Melhor Com Saúde
 

7 rotinas simples para acelerar o metabolismo pela manhã

Além de nos ajudar a acordar, ao começarmos nosso dia com uma xícara de café conseguimos ativar nosso metabolismo e aumentar os níveis de adrenalina para, assim, queimar mais gordura.

7 rotinas simples para acelerar o metabolismo pela manhã

Última atualização: 05 Fevereiro, 2019

Nosso metabolismo é como um motor interno, perfeito e preciso. Graças a ele, nosso corpo transforma a energia que obtém dos alimentos em um combustível incrível com o qual realizar suas funções básicas. Veja como acelerar o metabolismo.

Todos temos em mente a clássica ideia de que um bom metabolismo nos ajuda a “queimar” gordura.

No entanto, é muito mais do que isso: é o reflexo do equilíbrio interno por meio do qual as células recebem energia, a “faísca” que dá força à cada processo que, no fim das contas, media nosso bem-estar.

Um bom metabolismo é sinônimo de saúde. Um metabolismo lento resulta em cansaço, ganho de peso, alergias, problemas de pele, insônia…

Tudo isso deve nos obrigar a nos conscientizarmos de que não devemos estar obcecadas apenas por “acelerar o metabolismo para poder perder peso”: devemos ter um bom metabolismo para ter mais bem-estar.

Uma maneira de conseguir isso é seguindo alguns conselhos que recomendaremos agora: são ideais para serem realizados toda manhã.

1. Beba água morna com suco de limão para acelerar o metabolismo

Assim que acordamos, e depois de ir ao banheiro, nosso corpo precisa de algo depurativo, vitamínico, rápido e saudável.

Tomar um corpo de água morna com limão em jejum será maravilhoso: colocará em marcha nosso metabolismo, preparará nosso estômago para a boa digestão, e limpará nosso corpo para absorver de maneira correta os alimentos.

  • É recomendável que a água esteja morna: assim, aumentamos a taxa metabólica.

Se o sabor ácido do limão o incomoda, não hesite em adoçar essa bebida com uma colher de chá de mel orgânico.

Descubra 7 conselhos para uma boa digestão e um adequado trânsito intestinal

2. Levante pesos durante 10 minutos para acelerar o metabolismo

exercicios-com-pesos

Todos temos dez minutos e, ainda que pareça pouco tempo, faz muito bem dedicarmos diariamente esse tempo a este exercício, que resulta sempre em músculos mais tonificados, firmes e, acima de tudo, num metabolismo mais ativo.

  • O exercício muscular é uma maneira de aumentar nossa taxa metabólica, e um dos melhores momentos para conseguir isso são as primeiras horas do dia.
  • Introduza este exercício em seu ritual matinal: os benefícios são muito positivos e não apenas seu organismo lhe agradecerá, mas seus braços também ficarão incríveis.

3. Diga sim aos ovos todas as manhãs para acelerar o metabolismo

Os ovos são um dos melhores alimentos para nos ajudar a acelerar o metabolismo.

  • Se os consumirmos com moderação e combinados de maneira saudável com outros alimentos, são fabulosos, saciantes, nutritivos, e até nos ajudarão a perder peso.

As gorduras do ovo são saudáveis e não elevarão nosso colesterol, já que os ácidos graxos ômega 3 e ômega 9 são essenciais para nossa saúde cardiovascular.

4. Maçãs e peras para acelerar o metabolismo

Maçãs e peras orgânicas são um presente para nossa saúde e bem-estar.

  • Aceleram o metabolismo, regulam nosso colesterol, são saciantes e, além disso, nos ajudam a perder a gordura mais resistente armazenada em nosso corpo.

É importante combinar esse tipo de fruta com outros alimentos nutritivos no seu café da manhã. Você pode acrescentá-las a uma tigela de aveia ou preparar uma granola com nozes, uvas-passas, mel…

Descubra quais alimentos afetam sua saúde intestinal

5. Sim a uma xícara de café para acelerar o metabolismo

xicara-de-cafe

Todos sabemos que existe muita informação, tanto a favor quanto contra o consumo de café.

No entanto, cada um de nós sabe bem como se sente depois de beber café.

Assim, se formos prudentes e não o consumirmos em excesso, um “cafezinho” de manhã nunca nos fará mal e, além disso, será excelente para estimular nosso metabolismo.

  • Além disso, não podemos esquecer que a cafeína aumenta os níveis de adrenalina.
  • Esse hormônio participa da decomposição das células gordurosas, o que nos servirá de ajuda, desde que nossa dieta seja variada e equilibrada.

6. A toranja, maravilhosa para acelerar o metabolismo

Se todos as manhãs nós tomarmos um bom copo de suco de toranja, conseguiremos ingerir um teor incrível de vitamina C.

  • Além disso, essa fruta é uma maravilhosa fonte de fibra, ácido fólico e, sobretudo, de tiamina.
  • A tiamina é muito importante para o metabolismo da glicose, o que torna a toranja uma fruta perfeita nas dietas para perder peso.

Por outro lado, cabe destacar que as pessoas que estão obesas verão nessa fruta sua melhor ajuda cotidiana: previne a diabetes, combate a gordura mais resistente e favorece a digestão.

7. A água: um grande estimulante metabólico

beber-agua

Nosso gasto metabólico aumenta quando bebemos cerca de dois copos de água (300-400 ml).

É então quando nosso organismo se harmoniza, quando os rins purificam o sangue muito melhor, e quando começamos a oxidar as gorduras e a decompor os carboidratos.

Não se trata de beber dois copos de água no café da manhã. Na verdade, basta que, aos nos levantarmos, preparemos uma garrafa de um litro e meio de água e a levemos conosco ao longo do dia.

Devemos mentalizar que beber pequenos goles de água durante todo o dia é uma maneira perfeita de manter o metabolismo ativo. Uma rotina simples que fará muito pelo seu bem-estar.

Você se anima a seguir esses conselhos?

Dicas para comer menos carboidratos

Dicas para comer menos carboidratos

Neste artigo lhe daremos algumas dicas para comer menos carboidratos. Eles estão presentes em muitas de nossas refeições diárias. Saiba como consumi-los.