). Coconut water uses, composition and properties: a review. Fruits. https://doi.org/10.1051/fruits/2012002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.