Alcachofra para o fígado gorduroso: conheça 5 remédios

Ao combinar as propriedades da alcachofra com as de outros ingredientes, conseguimos otimizar o trabalho hepático e desintoxicar este órgão para evitar complicações em seu funcionamento.
Alcachofra para o fígado gorduroso: conheça 5 remédios

Última atualização: 22 Fevereiro, 2021

O fígado gorduroso não alcoólico é uma doença caracterizada por um acúmulo de triglicerídeos, uma inflamação das células e a presença de diferentes fibroses gordurosas neste órgão. Conheça 5 remédios de alcachofra para o fígado gorduroso.

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a alcachofra é um alimento que contém proteínas, fibras, fósforo, potássio, esteróis e cinarina. Portanto, é uma boa opção para complementar a dieta alimentar.

De acordo com estudos, existem certos extratos de alcachofra (Cynara scolymus) que são potencialmente benéficos para a saúde humana.

Há quem considere que o seu consumo regular, dentro de um estilo de vida saudável, pode contribuir para o tratamento da esteatose hepática não alcoólica.

Remédios de alcachofra para o fígado gorduroso

A seguir, discutiremos alguns dos remédios de alcachofra mais populares, geralmente recomendados no caso de fígado gorduroso não alcoólico.

1. Caldo de alcachofra e cúrcuma

O caldo de alcachofra e cúrcuma tem propriedades diuréticas que podem ser benéficas para o fígado gorduroso. Pode ser preparado da seguinte forma.

Ingredientes

  • 2 alcachofras.
  • Sal marinho (a gosto)
  • 2 copos de água (500 ml).
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (4 g).

Preparação e consumo

  • Cozinhe as alcachofras e a cúrcuma durante 30 minutos.
  • Adicione sal marinho a gosto.
  • Consuma meia hora antes das refeições, como entrada.

Leia também: 3 deliciosas receitas com alcachofras para perder peso

2. Alcachofras assadas com limão

Os amantes da alcachofra desfrutarão mais de seu sabor e seus benefícios se assarem esta hortaliça no forno ou na brasa. Podemos envolvê-la em papel alumínio e cozinhar durante uns 40 minutos. Deve ser o tempo suficiente para que o coração fique bem macio.

Para dar um toque de sabor e potencializar ainda mais seu poder depurativo para tratar o fígado gorduroso, propomos temperar com suco de limão, pimenta-do-reino, azeite de oliva e sal marinho. O resultado é delicioso e pode ser um prato principal ou uma guarnição.

3. Salada fria de alcachofra, rabanete e beterraba

Se quisermos um remédio que, ao mesmo tempo, seja um prato fresco para os dias de calor, recomendamos consumir a alcachofra na salada.

Podemos combiná-la com dois ingredientes medicinais que ajudarão a combater o fígado gorduroso:

  • Rabanete: o rabanete, amargo e picante, melhora a função do fígado e favorece a produção de bile. Também é rico em vitamina C. Além disso, também podemos consumir suas folhas.
  • Beterraba: a beterraba nos ajuda a tratar o fígado gorduroso e outras doenças hepáticas, graças ao seu conteúdo de antioxidantes. Além disso, também é benéfica porque evita a oxidação das gorduras.

Não perca este artigo: Dieta de beterraba, uma das mais incríveis e eficazes

4. Infusão de alecrim

Uma maneira simples de tomar um remédio de alcachofra consiste em preparar uma infusão medicinal com as folhas e os caules. Deste modo, reservamos o coração para cozinhá-lo e aproveitamos todas as partes da planta. No entanto, devemos destacar que seu sabor será muito amargo. Podemos combiná-la com alecrim.

Graças ao seu teor de ácido ursólico, esta planta medicinal protege a função hepática, reduz a inflamação, melhora a fluidez do sangue e reduz o colesterol.

5. Suplemento de alcachofra e cardo mariano

As cápsulas ou comprimidos de alcachofra costumam ser vendidos para facilitar a digestão de gorduras e grandes refeições em geral. No entanto, também podemos encontrar alguns suplementos que combinam outras plantas medicinais.

O cardo mariano é outro grande remédio para as doenças hepáticas, graças à sua capacidade regeneradora. Também podemos aproveitar os benefícios da cúrcuma, o boldo ou o dente-de-leão. Além disso, a vitamina B7 (colina) ajuda a gordura a não se acumular nem se depositar no fígado.

Inclua alcachofra na sua dieta

Se tiver coragem de tomar um suplemento, faça-o sempre sob a supervisão de um médico ou naturopata.

É importante observar que alguns remédios naturais interferem com certos medicamentos ou não devem ser tomados por longos períodos sem fazer pausas.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 razões para consumir alcachofra

Consumir alcachofra proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde. Neste artigo, mostraremos como você pode prepará-la e consumi-la.