7 frases que podem ferir seu parceiro

É importante saber escolher as palavras ao expressar discordância em uma discussão, pois há frases que podem prejudicar o relacionamento do casal. Nós vamos falar mais sobre isso a seguir.
7 frases que podem ferir seu parceiro

Última atualização: 18 Maio, 2021

Suas palavras têm o poder de fazer a pessoa que você ama se sentir especial, única e amada. No entanto, da mesma forma que podem inspirar, certas frases podem ferir seu parceiro.

Nos relacionamentos afetivos, você deve ter cuidado com a maneira como a raiva é expressa. Às vezes, você pode dizer algo sobre o qual realmente não pensa, devido ao calor do momento e ao entusiasmo da discussão. Isso pode causar grandes danos ao parceiro e até levá-lo ao limite. É preciso ser assertivo quando ocorre um problema com o outro e, embora às vezes não possa ser evitado, pense no que vai dizer antes de abrir a boca.

Vamos nos aprofundar no assunto.

Quais as frases que podem ferir seu parceiro

Como já mencionamos, é fácil expressar algo que você não sente quando está com raiva. No entanto, observe que não é a mesma coisa dizer “isso parece uma bobagem” e “você é idiota”.

No primeiro caso, especifica-se o desacordo com a fala, enquanto no segundo caso a pessoa é apontada diretamente, tornando o comentário muito pessoal.

Quais são as frases que podem ferir seu parceiro?

Você provavelmente já as conhece, mas nunca é demais lembrar o que NÃO dizer em uma discussão:

  1. Sinto muito, mas…”. Pedir desculpas dizendo “mas” não ajuda a construir confiança, credibilidade ou intimidade.
  2. Ah, é mesmo? Mas se você… “. Virar as coisas contra o seu parceiro pode terminar com uma conversa. Isso é percebido como uma ameaça à conexão que vocês formaram.
  3. Você sempre…“. Esta frase abre a porta para uma discussão interminável, e fará com que seu parceiro se sinta atacado.
  4. Você é exatamente como…“. Apontar as semelhanças entre o seu parceiro e alguém que este não quer ser, é uma maneira perigosa de criticar.
  5. Eu não sei porque estou com você.” Se você tiver a audácia de expressar isso, deveria ter também a mesma coragem para terminar tudo de uma vez.
  6.  Agressões verbais.
  7. Meu ex nunca teria feito isso.” Exigir que seu parceiro atual seja o mesmo de seu relacionamento anterior é uma atitude imatura, e pode ter sérias consequências.

As microagressões

As microagressões
As microagressões dificultam a comunicação e impedem que o entendimento seja alcançado. Por isso, devem ser evitados.

As microagressões são o abuso psicológico que falamos de forma disfarçada, pois ocorre em pequenos ataques verbais e circunstanciais por parte dos cônjuges. Vão acontecendo na vida cotidiana e se tornam um costume, a ponto de começarem a fazer parte da rotina, em detrimento da autoestima.

São maus tratos que não deixam rastros físicos, mas deixam rastros emocionais. Na verdade, a pessoa que sofre deles muitas vezes se sente ridícula quando expressa seu desconforto para a família ou amigos.

Por exemplo, algumas frases que podem ferir seu parceiro incluem sarcasmos, como “não passa um único dia sem que você faça alguma besteira”, ou, “deixa que eu faço isso, você é um desastre”; estas são altamente prejudiciais. Ainda mais se você adicionar a frase de remate: “Eu lhe isso digo com amor“.

Estas e muitas outras semelhantes são circunstâncias que acontecem diariamente e se confundem com carência, mas estão sempre minando e gerando uma fadiga na pessoa afetada.

Como agir para não ferir seu parceiro?

Discutir tem sua arte, e não é sinônimo de luta. A maneira de falar, precisamente, influenciará grandemente na magnitude do conflito.

Alguns dos valores para evitar situações desconfortáveis ​​são empatia, respeito, humildade e generosidade.

Essas frases podem direcionar a discussão em uma boa direção:

  • Você está certo no que diz.” Esta frase é uma oportunidade para chegar a um ponto intermediário com o parceiro.
  • Eu me sinto (assim) quando você diz isso“. Começar com essa oração oferece uma abertura para confessar sentimentos e fortalecer laços de confiança. Além disso, é uma porta para o seu parceiro expressar também como ele se sente.
  • Me desculpe se incomodou você. Diga-me exatamente o que você sente, e dessa maneira eu posso lhe entender melhor…” Esqueça-se de tentar assumir ou adivinhar quais são os sentimentos ou emoções do seu parceiro. Permita que a conversa tenha espaços para a compreensão.
  • Por que não tentamos nos apoiar? “A abordagem honesta convida a união de ambas as partes a transformar ou culminar uma discussão de maneira positiva. Gestos e tons de voz suaves, contato físico, e olhares ajudam nesse tipo de reconciliação.

Seja paciente com o outro

Os mal-entendidos sempre farão parte de qualquer relacionamento em geral e com principalmente entre um casal. Para colocá-los no caminho certo, é necessário praticar uma boa comunicação e tentar evitar frases que podem ferir.

Da mesma forma, quando estiver com raiva, tente esperar antes de dizer a primeira coisa que vier à mente. Mesmo que a outra pessoa pareça ter cometido um erro terrível, ela pode simplesmente ter tido um dia ruim ou não estar se sentindo bem. Seja paciente com seu parceiro, porque você também gostaria que ele fosse com você.

Pode interessar a você...
Se um casal concorda em tudo, um dos parceiros pensa pelos dois
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Se um casal concorda em tudo, um dos parceiros pensa pelos dois

Um casal em um relacionamento não precisa concordar em tudo, já que as discussões e pontos de vista diferentes também podem nos ajudar a crescer.