6 coisas que você não deve limpar com vinagre branco

· 23 de março de 2019
As virtudes do vinagre branco como elemento de limpeza foram apontadas em diversas ocasiões. Hoje, no entanto, contaremos a você quais elementos poderiam ser prejudicados se você usar o vinagre neles.

Ao contrário dos produtos químicos industrializados, o vinagre branco representa uma opção natural fenomenal para aplicar em diferentes partes da casa. Junto com o bicarbonato de sódio, o limão e o sal, ele pertence ao grupo seleto de ingredientes cotidianos que possui diversos usos.

No entanto, como tudo, tem suas contraindicações. Há certas coisas que você não deve limpar com vinagre branco se não quiser estragá-las. Você sabe sobre o que estamos falando? Nós contaremos a você na lista a seguir.

6 coisas que você não deve limpar com vinagre branco

O que torna o vinagre branco tão eficaz é o seu baixo nível de pH; isso o torna uma substância muito ácida. O que pode ser bom em alguns casos, mas também arriscado em outros. Estas são algumas coisas que você não deve limpar com vinagre branco:

1. Pisos de madeira

Embora possa funcionar em algumas superfícies, o uso de vinagre branco também pode causar manchas irreparáveis ​​ou descoloração no chão.

Portanto, a melhor precaução que você pode tomar para evitar dores de cabeça desnecessárias é comprar produtos feitos especificamente para esses pisos. É verdade que não é uma alternativa natural, mas aparentemente não há outra opção.

O mesmo não acontece com os móveis de madeira. Neles, o vinagre branco, combinado com azeite de oliva, pode ser útil para remover manchas e sujeira.

Confira também: Elimine as moscas brancas das plantas com vinagre

Não pode lim´par pisos de madeira com vinagre branco

2. Superfícies de pedra

Pedras naturais, como granito ou mármore, geralmente não reagem bem a substâncias ácidas. Portanto, é melhor não aplicar vinagre branco nas bancadas feitas a partir desse material. Também não utilize limão ou bicarbonato de sódio.

Com relação aos pisos de pedra, a recomendação é a mesma; é melhor usar produtos específicos.

3. Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos

Apesar de possuir propriedades de brilho, não é aconselhável usar vinagre branco para limpar televisões ou computadores. Além disso, não o aplique no micro-ondas, na cafeteira ou no ferro, muito menos nas telas sensíveis ao toque, como tabletes e telefones celulares.

Além de remover seu brilho natural e desgastar sua superfície, essa substância pode estragar suas partes internas. Como consequência, você pode terminar com danos técnicos causados ​​pelo derramamento de vinagre nos componentes do aparelho.

4. Manchas de comida

Seja em roupas, no chão, no assento do seu carro ou no sofá, o vinagre branco não será eficaz para remover manchas que são produzidas pelo derramamento de um alimento. Pelo contrário, seus componentes agirão sobre os restos de comida e os tornarão muito mais difíceis de remover.

5. Cloro

Seja qual for a sua intenção, nunca misture vinagre branco com cloro. A fusão desses dois elementos pode ser fatal, pois juntos formam o chamado gás cloro. Esta é uma substância muito tóxica que sai na forma de vapor ao combinar esses elementos.

6. Frigideiras e panelas de ferro

Esses amados elementos de cozinha estão na lista de coisas que você não deve limpar com vinagre branco por duas razões: a primeira é que o ácido do vinagre solta a camada antiaderente. Isso, como você sabe, limitaria muito a funcionalidade da sua frigideira.

Por outro lado, o ferro também não reagiria bem a esses compostos ácidos: o resultado poderia ser uma panela com manchas de ferrugem.

Não deixe de ler: Usos do vinagre branco na limpeza da roupa

Coisas que você pode limpar com vinagre branco

Pode limpar o vaso sanitário com vinagre branco

Além das precauções que recomendamos anteriormente, o vinagre branco oferece certas vantagens quando se trata da limpeza da casa. Algumas das superfícies que você pode limpar com este ingrediente são:

  • Moveis de madeira.
  • Também, todos os componentes do banheiro: vaso sanitário, banheira, torneiras, pia.
  • Além disso, você também pode remover a ferrugem de ferramentas e peças.
  • Desinfetar a geladeira.
  • Finalmente, limpar espelhos.

Em conclusão, o vinagre branco pode ser seu grande aliado na limpeza ou uma faca de dois gumes com resultados irreversíveis. Com algumas informações e prestando atenção aos componentes de cada objeto que você está prestes a limpar, você pode evitar graves erros.