7 dicas para reduzir o estresse ao chegar em casa

· 5 de julho de 2014
O estresse pode dificultar o nosso dia a dia e nos impedir de aproveitar cada momento. Para ter mais saúde, coloque em prática os conselhos que ofereceremos a seguir.

O estresse é um dos piores inimigos da nossa saúde; problemas do coração, riscos de infarto, enfraquecimento do sistema imunológico, etc. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 7 dicas para reduzir o estresse ao chegar em casa.

Precisamos mudar os nossos hábitos. Quando chegamos em casa, sempre nos esperam novas obrigações, mas é necessário fazer uma pausa no caminho, por isso queremos propor alguns conselhos para que você simplesmente relaxe.

As crianças, as tarefas de casa, preparar comida, etc. Quando chegamos em casa, nos espera um interminável número de tarefas que se tornam, sem querer, em uma nova extensão do trabalho.

Se, além disso, carregarmos na mente nossos problemas e preocupações, dia a dia vamos acumulando mais estresse até se transformar em um círculo vicioso do qual não poderemos escapar.

Que tal se começarmos mudando pequenas coisas? E se tentarmos introduzir em nossas vidas os seguintes conselhos?

Reduzir o estresse ao chegar em casa: conselhos simples

1. Tirar os sapatos

reduzir o estresse

Há quem diga que não é saudável. Mas, poucas coisas são tão confortáveis como chegar em casa e tirar os sapatos para sentir tranquilidade r para entrar em contato com a serenidade do nosso lar.

Andar descalço ativa muitas de nossas funções vitais: estimula nossa circulação, nos oferece forças nas veias, fortalece o sistema nervoso, reduz o estresse, e ainda mais se o fizermos em uma superfície como a grama ou a areia da praia. É uma experiência relaxante que podemos praticar ao chegar em casa.

Leia também: Cuidados da pele depois de um dia de praia

2. Conscientização

apagar-el-ordenador

Ao chegar em casa, você precisa entender que a sua responsabilidade do trabalho terminou. À medida que for possível, você deve separar os dois ambientes: o pessoal e o profissional.

Quando estiver em sua casa, entenda que é o seu tempo e a sua vida; é aí onde estão os seus entes queridos e onde estão as coisas mais importantes. Você deve desfrutar delas e de você. Estabeleça uma separação.

3. Fazer um pequeno passeio para reduzir o estresse

andar

Meia hora é suficiente, não precisamos de mais. Basta ir ao parque, por exemplo, como andar pelas redondezas para liberar as tensões, para exercitar seu corpo e oferecer uma pequena dose de endorfinas com as quais eliminam toxinas, ativar nosso corpo e descansar nossa mente.

Não custa nada e é uma excelente maneira de liberar o estresse, e se o fizermos acompanhados de nosso companheiro ou de uma amiga, é muito melhor.

Conheça: 7 benefícios de caminhar todos os dias

4. Um pequeno cochilo para reduzir o estresse

Lo-que-los-gatos-nos-pueden-enseñar-en-cuanto-a-dormir

Não precisa dormir 1 hora, de maneira nenhuma. Um cochilo de 15 ou 20 minutos é suficiente para recuperar as energias, para levantar mais descarregada e aliviada das tensões.

Não é nem necessário que você caia e um sono profundo; deite no sofá, coloque as pernas para o alto e feche os olhos durante alguns minutos enquanto respira um pouco mais devagar. Isso será suficiente para deixar o estresse de lado e entrar em um estado de relaxamento.

5. Um banho relaxante para reduzir o estresse

baño-portada-Dennis-Wong

Poucas coisas são mais relaxantes do que isso. Dedique ao menos meia hora e fique de molho em uma banheira bem quente – ou sob uma ducha- deixe que seu corpo se envolva com essa agradável sensação de alívio.

Assim relaxaremos o sistema nervoso, aliviaremos as dores e inflamações, eliminaremos toxinas, etc.

6. Não faça duas coisas ao mesmo tempo

estres

Chegar em casa e começar a cozinhar enquanto atendemos às crianças, passar roupa, olhar a agenda pensando no que faremos amanhã, etc. Quantas coisas podemos fazer ao mesmo tempo quando chegamos em casa?

Tente ficar consciente destas coisas para assegurar o equilíbrio e para manter a tranquilidade, evitando novas situações de estresse.

7. Descanso mental

Seerose

Relaxe dez minutos pensando em suas próprias coisas. Invita o tempo em você mesma, pensando em seu presente e no que deseja para o seu futuro. Valorize tudo o que você tem e todas as coisas boas que dispõe.

Às vezes, o estresse faz com que percamos o horizonte até esquecermos de tudo o que mais importa para nós, chegando ao ponto de não saber quais são as nossas prioridades.

Sua saúde é o mais importante. Relaxe, sorria, visualize coisas agradáveis. É realmente fácil.