7 frases que podem ferir seu parceiro

· 16 de janeiro de 2019
O poder da palavra é real, por isso você deve saber como escolhê-las ao discutir ou participar de conversas, pois há frases que podem ferir o seu parceiro. 

As palavras têm muita influência tanto no emissor quanto no receptor.

As palavras têm um enorme poder tanto para quem as expressa como para quem as recebe. Até mesmo as frases breves não devem ser subestimadas.

Quando alguém está zangado não pensa com clareza no que diz, e pode ferir ao seu parceiro. Isso resulta em sentimentos negativos. Numa união amorosa procura-se precisamente isso, afeição e respeito.

Um casal tem altos e baixos, portanto, é necessário pensar bem antes de agir em uma discussão com o outro. Dizer o que você acha que sente naquele momento pode causar sérios problemas, e o verdadeiro fim do amor.

Quais as frases que podem ferir seu parceiro

Quais são as frases que podem ferir?

Você provavelmente já as disse, mas há expressões que deve evitar a todo custo em seu relacionamento. Olhe para estas frases que podem ferir, e que talvez você não achasse que pudessem arruinar o seu vínculo ao ferir emocionalmente o seu parceiro.

  1. “Sinto muito, mas…”. Pedir desculpas dizendo “mas” não ajuda a construir confiança, credibilidade ou intimidade.
  2. “Ah, é mesmo? Mas se você… “Virar as coisas contra o seu parceiro pode terminar com uma conversa. Isso é percebido como uma ameaça à conexão que vocês formaram.
  3. “Você sempre…”. Esta frase abre a porta para uma discussão interminável, e fará com que seu parceiro se sinta atacado.
  4. “Você é como…”Apontar as semelhanças entre o seu parceiro e alguém que este não quer ser, é uma maneira perigosa de criticar.
  5. “Eu não sei porque estou com você. “Se você tem a audácia de expressar isso, deveria ter também a mesma coragem para terminar tudo de uma vez.
  6. Gritar grosserias
  7. “Meu ex nunca teria feito isso.”Exigir que seu parceiro atual seja o mesmo de seu relacionamento anterior é uma atitude imatura, e pode ter sérias consequências.

Leia este artigo: 4 temas que estão afetando o seu relacionamento e afastando vocês

As microagressões

As microagressões e frases que podem ferir seu parceiro

As microagressões são o abuso psicológico que falamos de forma disfarçada, pois ocorre em pequenos ataques verbais e circunstanciais por parte dos cônjuges. Vão acontecendo na vida cotidiana e se tornam um costume, a ponto de começarem a fazer parte da rotina, em detrimento da autoestima.

São abusos que não deixam vestígios físicos, não são vistos, e se nos sentirmos mal, só comentamos com as pessoas à nossa volta. Nós não sabemos, até que nosso relacionamento atinja um nível tal, que não há como voltar atrás.

Por exemplo, algumas frases que podem prejudicar incluem sarcasmos, como “não passa um único dia sem que você faça alguma besteira”, ou, “deixe que eu faço isso, você é um desastre”; estas são altamente prejudiciais. Ainda mais se você adicionar a frase de remate: “Eu lhe isso digo com amor”.

Estas e muitas outras semelhantes são circunstâncias que acontecem diariamente e se confundem com carência, mas estão sempre minando e gerando uma fadiga na pessoa afetada. Vão golpeando-a pouco a pouco.

Descubra: Por que não conseguimos terminar um relacionamento mesmo quando ele não dá mais certo?

Como agir?

Discutir tem sua arte, e não é sinônimo de luta. A maneira de falar, precisamente, influenciará grandemente na magnitude do conflito. Alguns dos valores para evitar situações desconfortáveis ​​são empatia, respeito, humildade e generosidade. Essas frases podem direcionar a discussão em uma boa direção:

  • “Você está certo no que diz. “Esta frase é uma oportunidade para chegar a um ponto intermediário com o parceiro.
  • “Eu me sinto (assim) quando você diz isso”. Começar com essa oração oferece uma abertura para confessar sentimentos e fortalecer laços de confiança. Além disso, é uma porta para o seu parceiro expressar também como ele se sente.
  • “Me desculpe se incomodou você. Diga-me exatamente o que você sente, e dessa maneira eu posso lhe entender melhor… “Esqueça-se de tentar assumir ou adivinhar quais são os sentimentos ou emoções do seu parceiro. Permita que a conversa tenha espaços para a compreensão.
  • “Por que não tentamos nos apoiar? “A abordagem honesta convida a união de ambas as partes a transformar ou culminar uma discussão de maneira positiva. Gestos e tons de voz suaves, contato físico, e olhares ajudam nesse tipo de reconciliação.

Em conclusão, mal-entendidos sempre farão parte de um relacionamento interpessoal, e de um casal em particular. Para levá-los no caminho certo é necessário aplicar um conceito de sucesso para todos os aspectos da vida: a comunicação e, é claro, evitar frases que possam prejudicar.