7 dicas para perder barriga sem sofrer

Incluir produtos com fibras em sua dieta aumenta a sensação de saciedade e reduz o risco de petiscar entre as refeições.
7 dicas para perder barriga sem sofrer

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

As dicas para perder barriga podem ajudar quem busca uma forma física mais saudável e esbelta. Sua aplicação é uma maneira de melhorar a dieta e o estilo de vida, de modo que o corpo fique mais tonificado e livre dos antiestéticos “pneuzinhos”.

Algumas pessoas desistem dessa ideia porque sofrem ao seguir determinadas dietas. No entanto, existem métodos seguros e eficazes que permitem alcançar seu objetivo sem passar fome ou expor sua saúde a deficiências nutricionais. Você tem interesse em conhecê-los?

Antes de tudo, é importante mencionar que todos os resultados dependem de seus esforços. Nenhum plano alimentar, por melhor que seja, terá efeitos de um dia para o outro. Então, para “chapar” a barriga e perder medidas, você terá que ser constante. Força!

1. Aumente o consumo de diuréticos

Consuma alimentos diuréticos para perder barriga

Uma das dicas para perder barriga de forma eficaz é incluir alimentos e soluções diuréticas na sua dieta regular. Embora seja normal ignorar esse aspecto, às vezes a retenção de líquidos é o que causa a aparência inchada.

Além disso, as propriedades desses ingredientes reforçam as funções do sistema linfático, o que é crucial para eliminar toxinas e otimizar o metabolismo. Quais são os mais recomendados?

  • Melancia.
  • Batida de aipo.
  • Infusão de salsa.
  • Suco de abacaxi.
  • Infusão de alcachofra.
  • Caldo de aipo e cebola.
  • Salada de alface e cebola.

2. Consuma alimentos integrais

Os planos alimentares que sugerem a supressão de fontes de carboidratos podem não ser aconselháveis para qualquer pessoa. Os carboidratos são uma fonte de energia prioritária para o corpo. Sua eliminação pode levar ao aparecimento de certos efeitos colaterais no nível intestinal em alguns tipos de pessoas.

Nem todos os alimentos ricos em carboidratos, entretanto, têm a mesma qualidade. Produtos refinados representam um risco para a saúde, pois aumentam a resistência à insulina e a probabilidade de desenvolver diabetes.

Contudo, os grãos integrais contêm uma quantidade maior de fibras que atenua esse processo. Além disso, a fibra presente em sua composição pode induzir uma certa saciedade, de acordo com artigo publicado na revista Nutrition Reviews.

Algumas opções são:

  • Pão integral.
  • Flocos de milho.
  • Aveia integral.
  • Farinha de centeio.
  • Gérmen de trigo.

3. Consuma azeite de oliva

Para perder barriga sem sofrimento, é essencial respeitar as orientações de uma dieta equilibrada. Portanto, além de comer proteínas e carboidratos, você terá que adicionar alguns alimentos que contenham gordura de forma moderada.

No entanto, não se trata de comer frituras ou carnes com gorduras saturadas. Em vez disso, você pode optar por fontes saudáveis de lipídios, como o azeite. Esse protagonista da dieta mediterrânea contém vitamina E e ácidos graxos que, entre outras coisas, cuidam da saúde cardiovascular.

4. Aumente o consumo de vegetais frescos

Os vegetais frescos são os melhores aliados para reduzir as medidas do abdômen. Graças à sua composição nutricional, eles auxiliam o bom funcionamento do metabolismo com um baixo valor energético. Sua ingestão regular é fundamental para reduzir o risco de doenças, segundo estudo realizado em 2017.

Por outro lado, contêm fibras alimentares e enzimas digestivas que estimulam o funcionamento intestinal para evitar problemas como a prisão de ventre. Ao mesmo tempo, são alimentos muito satisfatórios que podem ajudar a controlar as “beliscadas” fora de hora que fazem as dietas fracassarem.

5. Prepare seus lanches com oleaginosas

Para perder barriga consumo frutos secos quando tiver fome

Comer lanches pouco saudáveis e repletos de calorias não beneficia em nada na hora de perder barriga. Pelo contrário, eles arruínam qualquer esforço de outras refeições ou dos exercícios físicos. Portanto, para acalmar as ‘ânsias’ entre as horas das refeições, nada melhor que as oleaginosas.

Um pequeno punhado dessa variedade de alimentos inibe os desejos de comer em excesso. Além disso, graças às suas contribuições de ômega 3, proteínas e antioxidantes, facilitam a queima de gordura e o controle da saúde cardíaca.

Porém, não exagere no seu consumo, são alimentos altamente calóricos. Um punhado por dia é mais do que suficiente para tirar proveito de suas propriedades nutricionais.

6. Realize exercício físico

O exercício físico não tem que causar sofrimento quando se trata de combater o acúmulo de gordura. Existem muitas atividades alternativas que podem ajudar a manter esse hábito sem a necessidade de seguir rotinas complexas e intensas.

O essencial é ter em mente que sua prática constante é a melhor maneira de suplementar a dieta para perder barriga e perder peso. Da mesma forma, permite manter os músculos em boas condições e moldar a forma física. Você não quer ir à academia? Então experimente outros exercícios:

  • Bicicleta.
  • Natação.
  • Caminhadas.
  • Ioga e pilates.
  • Exercícios em casa.
  • Rotinas abdominais.
  • Zumba ou aulas de dança.

7. Limite o consumo de açúcar e sódio

Limite o consumo de doces se quiser perder barriga

Os alimentos que contêm muitos açúcares e sódio afetam o descontrole que influencia o índice de massa corporal e a saúde. Embora muitos pareçam “inofensivos”, incluí-los na alimentação aumenta os níveis de açúcar e a tendência ao excesso de peso.

Como resultado, há uma maior concentração de gordura na barriga e, por sua vez, levam a problemas como a retenção de líquidos. Portanto, devemos moderar o consumo de açúcar e sal e alimentos que os escondem. Por exemplo:

  • Sucos e refrigerantes.
  • Embutidos.
  • Snacks industrializados.
  • Sorvete e milk-shakes.
  • Doces e produtos de panificação.
  • Alimentos pré-cozidos e enlatados.

Alimentação variada e exercício para perder a barriga

Concluindo, para perder barriga, você não deve seguir um plano hipocalórico que vai causar sofrimento. Mesmo que os resultados demorem um pouco mais para aparecer, você conseguirá alcançar seu objetivo com uma dieta saudável e exercício físico.

Em todo caso, evite consumir produtos processados ​​regularmente. É uma opção muito melhor priorizar a ingestão de alimentos frescos.

Pode interessar a você...
Diminua a barriga tomando este suco de abacaxi, pepino, aipo, gengibre e limão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Diminua a barriga tomando este suco de abacaxi, pepino, aipo, gengibre e limão

A barriga costuma ser uma área "problema" do corpo para milhões de pessoas em todo o mundo. Conheça um suco capaz de diminuir a barriga.



  • Rebello CJ., O’Neil CE., Greenway FL., Dietary fiber and satiety: the effects of oats on satiety. Nutr Rev, 2016. 74: 131-47.
  • Aune D., Giavannucci E., Boffetta P., Fadness LT., Keum N., Norat T., Greenwood DC., et al., Fruit and vegetable intake and the risk of cardiovascular disease, total cáncer and all cause mortality – a systematic review and dose response meta analysis of prospective studies. Int J Epidemiol, 2017. 46 (3): 1029-1056.