6 erros que nos fazem engordar em uma dieta

Às vezes pensamos que seguimos uma dieta saudável, mas cometemos erros que nos fazem engordar. Identificá-los é muito importante, já que sua prática pode conduzir ao fracasso apesar dos esforços
6 erros que nos fazem engordar em uma dieta

Última atualização: 24 Junho, 2021

A dieta alimentar é um dos pilares mais importantes para atingir um peso saudável. No entanto, na busca por resultados notáveis, às vezes cometemos erros que nos fazem engordar em uma dieta. Tem certeza de que você mantém bons hábitos alimentares?

Devido às populares “dietas milagrosas” e aos equívocos sobre alimentação, muitas pessoas ficam frustradas continuamente quando seu objetivo é perder peso. Portanto, se você estiver planejando perder peso, é bom saber quais são as coisas a evitar.

Embora alguns pareçam “inofensivos” e “eficazes” na prática, com o tempo eles cobram seu preço e levam ao fracasso. Além disso, muitos põem em risco a saúde, pois implicam o afastamento de nutrientes e hábitos determinantes para a saúde do organismo.

Não comer saudávelmente é um dos erros que fazem engordar em uma dieta

A melhor forma de manter um peso saudável e equilibrado é com uma alimentação equilibrada. Embora seus resultados não sejam tão rápidos quanto aqueles fornecidos por regimes de baixa caloria, eles são mais permanentes e seguros.

O problema é que nem sempre temos claro como seguir uma boa alimentação e, baseando-se em conselhos e experiências de outros, caímos em erros que nos fazem engordar sem percebermos. Por que não conseguimos emagrecer se estamos na dieta? Descubra a seguir!

1. Uma dieta inadequada, um dos erros que te fazem engordar em uma dieta

Uma dieta inadequada, um dos erros que te fazem engordar em uma dieta

Um dos grandes erros ao fazer uma dieta é escolher um plano que um amigo ou familiar está seguindo. Ainda que essa pessoa talvez esteja tendo resultados, isso não quer dizer que acontecerá também contigo. Todos os organismos são diferentes e têm suas próprias necessidades.

Por isso, se você não estiver vendo os resultados que esperava, essa alimentação não é para você. O mais recomendado é visitar um nutricionista para que este possa criar um plano de acordo com os requerimentos de seu peso, estado de saúde e hábitos regulares.

2. Você está seguindo uma dieta extrema

Muito cuidado! Seguir uma dieta extrema não só é um dos erros que fazem engordar, como também são um fator que colocam em risco a saúde geral. Estes planos para emagrecer são muito restritivos e costumam causar o indesejado efeito “sanfona”.

Isso quer dizer que, ainda que no início pareçam ser efetivas, com o tempo fazem recuperar o peso perdido e até mesmo ganhar mais. Além disso, causam deficiências nutricionais e podem conduzir ao desenvolvimento de transtornos metabólicos.

3. Não varia os alimentos

Vegetais

Em todo plano de alimentação saudável aconselha-se evitar fontes de açúcares, farinhas e processados. No entanto, isso não quer dizer que não pode variar os pratos com alimentos saudáveis. Você sabia que limitar as refeições também é um erro?

Ainda que pareça correto evitar os carboidratos ou todos os alimentos com gordura, na verdade produz um efeito contrário. Uma dieta saudável deve conter de “tudo um pouco” para obter os requerimentos do corpo sem que os pratos sejam “chatos”.

4. Você não come de forma suficiente

Você pode pensar que passar fome é uma forma eficaz de “perder calorias”; no entanto, é outro dos erros que nos fazem engordar em uma dieta. Mesmo que seja primordial evitar os excessos de calorias para conseguir emagrecer, não é correto passar sofrimento para ver resultados.

Esta situação somente nos leva a uma forte sensação de ansiedade que, mais tarde, nos faz comer em excesso. Na verdade, pode produzir fadiga e fraqueza, já que o cérebro se sente sem energia. Então, ao invés disso, o melhor é aprender a escolher alimentos saudáveis para reduzir a fome sem arruinar a dieta.

5. Você não se hidrata de forma suficiente

A hidratação é fundamental em qualquer plano de alimentação, principalmente quando o objetivo é perder peso. Se não consumimos água de forma suficiente, o metabolismo e outros processos importantes ficam lentos e temos mais dificuldades para desintoxicar e queimar gordura.

Assim que, é aconselhado complementar a dieta com um adequado consumo de água e líquidos saudáveis ao longo do dia. Agora veja bem, tampouco trata-se de se exceder com mais de 3 litros por dia. A superidratação pode sobrecarregar os rins e afetar a saúde.

6. Você escolhe saladas que não são saudáveis

Comer só salada é um dos erros que fazem engordar em uma dieta

É normal relacionar a palavra “salada” com um prato saudável, leve e de baixo conteúdo calórico. Contudo, é primordial saber que nem sempre é assim. Ainda que existam várias receitas que ajudam a perder peso, algumas são pouco saudáveis e contêm muitas calorias.

Por isso, no momento de prepará-las, devemos evitar o uso de temperos comerciais, carnes embutidas ou queijos gordurosos. Estes, e outros ingredientes pouco saudáveis, convertem as saladas em inimigas de uma boa dieta.

Você acredita que está fazendo uma boa dieta, mas está ganhando peso? Identifique estes erros! Se você estiver cometendo algum, trate de corrigi-lo o quanto antes, para que não sinta que está fracassando. Finalmente, lembre que, se quiser emagrecer, a melhor forma é complementar tudo isso com exercício físico regular.