7 benefícios da banana verde para a saúde

· 18 de fevereiro de 2017
Graças ao seu alto teor de potássio, as bananas verdes podem ser ideais para nossa saúde cardíaca, mas devemos evitá-las caso tenhamos problemas hepáticos ou renais.

A banana verde é utilizada em muitos lugares da América Latina e pode ser preparada de diferentes maneiras. Fervida, cozida ou frita, serve como complemento para muitos pratos.

A nível nutricional, as bananas verdes são uma excelente fonte de fibras, potássio, vitamina C e betacaroteno, além de outras vitaminas como a B6 e minerais como o ferro.

Além de proporcionar muita energia para o corpo, as bananas verdes trazem benefícios para a saúde, como alguns que mencionaremos a seguir.

1. A banana verde melhora e regula seu ritmo cardíaco 

banana-verde

Graças ao seu alto teor de potássio, comer banana verde ajuda o coração a manter um ritmo cardíaco normal.

Isso se deve ao fato do potássio ajudar o corpo a regular a pressão arterial, e assim proteger o coração dos possíveis danos que as arritmias podem causar.

Em muitos casos o coração se enfraquece e fica mais propenso a problemas como os infartos.

Uma banana verde de tamanho médio pode conter a quantidade aproximada de 400 mg de potássio, um alto teor diário, se levarmos em consideração que a quantidade estipulada para os adultos é de 4700 mg (para as crianças oscila entre 3800 e 4500 mg).

2. Combate a gastrite e outros problemas estomacais 

As bananas verdes são ricas em amido, um grande protetor da mucosa gástrica. Por este motivo, são um alimento apropriado quando sofremos de problemas como:

  • A gastrite
  • A acidez estomacal
  • Úlceras gástricas

No entanto, nestes casos é importante preparar as bananas de forma adequada e evitar comê-las fritas.

A gordura utilizada para prepará-las deste modo terminará por anular todos os efeitos positivos que possam ter.

Comê-las fervidas e temperadas com um pouco de sal e de azeite de oliva é a opção mais recomendada.

sintomas-gastrite

3. Luta contra as doenças intestinais 

Seu teor de amido, um tipo de fibra altamente fermentável, é muito benéfico para as bactérias boas que ajudam a função do cólon, já que proporciona um efeito regulador e probiótico.

Consumir banana verde te ajudará a regenerar a flora intestinal.

É recomendável inclui-las na dieta caso tenhamos acabado de terminar um tratamento baseado em antibióticos, pois estes podem ter enfraquecido a flora intestinal.

Também são de grande ajuda no caso de doenças intestinais como a doença de Crohn ou a colite.

4. Fortalece a imunidade

Assim como o alho, as bananas verdes são magníficas portadoras de vitamina B6. Esta é necessária para que seu sistema imunológico possa funcionar de modo adequado, especialmente nos idosos.

Muitas doenças que aparecem com os anos costumam causar uma inflamação que degrada o triptofano, por isso o corpo precisa de uma quantidade maior de vitamina B6 para ficar bem.

Posto que a vitamina B6 é hidrossolúvel, é recomendado cozinhá-las no vapor para que conservem a maior quantidade possível. 

imunidade

5. Regula a hipertensão

O potássio é muito importante para que seu organismo esteja bem, não só porque beneficia as artérias. Além disso, ajuda no processo de contração dos músculos, algo muito importante tratando-se do coração.

Quando se sofre de hipertensão, o mais recomendado é aumentar a ingestão de potássio, magnésio e cálcio.

A banana verde tem um alto teor de potássio e magnésio, por isso consumi-la é uma grande ideia.

Preste atenção especial caso você tome medicamentos para a hipertensão, já que geralmente eles costumam aumentar a eliminação de potássio.

6. Reduz o colesterol

Uma banana verde de aproximadamente 200 gramas pode trazer até 5 gramas de proteína, por isso é uma excelente opção para reduzir os níveis de colesterol alto.

Isso é bom caso você deseje evitar problemas como a obesidade, doenças associadas a diabetes tipo 2, e alguns tipos de câncer.

7. Previne a obesidade

Obesidade

O amido contido na banana verde proporciona uma sensação de saciedade prolongada logo após a ingestão, além de ser um alimento que não contém nenhum tipo de gordura.

Caso você busque perder peso, então você pode incluir bananas verdes nas suas refeições, mas em quantidades moderadas (lembre-se de que também são ricas em carboidratos).

Você pode comer as bananas fervidas, na forma de purê, ou mesmo feitas no vapor, se assim preferir.

Considerações antes de comer banana verde

Mesmo que comer bananas verdes traga muitos benefícios para a saúde, você deve evitá-las se sofre algum problema de insuficiência hepática ou renal.  

Isso se deve particularmente ao fato de que quando seus rins estão danificados, o excesso de potássio não pode ser eliminado de maneira correta a tempo.

Isso faz com que os níveis deste mineral se elevem e aumente o risco de sofrer hiperpotassemia, que pode gerar:

  • Hiperventilação
  • Náuseas
  • Fraqueza nos batimentos cardíacos
  • Danos severos para o seu coração