6 truques para comer 300 calorias a menos por dia
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Não é um segredo para ninguém que o consumo excessivo de calorias é um dos principais gatilhos do sobrepeso, juntamente com os maus hábitos e o sedentarismo. Por esse motivo, aprender os truques para comer 300 calorias a menos durante todo o dia podem ajudar a atingir o peso ideal.
É muito difícil para uma dieta dar bons resultados quando o número de calorias não é levado em consideração. Embora os planos hipocalóricos agressivos produzam efeitos rápidos, a médio e longo prazo levam ao fracasso e causam efeitos contraproducentes no corpo.
Por isso, em vez de seguir esses planos “milagrosos”, o melhor é manter uma alimentação balanceada. Assim, aplicando alguns truques para minimizar o total de calorias, é possível perder peso com segurança e eficácia. Descobrir!
Os melhores truques para comer 300 calorias a menos
Deixar de comer menos 300 calorias durante o dia pode ajudá-lo a perder até meio quilo em uma semana. No entanto, seus efeitos variam dependendo da taxa de metabolismo de cada indivíduo e, claro, dos outros hábitos alimentares que você mantenha.
É inútil pôr em prática os truques recomendados se a alimentação continua sendo rica em gorduras, açúcares e outros alimentos prejudiciais. Então, para conseguir uma mudança notável, aplique-os dentro de uma dieta equilibrada e completa. Está pronto para tentar?
Veja também: Você sabia que praticar ioga ajuda a queimar calorias?
1. Faça um lanche saudável
Algumas pessoas mantêm hábitos alimentares saudáveis e se preocupam com a ingestão de pratos principais reduzidos em calorias. No entanto, quando chega a hora do lanche, elas fazem escolhas que não são totalmente boas porque contêm muitas calorias.
Por exemplo, um croissant pode chegar até 300 calorias por porção, sem contar quem adiciona um café com leite e açúcar, que são até 66 calorias. Por outro lado, um iogurte pobre em gorduras, uma tigela de frutas ou um copo de leite vegetal não somam mais de 150 kcal. Existem lanches mais saudáveis? Sim!
- Aveia.
- Suco de laranja.
- Infusões de ervas.
- Sanduíche de vegetais.
- Tigela de mingau de aveia com frutas.
- Biscoitos integrais com abacate.
- Batidas de frutas e vegetais (sem cremes ou aditivos).
- Um punhado de oleaginosas com iogurte desnatado.
2. Comer sanduíches abertos
Sem dúvida alguma, os sanduíches podem ser uma bomba quando não são preparados com cuidado. Por isso, se você está procurando comer 300 calorias a menos, uma boa opção é fazer sanduíches abertos. Com este método, você economizará até 110 kcal. Além disso, se você evitar os molhos, vai economizar outras 120 calorias. Finalmente, se você usar atum em água, economiza 65 calorias comparado ao óleo.
Lembre-se de usar uma variedade de pães ricos em fibras. Isso aumentará a saciedade pós-prandial, de acordo com um artigo publicado no “European Journal of Clinical Nutrition”. Isso reduzirá o risco de voltar a comer alimentos calóricos após esta ingestão.
3. Escolha saladas leves
Muito cuidado! Às vezes, as saladas são que levam a dieta ao fracasso. Embora nós tendemos a relacionar esta refeição com um prato leve e saudável, nem todas as receitas são boas. De fato, muitas são inimigas potenciais de um peso saudável.
Para comer 300 calorias a menos por dia, seria bom verificar quais ingredientes a salada escolhida contém. Se você tem adicionados queijo, presunto ou molhos cheios de gordura, é melhor descartá-la. Em vez disso, você deve comer as que são abundantes em vegetais frescos e crus.
4. Consumo moderado de óleo
Existem muitos métodos que permitem moderar o consumo de óleo na alimentação regular. Embora existam opções saudáveis, como o azeite de oliva, canola ou o óleo de girassol, em qualquer caso é melhor minimizar sua ingestão ao fazer receitas.
Portanto, para reduzir o total de calorias dos pratos é bom optar por métodos de cozimento ao vapor ou em água. Se for necessário usar óleo, uma boa dica é aplicá-lo com um pincel de silicone ou spray para não cair em excessos.
De qualquer forma, não esqueça que a gordura é um nutriente essencial na dieta alimentar. É necessário consumi-lo, embora em quantidades adequadas. Uma ou duas colheres de sopa de azeite de oliva cru por dia fornecem os ácidos ômega 3 necessários para o corpo. Eles têm várias funções, uma das quais é reduzir o risco cardiovascular, de acordo com um estudo publicado na revista Circulation.
5. Evitar os cremes e natas
Creme e natas de leite são proibidos em qualquer plano de dieta para perder peso. Embora uma colher acrescente apenas umas 52 calorias, usar em saladas ou sopas pode facilmente adicionar até 300 calorias.
Portanto, melhor é excluí-los da dieta e substituir por opções mais leves como iogurte desnatado ou os leites vegetais. Isso sim, também devem ser usados com moderação, pois em quantidades abundantes somam calorias desnecessárias.
Veja também: Os piores alimentos que você pode comer e suas alternativas mais saudáveis
6. Consuma infusões
A sensação de fome pode atacar entre as refeições, mesmo depois de fazer os dois lanches recomendados. Por causa disso, muitas pessoas acabam comendo em excesso e somando mais calorias do que as necessárias.
Então, para não ter esse problema, e de quebra comer 300 calorias a menos, uma boa ideia é fazer infusões com propriedades de ‘queima de gordura’. Estas bebidas quase não fornecem calorias e contêm nutrientes que estimulam o metabolismo e a desintoxicação.
Algumas opções interessantes são:
- Chá verde
- Infusão de abacaxi e gengibre
- Chá vermelho
- Canela e camomila
- Infusão de limão
Introduzir truques para consumir menos calorias na dieta
Você tem coragem de colocar esses truques em prática? Embora você deva melhorar sua dieta em geral, seguir essas dicas simples pode ajudá-lo a perder peso. Não se esqueça de complementá-los bebendo bastante água por dia e fazendo exercícios físicos.
Lembre-se de que é necessário fazer uma alimentação variada e equilibrada para que os truque que propomos façam sentido. Caso contrário, você não notará seus benefícios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Warrilow A., Mellor D., McKune A., Pumpa K., Dietary fat, fibre, satiation, and satiety – a systematic review of acute studies. Eur J Clin Nutr, 2019. 73 (3): 333-344.
- Siscovick DS., Barringer TA., Fretts AM., Wu JHY., et al., Omega 3 polyunsaturated fatty acid (fish oil) supplementation and the prevention of clinical cardiovascular disease: a science advisory from the american heart association. Circulation, 2017.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.