7 exercícios para trabalhar e reduzir a papada
Reduzir papada, esse é o objetivo de muitas pessoas. Talvez se trate de uma área do corpo relativamente pequena, mas que não deixa de ser bastante importante, tanto a nível estético quanto médico.
A acumulação de gordura nesta área é mal vista esteticamente, mas também pode ser um sinal de risco cardiometabólico.
Além da acumulação de gordura nesta área do corpo, também pode-se evidenciar papadas flácidas, ou seja, “penduradas”.
Felizmente, existe uma solução para reduzir papada que não envolve nenhum tipo de cirurgia e que a deixará mais saudável e esteticamente mais apresentável.
Caso você apresente sobrepeso, pode reduzi-la perdendo alguns quilos ou simplesmente fazendo exercícios que fortaleçam os músculos do pescoço e do rosto. A seguir apresentamos uma rotina interessante e eficaz.
Exercícios interessantes para reduzir papada
Língua de prensa
Primeiramente, sente-se com as costas totalmente retas e com os ombros soltos ou para baixo, em seguida estique o pescoço (jogue a cabeça para trás, como se estivesse olhando para cima).
Nessa posição, pressione sua língua contra o palato superior e posterior, enquanto flexiona a cabeça (buscando encostar o peito com o queixo).
Faça-o sem deixar de pressionar a língua contra o palato superior. Relaxe a língua e retorne a posição inicial. Realize vinte repetições deste exercício por dia. Esse será o passo inicial para reduzir papada.
Leia também: 9 coisas que sua língua tenta dizer sobre a sua saúde
Fazer bico e inclinar
Este exercício pode ser realizado tanto sentado quanto em pé.
Primeiramente, alongue seu lábio inferior tão longe quanto puder (enquanto faz bico e contrai o pescoço). Em seguida, contraindo os músculos do pescoço, flexione a cabeça, inclinando o queixo para o peito.
Faça este exercício sem curvar as costas ou levantar os ombros. Ao terminar, volte para a posição inicial e faça em torno de vinte repetições por dia.
O “O”
Da mesma forma que nos exercícios anteriores, este exercício deve ser realizado com as costas totalmente retas e com os ombros para baixo.
Primeiramente, estique o pescoço (jogue a cabeça para trás). Em seguida, feche os lábios e, ao fechá-los procure formar um “O” com eles.
Em seguida, mantenha os lábios fechados formando o “O” enquanto mantém a posição esticada do pescoço durante, aproximadamente, vinte segundos. Volte para a posição inicial e faça dez repetições por dia.
“Beijando” o teto
Este exercício é realizado de pé e com os braços pendendo por completo.
Nesta posição, estique o pescoço (colocando a cabeça para trás, olhando o teto). Em seguida, comece a franzir os lábios, como se estivesse tentando beijar o teto, e tente esticar os lábios o máximo possível, enquanto percebe o endurecimento dos músculos do pescoço e do queixo.
Procure manter a posição dos lábios por pelo menos cinco segundos e volte à posição inicial. Faça em torno de quinze repetições deste exercício todos os dias.
Rotação do pescoço
A rotação do pescoço pode ser realizada sentada ou de pé. Erga a coluna o máximo possível e, depois, movimente o queixo para um dos ombros e depois para o outro. Faça um semicírculo enquanto se movimenta de um ombro para o outro, passando pelo peito. Assegure-se de que os ombros estejam relaxados. Faça 10 repetições diárias.
E não perca também: 6 causas da dor no pescoço que costumamos negligenciar
Para os lados
Neste exercícios parta da seguinte posição: sentado no chão, coloque uma mão apoiada no chão e situada a dez centímetros dos quadris.
Agora, com a mão direita, por cima da cabeça, segure o osso parietal esquerdo e apoie a orelha no ombro, enquanto pressiona levemente com a mão. Faça este exercício durante 10 segundos e troque de mão e lado, repita o procedimento. Faça três repetições diárias.
O jogo das vocais
Em pé e com a coluna reta, tente dizer todas as vocais, de maneira pausada e pronunciada, com a boca totalmente aberta. Repita este exercício quantas vezes for possível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Shamban AT. Noninvasive Submental Fat Compartment Treatment. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2016;4(12 Suppl Anatomy and Safety in Cosmetic Medicine: Cosmetic Bootcamp):e1155. Published 2016 Dec 14. doi:10.1097/GOX.0000000000001155
- D’souza R, Kini A, D’souza H, Shetty N, Shetty O. Enhancing facial aesthetics with muscle retraining exercises-a review. J Clin Diagn Res. 2014;8(8):ZE09–ZE11. doi:10.7860/JCDR/2014/9792.4753
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.