7 técnicas que promovem o equilíbrio mental

27 de setembro de 2019
Como as preocupações afetam todas as partes de nossa vida, para alcançar o bem-estar é essencial alcançar um equilíbrio mental que nos ajude a superar as dificuldades. 

O equilíbrio mental em um ser humano está ligado ao estado de harmonia entre corpo, mente e espírito. Depende principalmente do uso da energia baseada no pensamento e nos atos ou ações resultantes dele.

Dizem que uma pessoa tem um bom equilíbrio quando é capaz de controlar sua vida. Esse equilíbrio também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, se uma pessoa concentra sua energia positivamente em suas atividades diárias, isso ajudará a prevenir doenças.

Portanto, para ajudar você, deixamos algumas técnicas que lhe permitirão atingir esse equilíbrio facilmente. Assim… mãos à obra e seja mais feliz.

1. A terapia musical

Musicoterapia para o equilíbrio mental

Já foi demonstrado que a música influencia na saúde e na paz de espírito. Além disso, a música tem a capacidade de melhorar os processos de aprendizado e concentração, pois estimula e ativa o cérebro.

Uma música instrumental, clássica e harmoniosa pode beneficiar o corpo e promover um equilíbrio mental no ser humano. No entanto, qualquer tipo de música será de grande ajuda.

Escolha o seu ritmo favorito, e busque tempo para ouvi-la alguns minutos por dia.

Veja ademais: Saiba mais sobre a magnífica terapia da água para perder peso

2. A psicologia intrapessoal ou a introspecção 

Fortalecer nosso estado mental e nossas emoções através da autorreflexão ou introspecção é muito útil para encontrar o equilíbrio mental.

Nesse caso, falamos sobre o autoconhecimento que você gera sobre si mesmo. Através deste exercício você pode fortalecer seus valores, sentimentos, percepção da vida, e até superar o medo da morte. Isso pode ser feito através da leitura de autoajuda ou da escrita pessoal.

3. A psicoterapia 

Caso você encontre dificuldade na psicologia intrapessoal, recomendamos que opte pela psicoterapia.

Esta tem o objetivo de desabafar ou tratar qualquer tipo de lembrança ou emoção que não permita encontrar o equilíbrio mental que se espera. Também pode ajudar você a melhorar sua qualidade de vida através da modificação de seu comportamento, sentimentos ou pensamentos.

4. O relaxamento promove o equilíbrio mental

Algumas técnicas de relaxamento, como a Ioga, permitem obter um descanso mais profundo da mente. Essas técnicas diminuem a exaustão, e permitem aumentar seus níveis de energia, otimismo, estabilidade emocional e mental.

  • A partir de tudo isso, diz-se que o relaxamento é uma técnica de equilíbrio mental que também ajuda a promover seu bem-estar espiritual e físico.

Leia também este artigo: 5 hábitos que estão arruinando o seu descanso sem você saber

5. A meditação 

Mulher meditando

O uso da meditação através de exercícios respiratórios, a atenção centrada em objetos e o uso de sons tem sido muito útil para melhorar a memória. Caso isso não lhe surpreenda, você deve saber que também ajuda a reduzir o estresse, e a melhorar a saúde mental e física.

Certamente, a meditação tem sido usada em muitos casos para tratar vários distúrbios psicológicos. Recomendamos que você a experimente como um complemento de outras técnicas que mencionamos.

6. A leitura também contribui para o equilíbrio mental

Falamos anteriormente sobre como a leitura de autoajuda pode beneficiar o equilíbrio mental. No entanto, a leitura em geral, realizada em um espaço calmo ou aberto, também favorece sua saúde mental. Além de exercitar o cérebro, permite desenvolver habilidades de pensamento. Também influencia sua capacidade de organização e concentração.

7. O neurofeedback ou a neurorealimentação 

Sem dúvida alguma, a través de avanços tecnológicos, o estresse, a depressão ou a ansiedade também têm sido tratados. Por exemplo, o neurofeedback é uma técnica computadorizada que monitora as ondas cerebrais do paciente usando eletrodos colocados na superfície do crânio.

Através de diferentes procedimentos computadorizados o indivíduo aprende a controlar seu comportamento e gerencia seu bem-estar mental. Esta é uma técnica muito avançada, e só pode ser aplicada sob a supervisão de um profissional.

Trabalhe em seu equilíbrio mental de maneira racional 

Encontrar o equilíbrio mental é uma tarefa muito pessoal, e nem sempre lhe damos a importância que merece. No entanto, este trará enormes benefícios se você lhe der um pouco mais de atenção.

Se você passou por uma situação de dificuldade emocional ou sente que sua vida não está indo bem, pare por um momento para trabalhar em sua saúde mental. Você pode fazer isso reservando alguns minutos por dia ou fazendo terapia; escolha a melhor opção e pratique-a!.

Em conclusão, lembre-se de que o grande objetivo de alguém deve ser alcançar a felicidade e a realização.

 

Lippi, D., Roberti di Sarsina, P., & D’Elios, J. P. (2010). Music and medicine. Journal of Multidisciplinary Healthcare3, 137–141. http://doi.org/10.2147/JMDH.S11378

Ruesch J. Persuasion and Healing: A Comparative Study of Psychotherapy.. Arch Gen Psychiatry.1961;5(2):216–217. doi:10.1001/archpsyc.1961.01710140108018

Marzbani, H., Marateb, H. R., & Mansourian, M. (2016). Neurofeedback: A Comprehensive Review on System Design, Methodology and Clinical Applications. Basic and Clinical Neuroscience7(2), 143–158. http://doi.org/10.15412/J.BCN.03070208