5 remédios de alcachofra para o fígado gorduroso

Ao combinar as propriedades da alcachofra com as de outros ingredientes, conseguimos otimizar o trabalho hepático e desintoxicar este órgão para evitar complicações em seu funcionamento.

Neste artigo compartilhamos 5 remédios naturais e eficazes à base de alcachofra para o fígado gorduroso. Com esta planta e outros ingredientes medicinais, poderemos prevenir e tratar este transtorno hepático e melhorar nossa saúde geral.

O fígado gorduroso é um transtorno que se caracteriza pelo acúmulo de triglicerídeos, uma inflamação das células e fibrose neste órgão. Pode apresentar alguns sintomas, ainda que a pessoa também possa sofrê-lo sem perceber.

Alcachofra para o fígado gorduroso

A alcachofra (Cynara scolymus) é uma hortaliça muito benéfica para a saúde que pode nos trazer muitos benefícios:

  • Protege a função do fígado e regenera as células hepáticas.
  • Potencializa a bile.
  • Reduz os lipídios.
  • Tem um alto poder antioxidante que previne o envelhecimento.
  • Reduz os níveis altos de colesterol.
  • Previne as doenças cardiovasculares.
  • Melhora a função intestinal.
  • Combate a retenção de líquidos.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue e previne a resistência à insulina.

Remédios com alcachofra

1. Caldo de alcachofra e cúrcuma

Os caldos são pratos muito desintoxicantes que nos trazem muitos nutrientes e poucas calorias. Além disso, podemos consumi-los durante todo o ano. Neste caso, propomos combinar a alcachofra com um toque de cúrcuma. Este condimento é muito benéfico para o fígado e se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 2 alcachofras
  • 1 colher de cúrcuma em pó (4 g)
  • 2 copos de água (400 mL)
  • Sal marinho (a gosto)

Modo de preparo e consumo

  • Cozinhar as alcachofras e a cúrcuma durante 30 minutos.
  • Adicionar sal marinho a gosto.
  • Consumir meia hora antes das refeições, como entrada.

Leia também: 3 deliciosas receitas com alcachofras para perder peso

2. Alcachofras assadas com limão

Os amantes da alcachofra desfrutarão mais de seu sabor e seus benefícios se assarem esta hortaliça no forno ou na brasa. Podemos envolvê-la em papel alumínio e cozinhar durante uns 40 minutos. Deve ser o tempo suficiente para que o coração fique bem macio.

Para dar um toque de sabor e potencializar ainda mais seu poder depurativo para tratar o fígado gorduroso, propomos temperar com suco de limão, pimenta-do-reino, azeite de oliva e sal marinho.

O resultado é delicioso e pode ser um primeiro prato ou uma guarnição.

Alcachofra e limão

3. Salada fria de alcachofra, rabanete e beterraba

Se queremos um remédio que, ao mesmo tempo, seja um prato fresco para os dias de calor, recomendamos consumir a alcachofra na salada. Podemos combiná-la com dois ingredientes medicinais que ajudarão a combater o fígado gorduroso:

  • Rabanete: O rabanete, amargo e picante, melhora a função do fígado e favorece a produção de bile. Também é rico em vitamina C. Além disso, também podemos consumir suas folhas, com grandes benefícios curativos e desintoxicantes.
  • Beterraba: A beterraba nos ajuda a tratar o fígado gorduroso e outras doenças hepáticas, graças ao seu conteúdo de antioxidantes. Além disso, também é benéfica porque evita a oxidação das gorduras.

Não perca este artigo: Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes

4. Infusão de alcachofra e alecrim

Uma maneira simples de tomar um remédio de alcachofra consiste em preparar uma infusão medicinal com as folhas e os caules. Deste modo, reservamos o coração para cozinhá-lo e aproveitamos todas as partes da planta. No entanto, devemos destacar que seu sabor será muito amargo.

Podemos combiná-la com alecrim. Graças ao seu teor de ácido ursólico, esta planta medicinal protege a função hepática, reduz a inflamação, melhora a fluidez do sangue e reduz o colesterol.

Chá de alcachofra

5. Suplemento de alcachofra e cardo mariano

Se o que queremos é uma opção confortável e rápida para tomar um remédio de alcachofra para o fígado gorduroso, podemos adquirir um suplemento específico. As cápsulas ou comprimidos de alcachofra costumam ser vendidos para facilitar a digestão das gorduras e comidas pesadas no geral. No entanto, também podemos encontrar alguns suplementos mais potentes que combinam outras plantas medicinais.

O cardo mariano é outro grande remédio para as doenças hepáticas, graças a sua capacidade regeneradora. Também podemos aproveitar os benefícios da cúrcuma, o boldo ou o dente-de-leão. Além disso, a vitamina B7 (colina) ajuda a gordura a não se acumular nem se depositar no fígado.

Se vamos consumir um suplemento devemos fazê-lo sob supervisão de um médico. É importante saber que alguns remédios naturais interferem com determinados medicamentos ou não devem ser consumidos durante longas temporadas sem fazer descansos. Por isso, converse com um especialista antes de tomar qualquer decisão.

Recomendados para você