Logo image
Logo image

6 benefícios de pular corda, um exercício muito completo

5 minutos
Pular corda nos permite exercitar todo o corpo e aguçar nossos reflexos, assim como nossa capacidade de reação. Também melhora nossa capacidade aeróbica e anaeróbica.
6 benefícios de pular corda, um exercício muito completo
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante

Última atualização: 01 outubro, 2022

Por muito tempo, pular corda foi uma brincadeira ou hobby. No entanto, hoje se tornou uma atividade física e está incluída em várias disciplinas e rotinas de treinamento. Para aprender mais sobre este exercício e as suas consequências positivas, descreveremos os benefícios de pular corda abaixo.

Embora muitos tenham um certo preconceito, essa atividade não é só para crianças. Os treinos mais difíceis incorporam este exercício, como acontece com os boxeadores ou nas rotinas de Crossfit. Propomos que você saiba por que eles fazem isso.

Antes de começar

Pular corda é uma atividade para ambos os sexos que pode ser realizada em qualquer lugar. Tampouco importa a idade e não requer uma resistência física excepcional. Não precisa de um gasto econômico exorbitante: somente uma corda.

Você pode ir aumentado a dificuldade se usar cordas com diferentes pesos. A corda deve se ajustar perfeitamente à altura de cada pessoa, de modo que não fiquemos curvados ou que haja um excesso de corda se arrastando. Também aconselhamos testar com pesos no tornozelos, começando sempre com uma dificuldade moderada ou leve.

Provavelmente, a única contraindicação para pular corda seria no caso de uma pessoa com sobrepeso, pois o impacto nas articulações pode causar lesões significativas. Antes de fazer este exercício, é recomendável consultar um médico nesta situação.

Benefícios de pular corda

A seguir, apresentaremos os benefícios de pular corda para o corpo em geral. Deve-se ter em mente que, além de realizar esta atividade regularmente, é aconselhável combiná-la com outras funções, para fortalecer as outras partes do corpo, e também é importante uma alimentação saudável, principalmente se o objetivo for  perder peso ou definir músculos.

1. Melhora a concentração

Some figure
O exercício pode causar grandes quantidades de transpiração, afetando as tatuagens recém-feitas.

A concentração é uma capacidade intelectual que, assim como um músculo, melhora quanto mais a exercitamos. Além disso, todas as atividades que realizamos são muito mais efetivas e precisas se são feitas com uma boa concentração. Podemos afirmar que a concentração é imprescindível a todos os níveis: trabalho, social, doméstico, lúdico, etc.

Pular corda nos obriga a ter um índice de atenção muito elevado. Este exercício requer uma coordenação entre a corda, os braços e as pernas que só é possível se estivermos bem concentrados. Todos os nossos sentidos trabalham ao máximo até que mecanizamos os movimentos e aprendemos a dominar os saltos.

2. Fortalece a resistência muscular

Com o exercício de pular corda podemos desenvolver diferentes capacidades físicas. Você pode fazer rotinas de resistência muscular em que o ritmo dos saltos seja leve ou moderado, ou escolher um ritmo muito intenso.

Em ambos os casos, você ganhará força e tônus ​​muscular. Em relação a esse benefício, um estudo publicado em 2016 que analisou os efeitos de pular corda em crianças de 10 e 11 anos descobriu que eles melhoraram significativamente a força das extremidades inferiores após oito semanas.

Assim, após algumas semanas de prática, você verá os resultados em quadríceps tonificados e panturrilhas muito mais desenvolvidas e definidas. Além disso, a área abdominal trabalha com intensidade neste exercício muito completo.

3. Melhora a capacidade aeróbica e anaeróbica

Ao iniciar este tipo de treinamento, a capacidade pulmonar e a resistência física aumentam gradativamente. Com o tempo, as melhorias podem ser muito significativas, como afirma um estudo publicado pela Research in Developmental Disabilities.

Se você pular por um curto período de tempo e com alta intensidade, você pode aumentar sua capacidade anaeróbia. Enquanto isso, se você deseja desenvolver a capacidade aeróbia, o exercício terá que ser de recuperação rápida, com resistência e menos esforço físico.

