7 dicas para limpar bonés e chapéus adequadamente

Aprenda a limpar seus bonés e chapéus com esses 7 truques infalíveis. Descubra o que fazer e o que não fazer durante a lavagem.
7 dicas para limpar bonés e chapéus adequadamente

Última atualização: 24 Novembro, 2021

Se você tem um boné ou chapéu favorito, mais cedo ou mais tarde chegará a hora de lavá-los. O uso prolongado, especialmente durante os dias mais quentes, inevitavelmente leva à acumulação de sujeira, odor e suor. Se você não sabe limpar bonés e chapéus, aqui mostraremos 7 truques para fazê-lo da maneira certa.

Se esses itens estão entre os seus pertences mais amados, a última coisa que você deseja é que percam a cor, a textura ou a forma. Caso você nunca tenha lavado antes, é natural que tenha dúvidas sobre como limpar bonés e chapéus. Vamos ver o que você deve fazer e o que não fazer para que essas peças pareçam novas.

Os melhores truques para limpar bonés e chapéus

A menos que o fabricante recomende, você nunca deve limpar bonés e chapéus em uma máquina de lavar. Mesmo quando você faz isso nos ciclos mais amigáveis, é inevitável que sua forma seja comprometida no final. Da mesma forma, o uso de detergentes muito potentes pode mudar sua cor permanentemente.

1. Use água fria

Usar água fria é a primeira dica a ter em mente ao limpar bonés e chapéus. Ao contrário da água quente, isso não alterará sua elasticidade, cor, forma ou os materiais de fabricação. Este é um truque empírico que todo amante da limpeza conhece; mas também é apoiado por estudos científicos.

A água não precisa estar perto de congelar, mas precisa estar alguns graus por baixo da temperatura ambiente. Recolha água suficiente e deixe-a repousar por algum tempo se sua temperatura impede que você a manuseie facilmente. Por favor, não mergulhe o boné ou chapéu lá por muito tempo; você só precisa deixar de molho por alguns segundos.

Máquina de lavar para lavar bonés e chapéus.
Você nunca deve usar uma máquina de lavar para seus bonés e chapéus. Em geral, elas estragam essas roupas.

2. Use detergentes neutros

Um detergente neutro é um produto desenvolvido para cuidar da roupa, da pele ou de qualquer tipo de material delicado. Seu pH não é ácido, portanto não compromete a textura, formato ou cor do material.

Muitas vezes, seu uso está associado apenas as roupas delicadas, embora na realidade você deva sempre usá-lo. Se o seu chapéu ou boné tiver manchas específicas que você deseja remover, esfregue um pouco diretamente sobre ele com a mão e deixe-o de molho por 10 minutos. Evite esfregar com muita força, pois mesmo que o detergente seja amigável, o atrito pode comprometer o material.

3. Esfregue com uma escova de dentes

Se a mancha não foi removida com o detergente, você pode usar uma escova de dentes para criar mais fricção. O uso dela é melhor do que uma escova convencional para roupas, pois seu tamanho e sua maleabilidade são ótimos.

Certifique-se de não exceder em força ou tempo para evitar descolorir a superfície da roupa. A melhor coisa que você pode fazer é esfregar por dois ou três segundos e, em seguida, verificar o estado da mancha. Se você continuar, faça isso por mais 2 ou 3 segundos e repita.

4. Aplique um pouco de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente com mil utilidades. Seu uso como branqueador de manchas é garantido por pesquisadores, sem falar que é um grande aliado na hora de eliminar os maus odores. A fragrância que permanece após o uso é neutra. Portanto, é perfeito para limpar bonés e chapéus.

O bicarbonato de sódio geralmente não mancha após a aplicação, mas você pode fazer um pequeno teste se o material da roupa for especial. Você pode usá-lo para esfregar áreas internas que tendem a acumular maus odores. Também para aquelas manchas que você não conseguiu remover com os métodos anteriores.

5. Enxágüe com água fria

Depois de usar detergente neutro, esfregar com uma escova de dentes e usar bicarbonato de sódio, você deve ter se livrado de odores e manchas. Nesse caso, o próximo passo é enxaguar com água fria. Ao fazê-lo, pode esfregar o seu interior e exterior com as mãos, cuidando sempre dos eventuais enfeites ou elementos extras.

Como você fez no início, evite que esse processo demore muito. Quanto mais ele passa pela água, é mais provável que perca sua forma ou altere seu desenho. Em todos os momentos, você deve ter cuidado.

Você pode estar interessado:  Como eliminar o cheiro de mofo das toalhas?

6. Procure preenchimento para manter sua forma

A próxima etapa é preparar a roupa para secar. Assim como o uso da máquina de lavar não é recomendado, o uso da secadora de roupas para se livrar do excesso de água também não é recomendado. Como você já está intuindo, não adianta apertar ou fazer movimentos bruscos para acelerar a secagem.

O que se recomenda é procurar algum tipo de recheio para preservar sua forma. Dessa forma, o peso, a gravidade ou a fragilidade dos materiais não comprometerão a forma. Você pode usar toalhas limpas ou qualquer outro objeto que caiba dentro.

Bicarbonato de sódio para limpar bonés e chapéus.
O bicarbonato de sódio tem vários usos na lavagem de roupas. É por isso que é útil para bonés e chapéus.

7. Deixe secar fora do sol

Por último, mas não menos importante, você deve sempre secá-lo longe do sol. A luz direta pode descolorir a roupa, alterar sua textura e torná-la menos maleável. Por tudo isso, é aconselhável escolher os meses de verão para a lavagem, pois assim você poderá secar à sombra em menos tempo e sem nenhum inconveniente.

Não há mais segredos para limpar bonés e chapéus

Limpar bonés e chapéus não acarreta nenhum tipo de complicação. Antes de prosseguir, é muito importante que você verifique os materiais das roupas. Se estes forem muito antigos, é muito provável que suas asas ou viseira sejam feitas de papelão ou de um material frágil que se danifique em contato com a água.

Para esses casos, o melhor é lavar a seco. Se você não quer estragar seu chapéu ou boné, é melhor deixar o trabalho para uma lavanderia.

Pode interessar a você...
4 truques para secar roupas rapidamente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 truques para secar roupas rapidamente

Se você não tem uma secadora de roupas, mas precisa secar suas roupas o mais rápido possível esses truques podem te ajudar muito!



  • Easter, E. P., Cinnamon, M., & Baker, E. Assessing the impact of wash water temperature, detergent type and laundering platform on basic clothing attributes. In American Association of Textile Colorists & Chemists International Conference, Greenville, SC, USA. Durham, NC: AATCC. 2013.
  • Urakov, A. Creation of” necessary” mixtures of baking soda, hydrogen peroxide and warm water as a strategy for modernization bleaching cleaners of ceramic. Epitoanyag-Journal of Silicate Based & Composite Materials. 2020; 72(1).