6 razões para perder peso! Saiba mais!

Uma das razões mais importantes para emagrecer é que isso é bom para a saúde. Saiba mais a seguir.
6 razões para perder peso! Saiba mais!

Última atualização: 11 Janeiro, 2019

Mesmo que atualmente perder peso tenha se tornado um ponto essencialmente estético, é fato que este é um dos motivos menos importantes para começar essa empreitada.

Além disso, existem muitas razões das quais muitas vezes não temos consciência ou não damos a devida importância. É por isso que, a seguir, oferecemos seis razões fundamentais para começar a perder peso, caso se encontre acima do ideal (claro).

Razões para perder peso

1. É bom para a saúde

Sem dúvida, uma das razões mais importantes para emagrecer é que isso é bom para a saúde. A saber, a obesidade e o sobrepeso podem ter efeitos muito sérios em nosso organismo, provocando diferentes doenças, como o diabetes ou problemas cardiovasculares.

De fato, em casos graves a obesidade pode levar à morte. É por isso que, pessoas muito acima de seu peso precisam tomar providências para fazerem o melhor por sua saúde, que é adequar seu peso.

Claro que, para conseguir isso é preciso seguir uma dieta alimentar séria associada a uma rotina de exercícios adequados. Para isso, é recomendável buscar um especialista que indique os melhores caminhos para cada caso.

2. Aumenta a autoestima

Perder peso melhora a autoestima

Quando se sofre com sobrepeso ou obesidade, perder peso pode ter efeitos muito positivos no humor. Isso acontece porque o visual é importante em várias ocasiões, e ter um bom visual pode aumentar a autoestima.

Claro que isso não quer dizer que apenas o aspecto visual seja determinante em nossa vida. Porém, exibir um corpo mais esbelto nos fará sentir melhor.

3. Ativa o corpo

Outro dos motivos parar perder peso é que isso pode ajudar a ser mais ativo e praticar atividades que antes eram mais trabalhosas.

Principalmente, isso acontece porque se tem uma condição física melhor, o que facilita fazer mais coisas. Dessa forma, é possível se sentir mais leve e se fadigar menos.

4. Cumprir metas

Perder peso aumenta a confiança

Para muitas pessoas, perder peso é um objetivo ou ainda, uma meta. Portanto, chegar a esse objetivo proporciona um efeito nas pessoas, já que essa sensação é importante em um momento determinado, quando precisamos de incentivo para manter ou perder mais peso.

É mais do que evidente que perder peso implica em esforço e compromisso. É por isso que entrar em uma rotina própria para atingir esse objetivo é ótimo para conhecer a sensação de alcançar as metas.

5. Eliminar o estresse

Perder peso também pode ajudar a diminuir o nível de estresse e a relaxar. Isso acontece principalmente porque quando praticamos exercícios, o corpo produz substâncias que nos fazem sentir bem e relaxados.

Por isso, é muito recomendável praticar exercícios para perder peso para que o organismo sinta os benefícios.

6. Poder usar a roupa que quiser

Quando perdemos peso é claro que, é mais fácil usar qualquer tipo de roupa que quisermos. Sem dúvida, isso é muito importante para muitas pessoas, afinal algumas roupas que gostamos são impossível de usar quando engordamos, por não existirem numerações adequadas.

Mesmo que esse seja um ponto que tenha mais a ver com a estética, ter a possibilidade de escolher qualquer tipo de roupa sem nenhum problema será benéfico para o estado de ânimo, para nos sentirmos estimulados.

Além disso, precisamos nos lembrar de que perder peso será primeiramente importante para a saúde.

Pode interessar a você...
Dieta equilibrada para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Dieta equilibrada para perder peso

Neste artigo compartilharemos algumas dicas para desenvolver uma dieta equilibrada para perder peso de forma saudável e duradoura.



  • Rifkin, J. (2010). La civilización empática. Barcelona: Paidós.
  • Weeks, W.; Pedersen, P., & Brislin, R. (1979). A Manual of Structured Experiences for Cultural Learning. La Grange Park, IL: Intercultural Network.
  • Williams, K. W.; Margatho, L. O.; Lee, Ch. E.; Choi, M.; Lee, S.; Scott. M. M.; Carol F. Elias, C. F., and Elmquist, J. K.  (2011). “Segregation of Acute Leptin and Insulin Effects in Distinct Populations of Arcuate Proopiomelanocortin Neurons”, The Journal of Neuroscience organization, 31 (37): 13147–13156.
  • Salaun H., Thariat J., Vignot M., Merrouche Y., Vignot S., Obesity and cancer. Bull Cancer, 2017. 104 (1): 30-41.
  • Murray M., Dordevic AL., Bonham MP., Systematic review and meta analysis: the impact of multicomponent weight management interventions on self esteem in overweight and obese adolescents. J Pediatr Psychol, 2017. 42 (4): 379-394.
  • Stubbs B., Vancampfort D., Rosenbaum S., Firth J., Cosco T., Veronese N., Salum GA., et al., An examination of the anxiolytic effects of exercise for people with anxiety and stress related disorders: a meta analysis. Psychiatry Res, 2017. 249: 102-108.