7 alimentos para “eliminar” a nicotina do seu organismo

Além de nossa força de vontade para não voltar a acender um cigarro, podemos aproveitar a ajuda que certos alimentos nos oferecem para acabar com o vício do tabaco.

A nicotina é um alcaloide com importantes efeitos adversos. Esta substância viciante não apenas traz graves consequências para a pessoa que fuma. Quem está ao redor do fumante também pode desenvolver diversas doenças associadas.

A nicotina presente no tabaco pode ser tão viciante quanto o álcool, a cocaína e a morfina. É um dado que não podemos desconsiderar.

Não é fácil abandonar esse hábito. Tanto o nosso organismo quanto o nosso cérebro se acostumam terrivelmente com este estimulante e, quando detectamos um déficit, reagimos com os clássicos sintomas de abstinência: ansiedade, irritabilidade, agitação…

Tanto se você é fumante, quanto se ao seu redor existem pessoas que fumam, você deve saber que seu corpo está sofrendo alterações que põem em risco a sua saúde. É preciso tomar medidas contundentes para ganhar qualidade de vida e bem-estar.

A seguir, explicamos quais alimentos podem nos ajudar a desintoxicar nosso corpo da nicotina. No entanto, o primeiro a fazer será, sem dúvida, abandonar por completo o cigarro.

Mais tarde, para curar nossos pulmões e eliminar todas as substâncias tóxicas do organismo, convém melhorar ao máximo nossos hábitos alimentares.

Efeitos da nicotina em nosso corpo

como-eliminar-nicotina-organismo

Quando pensamos nas consequências que o hábito de fumar nos traz, o primeiro que nos vem à mente é o câncer de pulmão.

No entanto, existem doenças silenciosas que muitas vezes passam despercebidas, sem chegar a esse extremo mais negativo e preocupante.

Descubra como parar de fumar com plantas medicinais e frutas: Experimente!

Uma doença oncológica é algo que apenas uma parte dos fumantes (e não fumantes) desenvolverão a longo prazo.

O que passa despercebido para nós, na verdade, são estas consequências que 100% dos fumantes experimentam:

  • Aumento da frequência cardíaca.
  • Quando a nicotina entra em contato com o cérebro, atua sobre neurotransmissores como a dopamina. Sentimo-nos mais relaxados, mas essa sensação é breve. Ao final de uma ou duas horas, necessitaremos de uma nova dose. O vício não tarda a chegar.
  • A nicotina altera nosso metabolismo.
  • Outro efeito desse alcaloide é o causado em nosso sistema digestivo. Retarda o esvaziamento do estômago.
  • Além disso, a nicotina acidifica o organismo e reduz o funcionamento do pâncreas.
  • A mucosa gástrica é afetada e irritada.
  • O consumo constante de nicotina pode estimular a secreção de ácido gástrico.

Alimentos que depuram seu organismo da nicotina

Tanto se você for fumante e decidir finalmente abandonar o hábito, quanto se não for, convém cuidar de sua alimentação e eliminar esses agentes tóxicos do organismo.

Algo que também devemos levar em conta é que nem os cigarros com baixo teor de nicotina nem as cigarrilhas são saudáveis. Podem ser um mecanismo com o qual abandonar pouco a pouco o hábito, mas, a longo prazo, podem ser igualmente perigosos.

Descubra que plantas nos ajudam a parar de fumar

O melhor é ter como apoio a força de vontade, controlar esses disparadores que nos “convidam” a acender um cigarro e, simplesmente, resistir. Uma vida livre do fumo é sinônimo de saúde. É necessário levar isso em conta.

Confira agora quais alimentos podem ajudar você a eliminar a carga de nicotina do seu corpo.

1. Suco natural de laranja, romã e limão

cha-de-laranja-eliminar-nicotina-organismo

A vitamina C no seu estado puro é sinônimo de saúde. Esse composto natural é muito benéfico para todos os ex-fumantes. Ajuda a reparar os tecidos feridos, a melhorar a circulação, a eliminar toxinas e a aumentar o número de glóbulos vermelhos.

A cada manhã, tome um suco de laranja combinado com o suco de meio limão e sementes de meia romã. Passe-os logo no liquidificador e beba em jejum. Acrescente um pouco de mel, se precisar.

2. Brócolis

O brócolis é um desses vegetais pertencentes à família das crucíferas, muito eficaz para eliminar toxinas e metais de nosso corpo.

É muito adequado para prevenir o câncer e nos interessa, antes de tudo, por ser uma das melhores fontes de vitamina C e B5.

3. Gengibre

Não hesite em incluir gengibre fresco em seus pratos. Basta cerca de dois a três gramas de sua raiz ralada para temperar suas saladas.

É uma das plantas mais recomendáveis para deixar de fumar e para eliminar de nosso organismo substâncias tóxicas, como a nicotina.

4. Suco de cenoura

As pessoas que estão parando de fumar devem beber líquido em abundância. É necessário “drenar” do organismo toda essa carga daninha acumulada durante tanto tempo.

O suco de cenoura é rico em vitaminas A, B, C e K, indispensáveis para eliminar a nicotina.

Leia também: “Caminhar modifica seu cérebro quando se sofre de depressão

5. As framboesas

Framboesa-eliminar-nicotina-organismo

O Instituto de Ciências da Saúde (ICSa) da UAEH (Universidade do Estado de Hidalgo, no México), publicou um trabalho interessante em que afirma que as framboesas são muito adequadas para parar de fumar.

Além disso, foi descoberto que a framboesa contém grandes quantidades de ácido elágico. Trata-se de uma substância capaz de eliminar a nicotina e outros compostos nocivos para o corpo.

6. Espinafre

Consuma espinafre cru. Não cozinhe suas folhas, ou elas perderão parte de suas vitaminas e do ácido fólico, imprescindíveis para depurar nosso corpo da nicotina.

7. Pimentão

Assim como o espinafre, convém consumir pimentão cru. Basta cortar uma pequena parte desse vegetal e incluí-lo em nossas saladas.

O pimentão contém um alto nível de vitaminas C, B2 e B6, imprescindíveis para curar um organismo que está se recuperando dos efeitos do tabaco.

Recomendados para você