6 hábitos que danificam nosso fígado

· 28 de julho de 2014

Como saber se estamos cuidando corretamente de nosso fígado? Às vezes cometemos sem querer e saber, pequenos erros, ou temos hábitos de vida que não são adequados para a saúde do nosso corpo.

O fígado é um dos órgãos mais importantes e delicados. Ele filtra toxinas, produz a bile, transforma os carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas.

Que tal aprender um pouco mais sobre como cuidar melhor deste órgão tão importante?

Quais aspectos podem danificar nosso fígado?

Nunca é demais estar informado sobre estes temas. O fígado é um órgão imprescindível para o nosso organismo, as funções que ele cumpre são essenciais para a nossa saúde.

É por isso que, se seu funcionamento falhar, isso pode causar consequências que são percebidas de imediato. Quem nunca sofreu, por exemplo, de uma pequena inflamação?

Além do mais, no caso de já termos alguma doença hepática, precisamos saber qual o tipo de alimentação que poderá reparar o dano ou mesmo a reduzir o acúmulo de toxinas.

Quase sempre, é este acúmulo de substâncias tóxicas ou de gordura, que quase sempre causam o problema.

Que tal dar uma pequena olhada nesses hábitos que podem danificar o fígado? Vamos lá?

1. Colesterol elevadoColesterol bom e ruim

O colesterol é um tipo de gordura que o fígado sintetiza, e que nosso organismo utiliza para diversos processos. O colesterol é, portanto, um elemento básico para muitos componentes de nosso corpo.

Mas ele deve estar em equilíbrio, pois se o colesterol não é utilizado, deve ser eliminado, e é o fígado que tem a função de receber estes excessos.

Deste modo, se o colesterol começar a se acumular no fígado, acabamos sofrendo com certas doenças hepáticas.

Um dos maiores exemplos é conhecido como fígado gorduroso, uma das doenças mais comuns atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Evite então, carnes vermelhas, alimentos com excesso de gorduras, açúcares, gema do ovo, e alimentos muito condimentados. Substitua-os por verduras, fibras, vegetais, grãos integrais etc.

2. Dormir e acordar tarde

Acordar tarde

Você ficou surpreso(a)? Estamos certos que sim. Desde crianças nossos pais sempre diziam que devíamos dormir cedo, um costume que à medida que vamos crescendo vai se perdendo por gosto, ou talvez por obrigações.

A realidade é que nosso corpo foi projetado para que, em determinadas horas da noite, certos processos de desintoxicação aconteçam.

Nosso sistema linfático, por exemplo, efetua sua desintoxicação primeiro. Entre a meia noite e as duas da madrugada, o fígado realiza a sua parte.

São processos que acontecem corretamente apenas quando estamos profundamente adormecidos. Se rompermos estes ciclos naturais de nosso organismo com frequência, vamos sofrer as consequências.

Portanto, na medida do possível, tente dormir cedo e ter uma noite de descanso reparador.

3. Não urinar pela manhã

Mulher com dor no ventre

Certamente que esta informação também te surpreende. Mas existem pessoas que se levantam com tanta pressa que nem dá tempo de ir no banheiro.

Saem de casa pensando em tomar o café da manhã no trabalho, e só então, buscar um banheiro para urinar com tranquilidade.

É um costume perigoso. Segurar a vontade de urinar não somente pode danificar o fígado, como também nossos rins. Não faça isso nunca!

O que a cor da sua urina revela sobre sua saúde

4. Não tomar o café da manhã

Café da manhã saudável

Quando nos levantamos pela manhã, nossas reservas energéticas de glicose estão muito baixas. É um estado que afeta nosso fígado e que o impede de obter energia para cumprir suas funções essenciais.

São muitas as pessoas que jejuam para perder peso (grande erro), ou porque têm pressa. Estas pessoas estão descuidando de um momento muito importante do dia: o café da manhã.

Não pule essa refeição, não se esqueça desta parte indispensável de sua nutrição. Seu organismo, seu fígado e seu cérebro necessitam deste aporte de energia inicial para começar bem o dia.

5. Má alimentação

Fast food: pizza e hambúrguer

Às vezes é por falta de tempo, por causa do trabalho ou obrigações pessoais. É mais fácil recorrer aos fast-foods ou comidas industriais, pois elas nos satisfazem e porque poupa bastante tempo.

Porém, a longo prazo, nossa saúde vai sentindo os efeitos desta alimentação pouco nutritiva, até que surge o inevitável: a doença.

O fígado é muito sensível à má alimentação. A combinação de sódio, calorias e açúcares vai provocando um aumento na pressão arterial e no colesterol, levando a um problema grave, chamado fígado gorduroso.

As disfunções hepáticas são, na maior parte do tempo, consequência de uma nutrição inadequada e cheia de gorduras, com muitos elementos nocivos que danificam o fígado.

Por isso, nunca é demais lembrar: preste atenção na sua alimentação.

6. As bebidas alcoólicas

Copo de uísque com gelo

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Já sabemos. Não existe elemento mais nocivo para nosso fígado que o álcool, pois o fígado tem muita dificuldade de processá-lo.

O álcool danifica e impede o fígado de cumprir suas funções básicas, rompendo assim seu equilíbrio químico, destruindo suas células hepáticas, e causando fígado gorduroso, hepatite ou cirrose.

Beber uma taça de vinho por dia é recomendado e saudável, mas, pelo bem de nossa saúde, não vale a pena exceder no consumo de álcool.

Aplique então estas simples orientações para melhorar seu estilo de vida. Não custa nada, e sua saúde vai agradecer. Cuide de seu fígado, cuide de sua vida!

Borges Dr. Testes hepáticos e testes de função hepática. In Gastroenterologia e Hepatologia: diagnóstico e tratamento. Mincis M, 2ª. Edição. São Paulo: Lemoseditorial; 1998. p:565-585   Howard C. Kutchai. Digestion and Absorpti on. In: Berne RM, Levy MN, editors. Physiology, ed 5, Mosby, 2004; Chap.33: 594-622.