7 dicas para proteger o contorno dos olhos contra rugas

Uma vez que a pele ao redor dos olhos é mais delicada, ela precisa de cuidados diferentes do restante do rosto. Felizmente, a proteção solar e o uso regular de um creme antirrugas adequado contribuem para a sua saúde.
7 dicas para proteger o contorno dos olhos contra rugas

Última atualização: 05 Março, 2021

A proteção do contorno dos olhos é necessária a partir de uma certa idade, para evitar o aparecimento de rugas prematuras. Existem diversos produtos especialmente concebidos para isso, então essa não é nenhuma raridade.

Uma vez que essa área da pele é muito mais delicada do que o restante, ela precisa de maiores cuidados. De fato, estima-se que ela seja até dez vezes mais fina do que em qualquer outra parte do corpo e, além disso, tenha menos colágeno e elastina. Esta também é uma área que permite que os efeitos do cansaço e do estresse acumulado sejam percebidos rapidamente.

A seguir, vamos compartilhar 7 dicas práticas que você deve ter em mente na sua rotina de beleza para proteger o contorno dos olhos e prevenir o seu envelhecimento precoce.

1. Use protetor solar

Cuidados com o sol para proteger o contorno dos olhos

A aplicação diária de protetor solar no contorno dos olhos é uma das chaves para minimizar os danos causados ​​pelos raios UV do sol. Devido às suas propriedades, sua absorção cria uma barreira contra rugas e perda de firmeza.

Sugestões:

  • Procure utilizá-lo todos os dias, mesmo se o dia estiver nublado e também durante o inverno.
  • Em vez de protetores convencionais, você também pode usar cremes faciais com filtro.

2. Aumentar o consumo de água

A hidratação adequada da pele começa de dentro para fora. Portanto, se o objetivo é proteger o contorno dos olhos, é preciso observar se o consumo de água é o adequado. Este líquido vital estimula a oxigenação celular e ajuda a manter a elasticidade.

Sugestões

  • Beba bastante água ao longo do dia, de acordo com a sua sede. Você pode preparar deliciosas bebidas de frutas se não gostar do sabor da água pura.
  • Evite o consumo de bebidas industrializadas e alcoólicas.
  • Modere o seu consumo de café (ou, se possível, minimize-o).

3. Use óculos de sol

O uso de óculos de sol não deve ser somente uma tendência da moda. Apesar de serem um acessório que traz muito estilo, a necessidade de adquiri-los reside em questões de saúde e beleza, porque, este elemento ajuda a proteger o contorno dos olhos e a saúde visual.

Embora quase ninguém perceba os efeitos do sol imediatamente, seus raios ultravioleta afinam a derme e produzem pequenas rugas. Além disso, eles produzem um esforço extra da vista que, posteriormente, se traduz em doenças.

Sugestões:

  • Compre óculos de sol de boa qualidade, em uma ótica.
  • Use-os quando for se expor diretamente aos raios UV (um passeio ao ar livre, praia, caminhadas, etc.).
  • Nunca olhe diretamente para o sol, nem mesmo com os óculos, pois isso prejudica a sua saúde visual.

4. Remova a maquiagem cuidadosamente

Por nenhuma razão você deve ir para a cama sem retirar a maquiagem. No entanto, ao tratar esta área do rosto, você terá que ser muito delicada. Ao esfregar essa região com muita força, existe o risco de irritação e enfraquecimento do tecido.

Sugestões:

  • Use um produto natural, como azeite de oliva ou de amêndoas, para facilitar a remoção de cosméticos.
  • Use um pano macio para remover os restos de maquiagem. Você também pode utilizar lencinhos umedecidos.

5. Durma bem

O sono e o cuidado da beleza

Um dos “segredos” para proteger o contorno dos olhos e prevenir rugas e sinais de envelhecimento é dormir bem. Portanto, este hábito muito básico e necessário afeta a saúde da pele de várias maneiras. Além disso, é fundamental para manter os olhos relaxados e livres de bolsas e olheiras.

Sugestões:

  • Tente dormir por um período de 8 horas por dia sem interrupções.
  • Certifique-se de dormir em um quarto confortável e adequado para evitar os problemas de sono.
  • Se você está tendo problemas para dormir, faça uma infusão calmante e pratique técnicas de relaxamento.

6. Aplique creme para proteger o contorno dos olhos

O creme facial contém muitos óleos e compostos que podem sobrecarregar a delicada área do contorno dos olhos. Portanto, o ideal é adquirir um creme exclusivo para proteger o contorno dos olhos.

Sugestões:

  • Escolha um creme para proteger o contorno dos olhos com retinol, elastina e compostos antioxidantes. Além disso, opte por aqueles que também são reafirmantes.
  • Ao aplicar, dê pequenas batidas com a ponta dos dedos, de dentro para fora.

7. Proteger o contorno dos olhos com óleo de sementes de uva

Diz-se que o óleo de semente de uva pode ser um bom aliado para proteger o contorno dos olhos, pois contém ácidos graxos e compostos antioxidantes que contribuem para a saúde da pele.

Sugestões:

  • Pegue algumas gotas de óleo de semente de uva e aplique-o nas áreas desejadas com uma massagem suave.
  • Deixe que se absorva sem enxaguar e use-o todas as noites antes de dormir.

Para um tratamento especializado, consulte um dermatologista

Com todas as recomendações que demos, você poderá cuidar melhor da área do contorno dos olhos e prevenir o aparecimento de rugas prematuras. Porém, se você deseja um tratamento mais especializado, recomendamos que consulte um dermatologista, pois o profissional poderá te dizer o que é mais adequado para você a partir do seu ponto de vista profissional.

Quanto mais cedo você começar a se cuidar, menos provável será que a sua pele tenha rugas prematuras. Tenha isso em mente!

Pode interessar a você...
Reduza as rugas finas do contorno dos olhos com esses 6 óleos essenciais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Reduza as rugas finas do contorno dos olhos com esses 6 óleos essenciais

Além de ajudar a evitar a aparição das rugas finas no contorno dos olhos, estes óleos essenciais previnem as olheiras e bolsas. Saiba mais aqui!