4. Emagrece

Some figure

O treinamento com corda pode ser uma excelente opção se precisamos perder peso. A explicação é que com ela você movimenta todo o corpo e trabalha muitos grupos musculares, o que aumenta o gasto de energia do corpo. Portanto, um dos benefícios de pular corda é a queima de gordura que esse exercício permite.

Desta forma, quanto maior destreza e perfeição na técnica na hora de pular corda, mais efetiva será a queima de calorias. Com a transpiração, além disso, eliminamos toxinas do organismo. Isso nos ajuda a depurar e prevenir muitas doenças.

De acordo com pesquisa publicada no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício, combinar exercícios de resistência com uma dieta saudável – rica em proteínas, por exemplo – pode melhorar significativamente a composição corporal.

5. Reforça a estrutura óssea

Se prestarmos atenção ao exercício, veremos que toda a estrutura óssea de nosso corpo se move com os saltos. Este contínuo movimento de pernas, braços, ombros e coluna vertebral faz nosso esqueleto trabalhar e lhe confere maior força e resistência diante de possíveis fraturas. 

De acordo com uma publicação do National Institutes of Health dos Estados Unidos, fazer exercícios regularmente é uma das principais medidas que podem ser tomadas para prevenir problemas ósseos.

Entre os problemas nos ossos que podemos prevenir está a osteoporose. Também fortalecemos os discos intervertebrais ao desenvolver a musculatura paravertebral. Isso nos protegerá de possíveis hérnias e lombalgias.

6. Aguça os reflexos

O fato da elite esportiva do mundo do boxe incorporar os saltos de corda em todos os seus treinamentos não é algo casual. Nesse sentido, estudo publicado pelo Journal of Sports Science and Medicine afirma que este trabalho permite melhorar a coordenação motora e as habilidades físicas em geral em jovens atletas.

Some figure

Os benefícios de pular corda aparecem com o tempo

Como em qualquer outra atividade física, você não pode esperar que todos os benefícios descritos apareçam imediatamente ou na primeira semana de prática. Lembre-se de que você deve ser constante e, como apontamos anteriormente, acompanhar a prática de exercícios físicos com outros hábitos saudáveis.

Por fim, lembre-se que, à medida que o ritmo aumenta, exige mais velocidade, destreza e precisão, e isso é algo que irá atendê-lo em muitas facetas da vida. Assim, além de ter um melhor desempenho na prática esportiva, você se sentirá muito mais ágil e ativo nas suas atividades diárias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Trecroci, A., Cavaggioni, L., Caccia, R., & Alberti, G. (2015). Jump rope training: Balance and motor coordination in preadolescent soccer players. Journal of Sports Science and Medicine. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4657422/
  • Ozer, D., Duzgun, I., Baltaci, G., Karacan, S., & Colakoglu, F. (2011). The effects of rope or weighted rope jump training on strength, coordination and propioception in adolescent female volleyball players. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.5129.4169
  • Alavi, S. R., Bahrani, S. M. N., Hashemzadeh, F., & Safarpoor, A. (2016). The effect of eight weeks rope-jump on leg muscles strength and resting heart rate of 10-11 years old female students. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences. https://www.researchgate.net/publication/292464480_The_effect_of_eight_weeks_rope-jump_on_leg_muscles_strength_and_resting_heart_rate_of_10-11_years_old_female_students
  • Chen, C. C., & Lin, S. Y. (2011). The impact of rope jumping exercise on physical fitness of visually impaired students. Research in developmental disabilities, 32(1), 25–29. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2010.08.010
  • Arciero, P. J., Gentile, C. L., Martin-Pressman, R., Ormsbee, M. J., Everett, M., Zwicky, L., & Steele, C. A. (2006). Increased Dietary Protein and Combined High Intensity Aerobic and Resistance Exercise Improves Body Fat Distribution and Cardiovascular Risk Factors, International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 16(4), 373-392. Retrieved Nov 10, 2020, from https://journals.humankinetics.com/view/journals/ijsnem/16/4/article-p373.xml
  • Mantenga los huesos sanos toda la vida: Información básica de salud para usted y su familia. National Institutes of Health. https://www.bones.nih.gov/health-info/bone/espanol/salud-hueso/bone-health-for-life-espanol#6

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.