Logo image
Logo image

6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

4 minutos
Hábitos tão simples como nos mantermos hidratados e dormir bem nos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por isso, não há desculpas para não fazê-lo. Nossa saúde depende disso.
6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico
José Gerardo Rosciano Paganelli

Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli

Escrito por Okairy Zuñiga
Última atualização: 23 agosto, 2022

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa que o nosso corpo dispõe para nos proteger contra infecções, bactérias, ou qualquer coisa que possa nos fazer mal.

Por isso, fortalecer o sistema imunológico deve ser uma das nossas prioridades se quisermos ser pessoas saudáveis.

Apesar de sua importância, nos ensinaram mais como cuidar dos nossos dentes ou da nossa pele, mas nem sempre os hábitos que podem nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Neste artigo queremos falar justamente sobre disso. Você descobrirá que essas dicas são bem simples e altamente recomendados para ter uma melhor qualidade de vida em geral.

Conselhos para ter um sistema imunológico mais forte

1. Durma bem

Some figure

Dormir é mais do que um prazer, é uma obrigação para que seu corpo se mantenha saudável.

Quando dormimos, as células se regeneram e o corpo se cura. Isso se deve ao fato de que os anticorpos existentes no organismo combatem as dores, as lesões e outras doenças.

Quando não dormimos o suficiente, estamos retirando a oportunidade e o tempo do corpo de conseguir o rejuvenescimento e a reparação.

Agora você já sabe: em sua lista de coisas para fazer para se manter saudável deve estar dormir por 8 horas todas as noites para fortalecer o sistema imunológico.

Leia também: 5 consequências de dormir pouco

2. Coma mais frutas cítricas e vegetais crus, e menos carnes e laticínios

Em geral, as verduras e frutas contêm altos níveis de antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Quando consumimos uma dose saudável de cítricos, podemos ter certeza de que obtemos a vitamina C e os antioxidantes que precisamos.

Ao manter uma dieta rica em vegetais e frutas cruas, nos asseguramos de que o corpo está preparado para evitar as doenças que estão no ambiente.

O sistema imunológico depende de um intestino saudável e, se estivermos consumindo alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos ou laticínios, notaremos uma dramática redução na saúde imunitária.

Com os alimentos de rápida digestão, como as frutas e verduras, as proteínas são eliminadas com maior rapidez.

3. Faça exercícios diariamente

Some figure

O exercício é uma grande ajuda para reduzir as possibilidades de contrair doenças crônicas e epidêmicas.

Se você reclama de que não tem tempo para fazê-lo, você deve saber que exercício físico não precisa tomar muito tempo nem dinheiro.

Pense nisso: o dia tem 24 horas, das quais 8 são para dormir. O resto do tempo fica disponível para fazer o que desejamos e, certamente, você poderá encontrar pelo menos 30 minutos livres.

Basta reservar uma hora por dia para fazer algo que gosta: dançar, fazer ioga, caminhar, andar de bicicleta ou correr.

Qualquer atividade ajudará a fortalecer seu sistema imunológico, além de fazer você se sentir melhor e cheio de energia.

Além disso, o exercício está diretamente relacionado com a diminuição do estresse. Por isso, você não apenas melhora sua saúde, como também se sente mais feliz.

Busque qualquer oportunidade para fazer um pouco de exercício. Sejam por 30 minutos contínuos ou três intervalos de 10 minutos.

4. Mantenha-se hidratado

Lembre-se de que beber pelo menos oito copos de água por dia ajuda a nos mantermos hidratados e a fortalecer o sistema imunológico.

Esta quantidade é incrivelmente pequena levando em consideração que somos compostos de cerca de 80% de água.

Apesar da grande importância que a água tem na nossas vida, muitas pessoas estão cronicamente desidratadas, e isso tem um efeito importante no sistema imunológico.

Sem água suficiente no corpo, não podemos eliminar as toxinas e outras impurezas que se acumulam ao longo do dia de forma eficaz.

Se não forem eliminadas, as toxinas são absorvidas em nossa corrente sanguínea e enfraquecem nosso sistema imunológico.

A desidratação causa um mau funcionamento dos órgãos e deixa as portas abertas para as doenças.

Nossa recomendação é que você consuma pelo menos 2 litros de água por dia. Para evitar que a falta de água seja um pretexto, recomendamos que você sempre carrega uma garrafa de água.

5. Mantenha uma higiene correta

Some figure

Esta é dica para fortalecer o sistema imunológico que nos ensinam desde pequenos. As bactérias, os vírus e todos os fatores que podem prejudicar nossa saúde são encontrados em todos os lados.

Por isso, ter uma higiene correta é extremamente necessário para nos mantermos afastados das doenças.

As principais recomendações são:

  • Use pasta de dentes antibacteriana
  • Não leve as mãos à boca
  • Tome banho todos os dias

Lembre-se de que no momento de escolher seus produtos de higiene é preciso se afastar de compostos químicos perigosos ou nocivos.

Escolher elementos naturais sempre será a melhor opção.

Visite este artigo: Como tratar os principais problemas na boca

6. Diga “não” ao cigarro 

Fumar, ou simplesmente inalar fumaça, afeta todos os órgãos do corpo e enfraquece o sistema imunológico.

Cada vez mais cidades proíbem fumar na maioria das áreas públicas pelo teor tóxico e nocivo deste hábito.

O tabaco é um dos culpados pela hipertensão e por vários tipos de câncer, particularmente os relacionados ao sistema respiratório.

Além disso, se você está tentando fortalecer seu sistema imunológico, o tabaco acabará com todos os seus esforços.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Agerberth, B., and Gudmundsson, G. H. (2006). “Host antimicrobial defence peptides in human disease”, Current Topics in Microbiology and Immunology, 306: 67-90.
  • Lozano Soto, F. (2012). “Introducción al sistema inmunológico, sus principales elementos y la respuesta inmunitaria”. En Farreras y Rozman. Medicina Interna. Barcelona: Elsevier, pp. 2453-2488.
  • Pancer, Z., and Cooper, M. D. (2006). “The evolution of adaptive immunity”, Annual Review of Immunology, 24: 497-518.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.