6 coisas que devemos lavar com frequência

· 22 de maio de 2018
Muitos de nós pensamos que alguns elementos da casa não exigem manutenção regular. No entanto, a falta de cuidados e o fato de não os lavarmos com frequência podem estar colocando a nossa saúde em risco.

Muitos acreditam que a realização de tarefas domésticas é suficiente, mas passam por cima de alguns itens do cotidiano e ignoram algumas coisas que devemos lavar com frequência.

Você é um daqueles que pensa que lavar os lençóis costuma ser suficiente, mesmo que você não troque os cobertores? Quando foi a última vez que seu celular passou por um processo de limpeza?

Aqui vamos falar sobre as coisas que você usa todos os dias e que precisa lavar mais vezes. Temos certeza de que ficará surpreso com alguns dos itens que listamos.

Lembre-se de que permanecer saudável depende apenas de você, então mãos à obra!

Coisas que devemos lavar com frequência

1. A escova de dentes

Mulher escovando os dentes

Para manter a saúde bucal é possível que você escove os dentes três vezes ao dia todos os dias. Por causa de todas as bactérias e restos de comida que se acumulam em sua escova de dentes, essa é uma das coisas que devemos lavar com frequência.

Você pode lavar a escova de dentes uma vez por semana seguindo este procedimento:

  • Lave a escova de dentes com água quente e um pouco de creme dental.
  • Use uma escova para lavar garrafas ou uma esponja limpa para limpar toda a superfície, prestando especial atenção às áreas mais escondidas.
  • Lave a escova com água quente ou morna.
  • Deixe secar e use como de costume.

Caso você prefira fazer um processo de limpeza constante, siga os seguintes passos:

  • Depois de escovar os dentes à noite, adicione um pouco de enxaguante bucal em um copo limpo e mergulhe a escova. A parte usada para escovar os dentes deve estar completamente coberta.
  • Agite um pouco a escova e deixe descansar durante a noite.
  • De manhã, retire a escova e enxágue com água fria.
  • Escove os dentes como de costume e repita o processo à noite.

2. O colchão da cama

Outra das coisas que devemos lavar com frequência é o colchão em que passamos entre 6 e 8 horas por noite. Embora você possa se surpreender, há pessoas que nunca lavaram os colchões, porque acham que é suficiente trocar os lençóis.

No entanto, os colchões absorvem sujeira, poeira, suor e resíduos orgânicos das células mortas e do cabelo. Em conjunto, tudo isso faz com que os famosos ácaros apareçam.

Para reduzir a presença desses organismos em sua cama e reduzir as chances de alergia ou dermatiterecomendamos lavar o colchão pelo menos uma vez por mês.

É preciso lembrar que usar sabão e água não é suficiente, porque é uma superfície espessa. Uma boa opção é o seguinte procedimento:

  • Polvilhe bicarbonato de sódio em todo o colchão. Nós não podemos dizer-lhe uma quantidade exata, porque vai depender do tamanho do colchão. No entanto, deve ser suficiente que toda a área seja coberta pelo pó.
  • No bicarbonato de sódio, borrife água suficiente para umedecer sem molhar muito. Isso ajudará o bicarbonato a se ativar e a agir.
  • Deixe descansar por 15 minutos e lave com água, sabão, e uma boa escova ou esponja.
  • Lave com bastante água limpa e deixe secar ao ar livre.

Talvez seja necessário dormir uma noite no sofá, mas com certeza você vai dormir em um ambiente limpo quando voltar para a cama.

3. Os lençóis

Lençóis secando ao sol

Idealmente, devemos trocar os lençóis duas vezes por semana. Se não for possível, pelo menos uma vez por semana.

Isso ajudará seu colchão a permanecer limpo por mais tempo e diminuirá a chance de proliferação de ácaros.

  • Uma vez lavados, é aconselhável dobrá-los e colocá-los em um saco plástico, para mantê-los livres de poeira e outros agentes contaminantes.

4. Os sapatos

Os sapatos fazem parte do seu cartão de visita, pois eles são uma das coisas que você usa todos os dias.

  • Para limpá-los por dentro é recomendável que você use um pano suave seco e um sabonete, ou um produto especializado.

Isto irá eliminar as bactérias e o suor que causam o mau cheiro. Lembre-se de que depois de limpar o interior, você deve aplicar um spray desodorante e deixar secar.

  • Do lado de fora você deve remover poeira, terra, ou qualquer sujeira que possa ter se aderido a eles. Pergunte ao seu sapateiro qual é o produto correto para cada material e use-o regularmente.

5. A escova de cabelo

Mulher penteando o cabelo

Outra coisa que devemos lavar com frequência é a escova de cabelo, pois também é de uso diário. Este procedimento evita que as células mortas se acumulem e ajuda a manter o cabelo saudável.

Ingredientes

  • 4 copos de água (800 ml)
  • 4 colheres de sopa de xampu (60 ml)

Preparação

  • Misture a água com o xampu até que eles fiquem homogêneos.
  • Coloque a mistura em um recipiente onde caibam todas as escovas e pentes.
  • Submerja as escovas e pentes e deixe descansar durante a noite.
  • De manhã, esfregue-os com uma escova velha e enxágue com água da torneira.

6. O telefone celular

As pessoas que mantêm o telefone por perto durante o dia, a noite, e até no banheiro, têm maior probabilidade de contrair uma infecção por vírus ou bactérias.

O que você deve fazer para evitar esse problema é limpar o telefone diariamente com um pano de microfibra, e algumas gotas de limpador de vidro.