7 remédios naturais para a língua branca

A língua branca geralmente é um sinal de má higiene oral ou do acúmulo de bactérias e, por isso, devemos prestar atenção, procurar um médico para examiná-la e seguir as suas orientações.
7 remédios naturais para a língua branca

Última atualização: 21 Fevereiro, 2021

Alguma vez você já reparou que estava com a língua branca? A língua é um dos órgãos mais importantes e úteis do nosso corpo. Ela nos permite falar e distinguir sabores e, por isso, sempre deve estar limpa.

A língua branca é consequência do acúmulo de bactérias, células mortas e um sinal de que algo pode não estar bem com a nossa saúde.

Tabagismo, alcoolismo, desidratação, uso de certos medicamentos e má higiene bucal geralmente são algumas das causas mais comuns para a língua branca. Entretanto, este também pode ser um sintoma de candidose oral, leucoplasia e outras condições.

Quando a língua branca começa a aparecer, notamos apenas algumas manchas. Conforme o problema avança, estas manchas se tornam maiores até cobrir toda a língua.

Dependendo da causa, haverá diferentes tratamentos. Portanto, não existe um tratamento geral para a língua branca em si, mas sim para o motivo que a estiver causando.

Acima de tudo, o mais importante é seguir as orientações do médico e, ao mesmo tempo, procurar melhorar os hábitos de vida. Por exemplo, se o problema for a má higiene bucal, então será necessário melhorar a limpeza diária.

Há quem considere que o consumo de certos alimentos ou bebidas ou o uso de alguns remédios naturais podem melhorar o problema em menos tempo. Veremos algumas propostas.

1. Probióticos

Os probióticos são bactérias que combatem os micróbios orais e melhoram a resposta imunológica. Isso ajuda a prevenir a língua branca, reduzir a inflamação e a combater micróbios que ficam acumulados no corpo.

  • Para consumir os probióticos, podemos ingerir um pouco de iogurte diariamente ou probióticos em cápsulas.
  • O iogurte é uma boa ideia caso você também queira manter uma dieta equilibrada.
  • As cápsulas são fáceis de conseguir em lojas de produtos naturais.

Descubra: Qual é a diferença entre prebióticos e probióticos?

2. Glicerina

A glicerina é uma grande aliada para combater a língua branca, pois elimina as bactérias orais e evita que se acumulem. Para que o efeito seja prolongado, você deverá usar a glicerina de forma constante. O ideal é aplicá-la uma vez ao dia se o problema for leve, ou duas vezes ao dia para uma língua muito afetada.

  • Basta aplicar um pouco de glicerina em uma escova de dentes de cerdas suaves.
  • Escove a língua durante dois minutos e enxágue com água morna ou fria.

3. Óleo de coco

O óleo de coco contém ingredientes antibacterianos que matam as bactérias acumuladas na boca. Para que o efeito seja realmente o esperado, utilize um óleo de coco orgânico de boa qualidade.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco (5 g)
  • Escova de dentes de cerdas suaves

Modo de Preparo

  • Assim que se levantar pela manhã, escove os dentes com o óleo de coco.
  • Então, preste atenção especial à língua e escove-a durante três ou quatro minutos.
  • Enxágue com água fria e depois escove com a sua pasta habitual.

4. Suco de aloe vera

O suco de aloe vera tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que removem suavemente a camada branca que se forma sobre a língua.

Recomendamos utilizar o suco de aloe vera natural recém-extraído ao invés das opções industrializadas.

  • Primeiramente, use duas colheres de suco de aloe vera para escovar os dentes. Faça isso tomando o tempo necessário para se assegurar de que a boca toda tenha sido higienizada.
  • Então, escove com a sua pasta habitual.

5. Sal marinho

O sal marinho é outro remédio infalível para combater a língua branca. Mesmo que possamos usar o sal normal, recomendamos o marinho por ter grãos maiores que facilitam a esfoliação.

O sal remove as células mortas que se acumulam na língua, é um grande antisséptico e mata as bactérias.

  • Basta pegar uma pitada de sal marinho e aplicá-la diretamente sobre a língua.
  • Escove com a sua escova de dentes durante cerca de três minutos e enxágue com água morna.

6. Cúrcuma

A cúrcuma é antibacteriana e ajuda a remover a camada branca que se acumula na língua. Para potencializar o seu poder, recomendamos a utilização de um pouco de suco de limão. Desta forma, será mais fácil escovar.

  • Basta pegar uma colher de sobremesa de cúrcuma e misturá-la com o suco de um limão.
  • Use a pasta para escovar durante três minutos e enxágue com água fria.

Leia: Bolinhas na língua? Saiba o que fazer

7. Hortelã

De acordo com algumas crenças, a hortelã não só ajudaria a combater o mau hálito, como também as bactérias que causam a língua branca. Por isso, há quem faça enxaguantes de hortelã com aloe vera para combater o mau hálito.

Em um estudo, foram avaliados os efeitos do gel de aloe vera com hortelã para combater a boca seca e melhorar a saúde bucal de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Os pesquisadores concluíram que o uso desse enxaguante pode ser benéfico em alguns casos, como, por exemplo, para reduzir a incidência e a gravidade do muco.

Dicas para evitar a língua branca

Conforme você pode ver, existem vários remédios naturais para eliminar as bactérias que tiverem se acumulado na sua língua. Recomendamos que, uma vez que o problema tiver sido eliminado, você tome as seguintes precauções para evitar que ele apareça novamente:

  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Parece um conselho óbvio, mas é comum pular alguma escovada, especialmente a do meio do dia.
  • Faça um check-up odontológico periodicamente.
  • Se já tiver notado um excesso de bactérias, é necessário manter a higiene tanto quanto possível. Use fio dental e enxaguante bucal pelo menos 4 vezes por semana.
  • Beba água suficiente ao longo do dia. Além de te manter hidratado, a água também ajuda a eliminar as bactérias que se acumulam na boca. Você não precisa se forçar a beber dois litros, mas precisa beber mais de 3 copos de água por dia. E um pouco mais se fizer atividade física.

Você conhece outros remédios caseiros para eliminar a língua branca? Conte-nos qual funciona melhor para você.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Limpador de língua: você sabe o que é e como usá-lo?

Você já ouviu falar do limpador de língua? Para ter a boca e os dentes realmente limpos, não basta escová-los duas vezes ao dia.



  • Mayo Clinic Staff. (2016, March 12). Oral lichen planus
    org/diseases-conditions/oral-lichen-planus/home/ovc-20196706
  • Mouth ulcers. (2016, March 15)
    uk/conditions/mouth-ulcer/pages/introduction.aspx
  • Types and causes of mouth problems. (2015, July 30). Retrieved from
    org/about-cancer/coping-with-cancer/coping-physically/mouth/types-and-causes-of-mouth-problems